Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vacinas vamos ter. E bom senso?

por Jose Miguel Roque Martins, em 25.11.20

Num esforço inédito, multiplicam-se as vacinas válidas no combate à pandemia, menos de um ano depois do seu inicio. A última barreira para derrotar o vírus, vai começar a estar disponível a partir do princípio do próximo ano.

O nosso problema é que ter vacinas,  não é ter bom senso. O que nos pode continuar a complicar a vida.

Já começámos mal. Quando ouvi falar da comissão que, tarde e a más horas, foi constituída, lembrei-me logo de uma expressão atribuída a Salazar.  “Se queres alguma coisa feita, nomeia um homem, se não, nomeia uma comissão”. Neste caso a tarefa não é complicada: muitos países já apresentaram os seus planos, pelo que uma grande base de trabalho já está disponivel. Aprender com os outros não parece má ideia. 

Um pouco por todo o mundo, parece que a prioridade é começar por proteger os mais vulneráveis. Aqueles que mais probabilidade têm de poder morrer em consequência de uma infecção. Os mais velhos, em especial quem está em lares e aqueles que apresentam morbilidades letais, são escolhidos como os mais prioritários. A ideia é simples, combater em primeiro lugar os efeitos realmente graves do Covid, as mortes que provoca. E só depois erradicar a infecção na restante população. A falta de vacinas em quantidade suficiente, obriga a um particular cuidado na atribuição das primeiras vacinas disponíveis, de forma a obter o maior impacto positivo , o mais rapidamente possível.

O meu receio é a nossa extraordinária tendência para a originalidade. E que inventemos que, em vez de combatermos os efeitos realmente indesejáveis da pandemia (as mortes), nos concentremos em reduzir a doença, o número de infectados.

Mesmo que consigamos praticamente erradicar a mortalidade, espera-nos outro desafio. Deixar de estar obcecados com o numero de infecções (tendencialmente não letais)  e retomar a normalidade das nossas vidas. Diminuindo os custos de saúde publica da pandemia, não há razão para suportarmos tantos custos económicos e sociais como até agora.

O que a história recente nos ensina é que não vale a pena estarmos demasiado optimistas. Termos a vacina a caminho pode ser o mais fácil. Termos bom senso, pode ser mais complicado.

Como diria Jack o Estripador, temos que ir por partes.


8 comentários

Sem imagem de perfil

De balio a 25.11.2020 às 09:47


a prioridade é começar por proteger os mais vulneráveis


A mim isto não me parece óbvio, dado que as vacinas que temos (1) foram pouco testadas, em particular quanto aos seus efeitos a médio e longo prazo, e (2) são (algumas) de um tipo completamente novo e nunca utilizado em vacinas anteriores, pois que se baseia em injetar ácido nucleico num indivíduo, em vez de injetar vírus desativados.


Receio que estar a dar vacinas destas em massa a indivíduos já de si frágeis seja um disparate.


Eu preferiria uma abordagem do tipo "vacine-se quem quiser".
Imagem de perfil

De Jose Miguel Roque Martins a 25.11.2020 às 10:07

Apesar de ser fortemente a favor da vacinação, também concordo que quem não se queira vacinar, tenha esse direito. 
Quanto á fragilidade dos doentes, os testes realizados permitem determinar os que podem ser vacinados. De acordo com o que li, todos poderão sê-lo. 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.11.2020 às 12:22

"Como é possível o falhanço e o caos que se instalaram este ano na campanha de vacinação contra a gripe?

Há anos e anos que têm lugar em Portugal campanhas de vacinação contra a gripe. Nunca aconteceu nada de semelhante." -  Helena Matos, in Blasfémias blog


Ou muito me engano ou vai haver tumultos e "confusão" da grande quando for a atribuição das vacinas e a "quem" e "com que critérios".  Como de costume...

Eram lendários o sucesso e a capacidade de vacinação em grande escala, com grande organização, por todo o país, inclusive nas pequenas localidades do Portugal profundo, através dos seus Centros de Saúde.  Até isso, este governo foi capaz de destruir. É obra! 

Como diz o título da H.M. "O governo mais incompetente que tivemos em democracia".

Sem imagem de perfil

De Carlos Sousa a 25.11.2020 às 13:20

Está tudo pensado, o tuga quando se trata de prevenção não falha. Utiliza a regra do papel higiénico, compra logo as vacinas para a família toda, pós amigos, e pós vizinhos.
Sem imagem de perfil

De marina a 25.11.2020 às 16:21


pessoas com mais de  70 anos e doentes crónicos. o resto da população só se for muito timorata  e hipocondríaca é que se vacina contra uma constipação.
Sem imagem de perfil

De pitosga a 25.11.2020 às 20:16


Quando é que, de vez, arrumam o rock?  Esta pessoa não presta.
Será só após verem este blog arruinado?
Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Elvimonte a 25.11.2020 às 22:41

Nota prévia: as vacinas foram uma das descobertas mais importantes da Humanidade em termos de saúde pública e, em abstracto, nada me move contra elas.


