Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Marcelo Rebelo de Sousa é um homem que funciona a solo. Nas mais diversas dimensões (política, académica, social, …) é alguém que não trabalha em equipa. Não tem “comissão política”, decide no seu recanto e vai a todo o lado onde viva um português mas sempre, sempre sozinho. Esta característica associada à sua inteligência e cultura superiores tornam este homem num personagem invulgar. Com todos os defeitos associados: mestre da intriga política, natural capacidade de afirmar algo e o seu contrário e visão carregada de interesse pessoal no que faz e no que afirma.
Muitos criticam a falta de ideologia. De facto, a sua ideologia é a do momento. Ou seja, sem ideologia. Outra crítica é a de ter enfraquecido a direita pois sendo ele, originalmente, do centro-direita, tem secado toda esta área (é quase como um “eucalipto político”) mas também é verdade que a direita está em estado de colapso eminente e por responsabilidade que não se pode, apenas, atribuir a Marcelo.
Aplaudi as suas intervenções em vários momentos chave da vida nacional (incêndios, o início do combate à pandemia, a rejeição da regionalização...) nos últimos cinco anos mas em muitos outros (o recente caso do ucraniano morto pelo SEF, o excessivo alinhamento com o Governo de Costa, ...) não o acompanhei de todo.
Isto dito, em quem vou votar? Em República temos de tomar posição sobre a escolha do Chefe de Estado e nesta perspetiva qualquer das alternativas ao Marcelo é muito, mas mesmo muito, má. Por outras palavras, Marcelo é o melhor candidato que temos. Resta apenas, em alternativa, a posição dos monárquicos: votar em branco ou não votar mesmo.
Vou votar em Marcelo mas tenho um amargo de consciência que hoje se reforçou com esta notícia: a eutanásia. Caso Marcelo não envie a lei para o Tribunal Constitucional e opte pela sua aprovação, então o meu voto será em branco. Serei então monárquico? Não! Ficarei num beco!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
"Constato por aí que há muitos cristãos que se sat...
Todas as empresas da aeronáutica mantêm área de ne...
A primeira diferença existe, mas a segunda não é d...
Deve fornecer, como apoio ao seu negócio de fabric...
Leia o pindérico relatório da IGF em vez de ler o ...