Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma, basta uma

por henrique pereira dos santos, em 04.08.25

O título deste post é a resposta a uma pergunta que me interessa, embora, aparentemente, interesse a muito pouca gente: quantas ignições são precisas para que exista um fogo como o que durou uma semana na Serra Amarela (também conhecido por fogo de Ponte da Barca ou fogo em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês).

Por que razão essa pergunta me interessa, quando a resposta é tão óbvia (mesmo descontando o facto do óbvio ser uma coisa muito subjectiva)?

Porque essa ignição é igualzinha às milhares que ocorrem todos os dias (sim, as ignições que ocorrem todos os dias são aos milhares, as que são registadas no sistema de gestão do fogo são apenas a pequena fracção que encontra condições de progressão do fogo suficientes para que cresçam ao ponto de ser registadas no sistema) sem que dêem origem a qualquer fogacho suficientemente grande para ser detectado e registado no sistema, e igual às dezenas que dão origem aos registos do sistema, mas sem que queimem mais de 100 metros quadrados.

Daí que a ideia de reduzir as ignições até ao ponto de não terem um efeito de dispersão de meios ou, mais amalucado ainda, ao ponto de não darem origem a fogos, seja uma ideia tão irrealista como contratar um exército de unicórneos com superpoderes para resolver os problemas de gestão do fogo.

Sem título.jpg

Várias pessoas, e percebe-se porquê, mandaram-me este boneco acima, a generalidade das pessoas a rir-se da situação, todas a condenar a falta de noção dos organizadores das festas de Marinhais.

Percebo a reacção, mas deixem-me que vos diga que tenho uma certa simpatia por esta capacidade das comunidades reagirem ao poder arbitrário do Estado.

Antes de ser crucificado por escrever isto, leiam o que vou escrever sobre vacinas.

A esmagadora maioria das pessoas reconhecem os benefícios da vacinação, não apenas para os que são vacinados, mas igualmente para os que, por alguma razão, não se vacinam mas ficam protegidos pelo facto da progressão das doenças infecto-contagiosas ser muito dificultada por haver muita gente vacinada (já agora, a vacinação é uma analogia clássica para difundir a ideia de que para evitar fogos catastróficos, a solução é ter muitos pequenos e médios fogos que vacinam a paisagem contra as epidemias de fogos, mas não é esta a analogia que me interessa neste momento).

Apesar dos milhões e milhões gastos no combate às doenças infecto-contagiosas, há dezenas de anos, apenas uma doença, até hoje, foi erradicada, quanto às outras, o mais que conseguimos, é torná-las menos proecupantes e com erupções de focos controláveis, por serem bastante limitados, dado que a vacinação limita a sua capacidade de progressão, quando alguma coisa corre mal (por exemplo, uma variante do agente patogénico que consegue fugir ao controlo pela vacina, a gripe é um bom exemplo disto).

Há, e sempre houve, uma grande discussão sobre se a vacinação, dados os seus benefícios sociais, deve ser um processo coercivo ou voluntário.

Tenho uma notícia a dar sobre Portugal: em Portugal, a vacinação não é coerciva (apenas recentemente, com a COVID, foram adoptados procedimentos nesse sentido, contra toda a boa prática tradicional de Portugal no campo da vacinação) e Portugal é dos países com maior cobertura vacinal do mundo.

O Estado tem um plano de vacinação que não é obrigatório, tem campanhas de vacinação, disponibiliza gratuitamente vacinas e os meios de vacinação para as vacinas que estão no plano nacional, faz pedagogia pela vacinação, mas ninguém é obrigado a vacinar-se.

Portugal é uma confirmação das conclusões mais frequentes nos estudos sobre a vantagem da obrigatoriedade de vacinação, face ao carácter voluntário, que apontam no sentido de que a vacinação voluntária dê melhores resultados que os sistemas de vacinação obrigatória.

