Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Não era de estranhar o silêncio de José Sócrates. José Sócrates foi o número um de António Costa e António Costa o seu indefectível número dois. António Costa está onde está porque José Sócrates o pôs na Presidência da Câmara Municipal de Lisboa, primeiro, e depois porque os apoiantes de Sócrates lhe conseguiram finalmente emprestar alguma coragem para se decidir a escorraçar António José Seguro e tomar-lhe o lugar.

Como qualquer convicto socialista, de Mário Soares a João Galamba, Sócrates imaginava que o poder socialista de António Costa seria exercido em defesa de um dos seus, por maiores as malfeitorias de que esse fosse acusado, por maiores que fossem as tropelias da sua vida, as trapalhadas em que se viu envolvido (ou se envolveu), as impossibilidades práticas ou as originalidades bizarras da narrativa do seu percurso. E Costa virou-lhe as costas. Por puro oportunismo.

Mas Sócrates não perdoa. Sócrates esteve calado apenas porque estava a afiar as facas, todas as que conseguiu reunir na cela eborense durante este tempo de espera, à espera do momento propício. E agora começou a debitar. O mês de Setembro que antecipa as eleições será um tormento para António Costa e Sócrates já está a saborear antecipadamente cada momento difícil que o fará passar, cada obstáculo que lhe colocará, cada manigância que lhe oferecerá, cada casca de banana que o fará escorregar.

Sócrates deve uma vingança a Costa; e vingança não é das coisas que Sócrates não contabilize, ou se esqueça, ou que fique a dever por muito tempo.


18 comentários

Sem imagem de perfil

De luis miguel a 23.08.2015 às 14:01

Eu concordo donsigo, sem brincadeira, o engenheiro não se recomenda, nem eticamente, nem politicamente.
Agora António Costa é de outra colheita, não tem nada a ver. Claro que em qualquer partido democrático há jogos de bastidores, golpadas, tudo isso. 
Nem vale a pena dar exemplos dos da coligação.
Mas António Costa tem que lidar com uma situação dificílima com o caso do engenheiro. Além das relações terem azedado, tem que gerir publicamente o problema de um sujeito que estragou a imagem do PS mas que ao mesmo tempo é um antigo primeiro-ministro preso.
Daí, ele dizer prudentemente que o caso pertence à justiça e que espera que a justiça atue.
Portanto, não se preocupe, António Costa é inteligente o suficiente para não escorregar em cascas de banana lançadas pelo engenheiro.
Imagem de perfil

De Vasco Lobo Xavier a 24.08.2015 às 00:19

António Costa não foi suficientemente inteligente para se livrar de toda a tralha socrática que o apoia entusiasticamente e que o ajudou a derrubar Seguro.
Sem imagem de perfil

De luis miguel a 24.08.2015 às 09:40

Não sei se é questão de inteligência ou simplesmente de haver bloqueios internos muito difíceis de ultrapassar. Só os próximos meses dirão se ele conseguiu gerir bem o problema. 
Eu apostaria que sim, correndo o risco de me enganar. 
António Costa não é daqueles que nunca tem dúvidas e raramente se engana; foi em última análise, o responsável pelo episódio dos cartazes que a direita espremeu com toda a força, por exemplo. 
É um ser humano normal, mas com qualidades que farão dele um ótimo primeiro ministro, com uma equipa governativa distante do socratismo. Disso estou convencido.
Sem imagem de perfil

De José Francisco a 24.08.2015 às 00:08

"Portanto, não se preocupe, António Costa é inteligente o suficiente para não escorregar em cascas de banana lançadas pelo engenheiro";
eh, eh, eh, deitem-me agua fria, chamem os marcianos.   
Sem imagem de perfil

De luis miguel a 24.08.2015 às 09:43

Marcianos penso que não existem, agora, lunáticos, parece que foram todos parar ao governo, sobretudo o da educação
Sem imagem de perfil

De Morra Crato! a 24.08.2015 às 10:08

Absolutamente de acordo!
Como é possivel um Ministro da Educação admitir como professor um infantil que passa as férias agarrado ao computador a fazer propaganda ao Costa?
É a gajos destes que o ensino dos nossos filhos está confiado!
Sem imagem de perfil

De luis miguel a 24.08.2015 às 10:19

que querido, garotos tão espertos já não se encontram tão facilmente, obrigado pelo elevado contributo que acaba de dar.


e os seus hobbys quais são? contar os macacos do nariz?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.08.2015 às 10:30

Nesta altura do ano é mais ir até à praia. Vida saudável.
Até já estou de partida.
No resto trabalhar. Nunca choramingar como um funcionário público, as mordomias que lhe tiraram.
E nunca andar em campanha política para ver se as recupero, sem burguesote sem tacho!
Sem imagem de perfil