Como contexto, de um lado temos as manadas de votos, a quem os políticos, à cautela, devem convencer do pior cenário possível - para depois ficarem com os louros ou dizerem que fizeram tudo o que estava ao seu alcance - o jornalismo da desgraça, da faca e do alguidar, porque é isso que vende, as baratas tontas do alarmismo, a estupidez saloia, os especialistas balofos e a ignorância generalizada. Do outro temos as "pandemic bonds" do Banco Mundial (é só pesquisar), a omissão dos efeitos nefastos - com grande probabilidade fatais - da carência de vitamina D, a omissão do papel do zinco na imunidade viral, a supressão, censura e diabolização da hidroxicloroquina, um dos ionóforos mais conhecidos do zinco, os interesses do complexo farmacêutico, que vão desde os antivirais até ao negócio superlativo das vacinas, os interesses dos que pretendem comprar os activos dos arruinados ao preço da uva mijona, os interesses difusos dos que apostam no endividamento dos países e a corrupção endémica e transversal às sociedades actuais. Um cocktail apocalíptico de fim de civilização.


Chegados aqui, seria proveitoso consultar-se o site c19study.com, uma base de dados com artigos científicos sobre hidroxicloroquina, ivermectina, vitamina D, zinco, tratamentos de anti-corpos e o anti-viral remdesivir. Proveitosa seria também a leitura do protocolo de tratamento MATH+ (é só pesquisar), oriundo da East Verginia Medical School.


Portanto, temos evidência científica sobre profilaxia e terapêutica, constituindo aquilo que refiro apenas alguns exemplos. Ao contrário da crença popular, a doença pode ser prevenida e terá cura em mais de 99,7% dos casos. E quem inculcou, difundiu e fomentou essa crença popular?


Chegados aqui, convém ler, porque estão lá todas as respostas, o artigo do Der Spiegel "Reconstruction of a Mass Hysteria - The Swine Flu Panic of 2009"

(https://www.spiegel.de/international/world/reconstruction-of-a-mass-hysteria-the-swine-flu-panic-of-2009-a-682613.html)


Temos também evidência científica e empírica de que, segundo o recente artigo "Infection fatality rate of COVID-19 inferred from seroprevalence data", publicado no Bulletin of the World Health Organization: 


«Across 51 locations, the median COVID-19 infection fatality rate was 0.27% (corrected 0.23%) (...). In people <70 years, infection fatality rates ranged from 0.00% to 0.31% with crude and corrected medians of 0.05%.»


Eu diria que só não temos evidência científica dos interesses que nos estão a empurrar para o negócio superlativo das vacinas. Se bem que haja alguns indícios, como por exemplo este, vindo do RU:


«Revealed: Sir Patrick Vallance has £600,000 shareholding in firm contracted to develop vaccines
Government denies claims of potential conflict of interest, maintaining he is not involved in commercial decisions on coronavirus vaccines.»
(https://www.telegraph.co.uk/news/2020/09/23/revealed-sir-patrick-vallance-has-600000-shareholding-firm-contracted/)



Ora é precisamente do RU que nos chega este sinal de alarme, sob a forma do aviso Supplies - 506291-2020 -TED:


«The MHRA urgently seeks an Artificial Intelligence (AI) software tool to process the expected high volume of Covid-19 vaccine Adverse Drug Reaction (ADRs) (...).
(...)
Events unforeseeable — the Covid-19 crisis is novel and developments in the search of a Covid-19 vaccine have not followed any predictable pattern so far.»


(link: https://ted.europa.eu/udl?uri=TED%3ANOTICE%3A506291-2020%3ATEXT%3AEN%3AHTML)
 
Sem imagem de perfil

De s o s a 27.11.2020 às 01:14

escrevemos o que achamos fazer sentido. E depois existem leitores que ou porque fecham a pestana na leitura, ficam com duvidas quanto a resumir. 


Defende o post que as vacinas, em nº limitado, devem ser canalizadas para impedir mortes. 


Nao digo nem assim, nem o contrario.  Ate porque cada dia somos obrigados a ajustar o entendimento.


Ao menos para já, entretanto, a soluçao é travar o crescimento da pandemia da unica forma possivel : o distanciamento social , mas o que acarreta  problemas imediatos e a prazo na economia e nas pessoas. 


Nao será estranho que os governos no mundo tenham simultaneamente começado a " vender "  a vacina... avoa  , avoa. Fantasma. 

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anonimo

    As cadeias e a polícia podem ser definidas pelo me...

  • Hugo

    A confiança constrói-se. Já se percebeu com quem M...

  • Filipe Bastos

    Perante resposta tão fundamentada, faço minhas as ...

  • Filipe Bastos

    O capitalismo funciona na base da confiança entre ...

  • anónimo

    "...Ventura e António Costa são muito iguais, aos ...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2006
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D