Volto então ao boneco das festas de Marinhais, ao contrário do que Portugal faz na vacinação, a opção pelo controlo das ignições, em Portugal, tem sido a da imposição de comportamentos, fiscalizados e reprimidos pelo Estado, daí a minha simpatia pelos organizadores das festas de Marinhais.

Eu acho absurdo que numa situação de risco elevado de progressão do fogo alguém se entretenha a mandar foguetes para o ar, mas o facto do Estado achar que é coercivamente que se conseguem evitar este tipo de comportamentos insensatos (como acontece esporadicamente na vacinação, há sempre alguém que não se quer vacinar, sendo certo que alguns não podem mesmo, por razões médicas), tem efeitos secundários que me parecem graves.

No caso de Portugal, por exemplo, o uso de um método errado para definir o risco de incêndio tem como consequência termos muito mais dias de interdições várias e extensas, que prejudicam a vida de milhares de pessoas e criam ineficiência económica, com base nas tolices marcelistas de que mais vale prevenir que remediar.

E há muitas outras razões para que o facto do Estado usar um poder discricionário para condicionar a liberdade das pessoas, com o argumento de evitar ignições é um bem colectivo de primeira grandeza (não, não é, a liberdade das pessoas é um direito constitucionalmente garantido, a necessidade de evitar ignições não tem cobertura constitucional, que eu saiba), tenha um efeito social global negativo, que me incomoda especialmente porque, para além de teorias e modelos, ninguém, em lado nenhum do mundo, conseguiu, até hoje, demonstrar empiricamente que a diminuição de ignições tem efeitos reais na diminuição da área ardida ou, mais genericamente, um efeito relevante positivo na gestão do fogo.

Voltando ao princípio, um fogo ter vinte mil hectares ou vinte metros quadrados não depende do número de ignições, quer num caso, quer no outro, uma, basta uma ignição para os começar.


51 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.08.2025 às 07:48

A vacinação pode não ser obrigatória, mas para se inscrever os filhos na escola tem que se mostrar o boletim de vacinas deles, e não sei o que acontece se não se tiver as vacinas em dia.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.08.2025 às 07:53

A diminuição do número de ignições não impede que haja grandes incêndios, mas pelo menos dá aos bombeiros mais disponibilidade para apagar os incêndios que surjam, impedindo talvez que eles se tornem grandes.
(É o mesmo argumento que na epidemia de covid: não se pretende evitar que haja mais casos de covid, mas sim garantir que estes surjam em número suficientemente reduzido para que os hospitais não colapsem.)
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 04.08.2025 às 08:15

Exactamente o que diz o post, que também diz que esses argumentos não têm base empírica nenhuma
Sem imagem de perfil

De Nelson Goncalves a 04.08.2025 às 11:20


"dá aos bombeiros mais disponibilidade para apagar os incêndios que surjam, impedindo talvez que eles se tornem grandes" 


Se não estou em erro, o sucesso dos bombeiros em apagar o 1o fogacho anda nos 95%. Ou seja, a imensa maioria dos fogos florestais são apagados logo no início. A não ser que você pense ser possível aos bombeiros terem consecutivamente taxas de sucesso de 100% ao longo de vários anos, vão sempre existir grandes fogos.


Mas supunhamos que sim, e que durante 10 anos todos (TODOS) os incêndios eram apagados logo na 1a hora. O único resultado seria tornar Portugal num barril de pólvora porque o combustível para os fogos foi acumulando sem ser nem consumido nem retirado. Bastaria uma desatenção para o país se tornar um churrasco à beira-mar plantado.
Sem imagem de perfil

De Carlos Sousa a 04.08.2025 às 08:27

Não confunda vacinação com injecção covid. Vá lá perguntar às inúmeras pessoas que ficaram com sequelas se ficaram melhores depois da "vacinação ".
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.08.2025 às 09:19