De luis miguel a 24.08.2015 às 10:48

Há coisas que não deixo passar, mesmo quando vindas de um sujeito totalmente desqualificado, até porque não me atingem só a mim mas a uma classe inteira.
Com isto se vê o êxito que a direita teve com a sua propaganda de lançar funcionários do privado vs funcionários públicos, entre outras dicotomias.
Fica a saber, só para dar um exemplo, que na minha profissão nos aumentaram a carga horária, nos baixaram o salário, nos aumentaram o número de alunos pot turma misturando sem critério alunos com NEE no meio dos outros e nos afogaram em burocracia totalmente inútil e redundante (esta parte começou com Lurdes Rodrigues). Fizeram cortes cegos no ensino noturno e lançaram uma autêntica perseguição aos colegas contratados, lançando milhares no desemprego como nunca se viu.
O tico e o teco perceberam ou faço um desenho?
Sem imagem de perfil

De T. a 24.08.2015 às 12:31

Sr. Luis Miguel:
Vai-me desculpar. Sou educadora de infância. Sofri cortes no vencimento, etc, tive até de renegociar o empréstimo da casa por isso.
Tenho EE no grupo e este aumentado.
Mas sabemos, no Agrupamento a que pertenço, que com o nosso empenhamento estamos à altura do particular.
Se tivemos bons ministros da Educação não me lembro de nenhum.
Em 2009 fui aumentada 2% pelo Governo de Sócrates. Para me tirarem depois?
Não me envolvo em políticas até porque nao conto com os políticos. Por 2 anos perdi a possibilidade de me reformar aos 55. Tenho de esperar pelos 66. Mas não sou «simples» ao ponto de dizer que a culpa é do actual governo.
Cumrimentos
T.
Sem imagem de perfil

De luis miguel a 24.08.2015 às 13:20

Não tem nada que pedir desculpa, está mais do que no seu direito de discordar comigo.
E concordo consigo, também não me lembro e bons ministros da educação, mas também não me lembro de nenhum tão mau como Lurdes Rodriques e sobretudo o atual.
Tenho é que discordar de si, peço desculpa, quanto à culpa do governo. É que este governo mudou regras a meio do jogo, e cortou três vezes mais no nosso setor do que estava previsto no memorando. Ou seja, fez o mais que pôde para nos desvalorizar e desgastar. De resto o anterior também.
Isto reflete-se em turmas gigantescas, mesmo no ensino profissional, o que leva ao caos e ao aumento de baixas médicas porque as pessoas saem da escola de lágrimas nos olhos, porque não suportam tamanha violência e má educação, o desgaste pessoal e profissional acentua-se rapidamente, os contratados nunca como agora foram tratados como descartáveis...
Isto com o ministro a dizer alegremente que faz mais com menos, com o império de colégios privados a crescer de modo pornográfico na zona centro em zonas onde a oferta pública cobre as necessidades da população, com a caricaturização que a direita fez durante anos das Novas Oportunidades, que se tornaram injustamente parte do anedotário nacional..
E depois, uma coisa, colega. Estar à altura do particular é muito relativo. Há ensino particular muito pior que o público e o que é melhor é aquele que tem a possibilidade de escolher os melhores alunos, vindos de ambientes sócio-culturais e económicos muito bons, com pais cultos e interessados, com um corpo docente estável...não admira que ocupe os primeiros lugares nos rankings. Dessem-lhes os alunos que eu tenho tido e gostava de ver.
Cumprimentos colega, e pense bem, não vote contra si mesma, não me leve a mal a sugestão.
Sem imagem de perfil

De O Vasco Xavier tem razão a 24.08.2015 às 14:30

Este tipo é o troll do PS no CF.
Devem ter-lhe acenado com um lugar na Junta de Arroios. O tipo é competente. Não larga o osso.
Sem imagem de perfil

De luis miguel a 24.08.2015 às 14:44

Lá dizia Descartes que obom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída. 
Sorte a dele em não ter que ler as coisas que eu leio aqui, de pessoas que só vêem oportunismo no ato de defender ideias diferentes das delas.
Sem imagem de perfil

De Cogito ergo sum a 24.08.2015 às 19:42

E portanto tu não existes.
Sem imagem de perfil

De luis miguel a 24.08.2015 às 20:37

Se você soubesse o que essa frase quer dizer...santa ignorância
Sem imagem de perfil

De José Francisco a 24.08.2015 às 21:16

Está visto que o corta-fitas anda a precisar de um bom anti-virus.
Imagem de perfil

De Vasco Lobo Xavier a 25.08.2015 às 00:14

Tem razão, a culpa é minha. As férias fizeram-me esquecer certas coisas.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.08.2015 às 09:00

José Francisco, está a fazer de porteiro? O seu zelo é assinalável, mas o corta fitas pode sempre cortar os comentários que não lhe interessam. 

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anonimo

    Não há como discordar Felizmente temos blogs com o...

  • marina

    de vez em quando você diz umas coisas acertadas e...

  • Antonio Maria Lamas

    Eu vi a entrevista em directo e fiquei muito incom...

  • henrique pereira dos santos

    É do mais simples que há: o acesso é verificado co...

  • César

    Há sempre uma coisa que tenho em mente e que se co...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2006
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D