Gostei de ler. Vivo em Marinhais, fora da vila e numa área florestal, quando às 11H30 começou o barulho desenfreado que acordou uma das minhas netas bebé e nos complicou o serão, desejei cobras e lagartos aos organizadores da festa.
Pelo que sei o fogo, um dos maiores se não o maior em muitos anos causou cinco ignições, apagadas de imediato pelos bombeiros de prevenção presentes.
Com todos os inconvenientes - o barulho dos morteiros é mesmo excessivo - acho muito bem que a liberdade prevaleça sobre a proibição.
E, evidentemente, não deixo de fazer o meu passeio pelos trilhos, apesar da proibição de acesso e permanência em áreas florestais, um absurdo anticonstitucional e contra a lógica porque posso detectar precocemente alguma ignição como, há anos, uma vez aconteceu. 
Mas não deixa de ser engraçado - no mau sentido - o governo proibir-me de me deslocar à volta da minha residência e dentro da minha propriedade.
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 04.08.2025 às 14:08

Segundo julgo saber, a proibição de circular em áreas florestais abrange as áreas que estão devidamente identificadas como tal no Plano Municipal da Defesa da Floresta contra Incêndios.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.08.2025 às 17:31

Ou seja, em todas as áreas florestais que confinam com áreas urbanas ou seja, em três dos quatro lados da mancha florestal que circunda a minha residência. Mais pequenas manchas florestais que ficaram isoladas ou quase, tipo península, entre fazendas vendidas aos sucessores dos que as desbravaram nos finais do séc. XIX e inícios de XX.. 
O que o senhor tanto julga saber, o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, deveria chamar-se Plano Municipal de Defesa de Habitações contra Incêndios Florestais. Pelo menos no meu e municípios adjacentes.
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 04.08.2025 às 20:44

A "Defesa de Habitações contra Incêndios Florestais" como lhe chama, já existe na lei, nomeadamente através da obrigação, imposta a todos os proprietários, de limparem a vegetação em redor das suas habitações até à distância de 50 metros, de modo a criar uma faixa de segurança. Não é necessário qualquer plano municipal para isso.
Imagino que tenha feito a sua parte. 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.08.2025 às 22:01

Mais conversa de mesa de café. Imagine uma estrada com lotes (resultado de divisões familiares ilegais mas toleradas pelos serviços) com áreas que podem ir de 300 a 800 m2. Na frente para a estrada, os proprietários capricham num muro com gradeamento, na divisão com os vizinhos os muros são mais raros, apenas valas ou muretes. Nas traseiras, muros são raríssimos e, quando existem são baixos, apenas para marcar limites. Todas essas traseiras extremam com uma área florestal da antiga propriedade mãe. E são essas áreas que são definidas no Plano Municipal de Defesa da Floresta. Estão normalmente a bem mais de 50 m da habitação mas não da garagem ou da arrecadação que nunca são construídas na frente da casa. É uma paisagem comum a quilómetros de diferentes estradas. A floresta que confina com qualquer dessas áreas é marcada a vermelho num mapa que é remetido à GNR. Todos os anos, tenho que decidir se mando limpar - gastando mais do que vale a madeira ou a cortiça ou se pago as coimas de 260€ ou 140€ €, conforme um critério que me escapa. A menos de um quilómetro tenho áreas não limpas e até um silvado centenário na zona central com uns 3 ou mais metros de altura. Aí ninguém me chateia.
Por isso o tal plano é apenas para defender áreas urbanas e, se calhar, também para facturar coimas.
Já ouviu falar de algum proprietário punido nas encostas que têm ardido? Pois é e parte delas são do Estado e importante parte delas Áreas Protegidas.
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 04.08.2025 às 23:25

Mas claro que o plano é para defender áreas urbanas e não para defender a floresta, pensei que isso estivesse claro. Porque o objectivo não é, nunca foi, evitar incêndios e sim evitar mortos (e danos patrimoniais, já agora).
No meio da floresta que fica a 1 km não é obrigado a limpar nada, porque a lei não impõe isso, logo não existe base legal para multar quem não limpa no meio das matas.
Fui claro, agora? 
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 04.08.2025 às 09:41

E no caso das vacinações, se a "objecção de consciência " (baseada na ciência,  claro) chegar a níveis elevados, não deve o Estado fazer a tal coacção?
Sem imagem de perfil

De Tiro ao Alvo a 04.08.2025 às 09:50

Até há poucos anos, o fogo-de-artifício era lançado ao ar amarrado a canas, que chegavam frequentemente ao solo ainda incandescentes, por vezes muito longe do lugar onde era lançado. Quero com isto dizer que as condições mudaram mas que as medidas anunciadas para combater fogos, permanecem iguais.

Para a Comissão de Festas de Marinhais, às 23H30, o lançamento do fogo-de-artifício representava um risco aceitável, tal como depois da meia-noite, se o lançamento acontecesse na presença de uma pequena equipe de bombeiros, prontos para abafarem qualquer eventual foco de incêndio, o que raramente acontece, tendo em conta a referida alteração, imposta por lei, na forma de fabrico e lançamento de material pirotécnico.

Isto digo eu, que nada entendo de combate a fogos florestais. 

Sem imagem de perfil

De G. Elias a 04.08.2025 às 14:10

Vamos ser objectivo: o risco era igualmente elevado antes e depois da meia-noite.
A única diferença é que a partir da meia-noite entrava em vigor uma proibição, imposta administrativamente. Portanto do ponto de vista legal não houve qualquer ilícito. Mas o risco que justificava essa proibição já lá estava antes, daí que tanta gente tenha ficado revoltada.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.08.2025 às 18:15

O senhor deve brilhar em conversas de café a falar do que desconhece. Marinhais está a meia dúzia de quilómetros da Glória do Ribatejo e ambas têm um despique de mais de 50 anos com o  fogo de artifício.
Recordo uma vez, miúdo e a fazer-me de forte mas algo assustado, após uma peça invulgarmente forte, de que senti a deslocação de ar, ter um velhinho ao meu lado, barrete ao ombro, calças de cotim de coz alto, que abriu a boca desdentada para comentar: isto é só fogo para mulheres.
Era esse o espírito e, neste anos todos, nenhum incêndio teve origem nos fogos das festas. Ignições, imensas mas logo dominadas, quer pelos bombeiros de prevenção presentes (gratificados) quer pelos muitos rapazolas que competiam no apanho das canas dos foguetes e, batendo com um simples arbusto, apagavam qualquer chama iniciada.
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 04.08.2025 às 22:24

Claro até hoje apagaram todas e ainda bem. Aos poucos vai-se consolidando a ideia de que conseguem extinguir os fogos todos. Um dia a coisa corre mal.
O despique entre localidades é normal em muitas regiões do país. É contudo um tipo de postura na qual não me revejo.
Quanto às considerações de ordem pessoal, nem vou responder, ainda para mais a alguém que escreve sob a capa do anonimato.


Sem imagem de perfil

De Anonimo a 04.08.2025 às 10:57

Até onde deve ir o comportamento repressivo do Estado?
Lembro-me (não havia redes...) de como foi recebida a imposição do uso de cinto de segurança. Hoje seria viral a restrição à liberdade individual, até porque o carro é propriedade privada.
Desconheço se impedir fogos e churrascadas tem ou não impacto, mas é usual o Poder impor regras, que se quebradas tem consequência,  naquilo que se chama o bem comum. Por exemplo o trânsito está cheio de regras, multas, etc...
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 04.08.2025 às 15:13

Curiosamente todos os dias são dias de caça à multa.
Qual a razão para os dias de caça não serem iguais para tudo? 
Quintas-feiras e domingos, proibição de caçar multas em dias de eleições.
Fica a sugestão.
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 04.08.2025 às 17:54

Nem todos os dias. Fazem pausa no Verão. A bem da economia de mercado. Como se quer.
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 04.08.2025 às 18:10

Como liberal, discordo do meu Porsche ser obrigado a andar a 120 só porque os outros não chegam lá.  Cada um conduz onde e como quer, em caso de acidente resolve-se entre os intervenientes. 
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 04.08.2025 às 21:00

Caro anónimo liberal,
Última jornada do campeonato, tive a infeliz ideia de ir com o miúdo ao Pavilhão do Conhecimento.
Despachámos a coisa da parte da manhã e ala para casa para dar almoço à criança.
Segunda circular por volta do meio-dia já impraticável (por causa do futebol). Desviei caminho para a zona agora, pomposamente, chamada Alta de Lisboa. Uns radares no meio do deserto fizeram o resto do trabalho. Eu perdi 120 euros, o Moedas perdeu dois votos.
Caça à multa, devidamente, programada.
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 04.08.2025 às 22:36

Caro Cumpridor da Lei


Não me diga que o radar o apanhou abaixo do limite. Devia reclamar. Eu tive sorte, só fui multado porque ia (conscientemente) em excesso de velocidade ou porque estacionei onde era proibido. Pronto, passei um vermelho... nao prejudiquei ninguém e tive o meu direito de não respeitar luz lampiã quebrado, mas lá paguei à mesma.
O resto é a Lei ao serviço da economia. 
Também já andei em autocarros a fazer meia hora de manobras para fazer uma rotunda, tanto era o carro estacionado. Felizmente não havia caça à multa nessas noites, não fosse a malta da bola ficar mal disposta
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 04.08.2025 às 23:30

Relativamente a esta parte "O resto é a Lei ao serviço da economia."
Eu diria antes assim: "
O resto é a Lei ao serviço das finanças públicas". O Estado precisa de guito e o Orçamento de Estado prevê, todos os anos, uns largos milhões em multas. Ou seja, há objectivos a cumprir em matéria de receita não fiscal. As autoridades fazem o que lhes compete para ajudar a atingir esse objectivo.
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 05.08.2025 às 11:11

Se o Estado precisa das multas, por que não carrega no Verão (ou em altura de festa), em que o estacionamento é a la carte e os veraneantes desconhecem significado da sinalização? É o contrário,  a polícia fecha os olhos por indicações superiores. A bem da economia. Do mesmo modo que o Moedas perdeu uns votos, muita
 terrinha perdia turistas se o chaço ficasse com as rodas bloqueadas.
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 04.08.2025 às 23:51

Lá está, com estacionamentos abusivos, a impedirem a circulação de carros de bebé, cadeiras de rodas, acessos a garagens, etc, etc, etc devia haver não pesada e multas a doer, só que não é possível passar multas de estacionamento por radar, talvez com drones, fica a sugestão.
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 04.08.2025 às 23:27

A ver se percebi: acha que as autoridades não devem multar quem circula em excesso de velocidade, é isso?
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 04.08.2025 às 23:48

Numa estrada com duas vias, sem casas, escolas ou barracas por perto, sem perigo de atropelamentos, com visão desimpedida, circular a 72 km/h não me parece excesso de velocidade.
Recordo que estamos a falar de um domingo às 12H15 sem, repito, sem trânsito.
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 05.08.2025 às 00:17

Sim eu conheço a zona.
Admitindo que essa velocidade que refere não é considerada excessiva, então a questão que realmente importa é esta: a partir de que velocidade é que se deve multar?
Claro que podemos deixar ao critério do agente autuante, o que obviamente abre espaço para todo o tipo de abusos, arbitrariedades e dualidades de critérios.
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 05.08.2025 às 06:56

Gonçalo, a ideia de que porque está na lei se acabam os abusos, arbitrariedades e dualidades de critérios é uma ideia por demonstrar, como aliás o caso descrito ilustra, porque ninguém foi chatear os infractores do futebol
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 05.08.2025 às 07:43

Certo, não é por estar na lei que se acabam os abusos e as arbitrariedades. A própria lei é, muitas vezes, ambígua e propícia a interpretações variadas.
O que eu quis dizer é que se não houver qualquer limitação imposta pós lei, a margem para arbitrariedade é total, ao passo que se houver um referencial legal essa margem é menor. Por outras palavras, se não houver referencial nenhum, o agente aplica o critério que entender, mas se houver o dito referencial o agente fica mais condicionado. Pelo menos em teoria.
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 05.08.2025 às 08:05

Sim, em teoria, o problema é que essa teoria tem uma implicação prática muito grande, que é do condicionamento da liberdade das pessoas completamente desproporcional para os benefícios obtidos, porque passas a pretender que a lei seja tão específica, tão específica, que inclui nela uma quantidade enorme de inutilidades, para não deixar escapar nada
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 05.08.2025 às 08:11

Repara que o conceito de estado de direito visa precisamente garantir que há leis iguais para todos.
O oposto disto é a "terra sem lei", situação que me parece indesejável.
Nota quem em lado nenhum defendi "que a lei seja tão específica, tão específica, que inclui nela uma quantidade enorme de inutilidades".
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 05.08.2025 às 08:53

Uma das condições básicas para o reforço do Estado de Direito é a da sensatez na definição da lei.
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 05.08.2025 às 09:14

Eu estou de acordo, mas convém não esquecermos que a sensatez, tal como o bom senso, é algo de extremamente subjectivo.
Num país onde aquilo que os cidadãos esperam das autoridades é "tolerância", resulta que o conceito de sensatez é muito fluido, consoante dá jeito...
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 05.08.2025 às 11:16

Apelos ao "bom senso" é o que faz o político quando um dos seus é caçado a infringir uma qualquer lei (que por ironia redigiu e aprovou). Isso e o "desconhecimento ". Ah, e o espírito em detrimento da letra.
Nesses casos o tipico proletário abespinha-se porque dura lex sed lex, ou devia ser. Já quando lhe toca...
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 05.08.2025 às 17:28

Eu não costumo usar a expressão "bom senso" para defender seja que posição for, e por uma razão muito simples: o conceito é demasiadamente subjectivo e cada um tem o seu referencial sobre o que é o bom senso.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.08.2025 às 17:59

Nove em cada dez vezes, essa repressão é espúria. O caso dos cintos de segurança é exemplar. 
Vivendo numa área rural tenho de percorrer 400, 600 ou 800 metros de estrada de terra, com pó, para chegar a casa. Não sendo barato lavar semanalmente o interior do carro quando tenho de usar camisa e gravata, é quase certo que o cinto de segurança me deixa marcas na roupa. Além disso a pressão do cinto - não tenho dinheiro para carros de luxo - incomoda-me e irrita-me e, assim pode mesmo contribuir para erros de condução causados por irritação ou por tirar uma mão do volante para aliviar o cinto que muitas vezes prende.
O Estado tem o direito e o dever de garantir que eu tenho os pneus com rasto, a direcção alinhada, os travões eficazes, os limpa para brisas a funcionar, etc., etc., porque isso pode afectar a segurança de terceiros. Não é o caso do cinto de segurança, que apenas me afectará a mim. 
Nem é válido o argumento de que ao por o cinto o condutor, mentaliza-se e presta mais atenção à condução. No meu caso é precisamente o contrário. No máximo dos máximos o Estado poder-me-ia exigir um seguro adicional que cobrisse gastos públicos - ambulâncias, hospitalização - que seriam evitáveis pelo uso do cinto. Seria o máximo e mesmo assim, injusto, pois o Estado não acautela esse risco a, entre outros, todos os que praticam desportos extremos.
O cinto de segurança - há outros exemplos - foi um resultado de pressões de interesses ligados à indústria automóvel. Mesmo aceitando que a estatística esteja a favor da obrigatoriedade dos veículos terem cintos de segurança (e é apenas estatística pois há inúmeros casos de acidentes, sobretudo em autoestradas, em que os cintos atrasam ou mesmo impedem os sinistrado de abandonar ou serem removidos da viatura antes desta pegar fogo ou ser novamente abalroada) não há nenhum motivo racional, pensando em termos de liberdade individual, para o Estado me obrigar a usar o cinto.
Sem imagem de perfil

De JPT a 04.08.2025 às 11:44

Caro HPS, ignições "às milhares" não.
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 04.08.2025 às 12:45

Tem razão, já corrigi
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 04.08.2025 às 14:26

É verdade que basta uma ignição para haver um grande incêndio.
E também é verdade que a causa da ignição (fogo posto, queimada, beata, pirotecnia, trovoada seca) é irrelevante para a dimensão do incêndio que se segue, pelo menos não é conhecida nenhuma relação de causalidade entre uma coisa e outra.
Dito isto, decorre da lei das probabilidades que quanto mais ignições houver, maior a probabilidade de haver um ou mais grandes incêndios e por isso não parece lá muito avisado estar a realizar actividades susceptíveis de causar ignoições adicionais que podem, qualquer uma delas, dar a origem a um grande incêndio descontrolado.
Sem imagem de perfil

De Nelson Gonçalves a 04.08.2025 às 20:22

De acordo. Mas agora ponha-se no lugar da comissão de festas: pagou licenças, avisou bombeiros, pagou a pirotecnia. Ou seja fez tudo segundo a lei. 


A ministra acagaçou-se, e azarinha. A lei é para cumprir, até ao momento em que já não dá jeito porque os jornalistas são chatos, e fica mal as tv's abrirem com fogos.


Se, eu estou de acordo, a pirotecnia é um risco enorme, então porque é que o governo não proibe, ponto final? Era mais simples, e evitava este tipo de tiranias
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 04.08.2025 às 20:49

Claro, ainda hoje comentei com uma pessoa próxima que faria mais sentido proibir o uso de pirotecnia durante o período crítico (Julho - Agosto - Setembro). Não faz para mim sentido proibir-se uma data de coisas durante o Verão e depois permitir-se uma actividade que, quer queiramos quer não, representa um risco acrescido de incêndio.
Quanto a esta parte "pagou licenças, avisou bombeiros, pagou a pirotecnia." - Entendo o raciocínio mas não altera nada daquilo que escrevi. Imagine - agora apenas para ajudar ao raciocínio - que o espectáculo estava marcado para esta terça-feira e que o alerta se mantinha mais 15 dias. O gasto tinha sido feito, o problema dos custos era exactamente o mesmo, com a diferença que agora já havia uma proibição em vigor. O que seria melhor fazer neste caso? 
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 05.08.2025 às 06:59

Não, não decorre, Gonçalo, porque em fenómenos em que se verificam relações de Pareto (20% das origens dão 80% dos efeitos e, neste caso, 1% das ignições dão origem a 90% da área ardida), a lei das probabilidades diz-te que a relação entre a diminuição das origens e a diminuição dos efeitos não tem a linearidade que descreves.
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 05.08.2025 às 07:38

Sim 1% das ignições dão origem a 90% da área ardida.
Vamos pôr a coisa desta forma: em cada 100 ignições, 99 são apagadas rapidamente e 1 dá origem a um incêndio considerável (é uma formulação alternativa daquilo que escreveste).
Se houver 1000 ignições terás 10 incêndios de dimensão considerável e se tiveres 10000 ignições terás 100 incêndios.
A proporção mantém-se, não altera a relação de Pareto, mas quanto mais ignições houver, mais incêndios haverá.
O que não faz sentido é permitir-se actividades com elevado risco de incêndio com base no argumento de que 99 por cento das ignições não vão dar origem a nenhum incêndio. O problema, como bem sabes, não são essas 99, e sim a centésima.
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 05.08.2025 às 08:08

Ainda agora li um comentário do Paulo Fernandes a dizer que há uns anos fez uma análise sobre qual seria a redução de área ardida, tendo apenas metade das ignições. 10%.
Mas o melhor é que Portugal reduziu as ignições em dois terços, reduziu mesmo, é a realidade, mas não tem qualquer efeito relevante na área ardida.
Ou seja, o teu raciocínio é lógico, mas não é verdadeiro (tem a premissa errada de que a redução de ignições se reflecte na redução de área ardida, quando a área ardida depende da disponibilidade de combustível e das condições meteorológicas e não da quantidade de ignições).
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 05.08.2025 às 17:33

Henrique, não li esse comentário do Paulo mas pensa lá comigo: se basta uma ignição para causar um grande incêndio, daqueles mesmo devastadores, então a redução das ignições para metade poderá ou não ter um impacto grande na redução da área ardida, dependendo se a ignição em concreto que causou o tal incêndio devastador faz parte do lote que desapareceu ou não. Isto vendo a questão na perspectiva probabilística (eu sei que isto tem uma grande componente determinística).
Quanto a esta parte "Mas o melhor é que Portugal reduziu as ignições em dois terços, reduziu mesmo, é a realidade, mas não tem qualquer efeito relevante na área ardida. Ou seja, o teu raciocínio é lógico, mas não é verdadeiro (tem a premissa errada de que a redução de ignições se reflecte na redução de área ardida,"
Entendo o raciocínio mas até que ponto é que essa redução de dois terços leva em conta a alteração da estrutura de combustíveis ao longo do período considerado?
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 05.08.2025 às 19:29

Gonçalo, mas são exactamente esses os meus argumentos para dizer que o que é preciso é gerir combustíveis, tudo o resto, ignições incluídas, só servem para perturbar esse objectivo
Sem imagem de perfil

De G. Elias a 05.08.2025 às 19:37

Eu sei, e concordo totalmente com a necessidade de se gerir combustíveis para evitar a propagação de incêndios. Subscrevo totalmente a visão que defendes acerca desse assunto.
Tal não significa, porém, que devamos facilitar actividades potencialmente causadoras de incêndios numa altura em que se sabe que as condições são especialmente propícias à propagação e sabendo, como sabemos, que a gestão de combustíveis continua a ser um grande problema na maior parte do país.
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 06.08.2025 às 06:37

A questão não é facilitar ou não as ignições, a questão está em saber se se obtêm melhores resultados coercivamente a partir de decisões de uma dúzia de pessoas que são executadas manu militarii, ou contando com a discernimento e adapatação às circunstâncias das pessoas.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.08.2025 às 22:02

Quando um paisagista chama combustivel a habitats da rede natura 2000!!!! Bem o mundo está perdido. Combustivel!!!! Combustivel sao estas palavras. Nao é porque sao ditas com um tom provocativo que passam ser validas. Precisamos todos de bom senso e nao de sensacionalistas. 
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 11.08.2025 às 08:01

Caro anónimo, bom senso é assinar o que se escreve e economizar nos pontos de exclamação.
A sua casa pode ser o combustível de um fogo, não deixa de ser a sua casa, nem deixa de ser combustível, é as duas coisas ao mesmo tempo.

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • João Távora

    Ainda no passado dia 10 ocorreu um bom debate no P...

  • Manuel

    As minhas perguntas têm a ver com o escrito anteri...

  • Octávio dos Santos

    «Talvez fosse conveniente promover debates público...

  • Anónimo

    Parece mais uma ligeira confusão mental

  • Anónimo

    Bom. Parece que tudo assentou num mal entendido po...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2026
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2025
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2024
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2023
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2022
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2021
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2020
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2019
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2018
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2017
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2016
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2015
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2014
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2013
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2012
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2011
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2010
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2009
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2008
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D
    248. 2007
    249. J
    250. F
    251. M
    252. A
    253. M
    254. J
    255. J
    256. A
    257. S
    258. O
    259. N
    260. D
    261. 2006
    262. J
    263. F
    264. M
    265. A
    266. M
    267. J
    268. J
    269. A
    270. S
    271. O
    272. N
    273. D