Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
As reacções dos que têm certezas que só não vê quem não quer são hilariantes (uma das mais interessantes é a de um neófito no assunto que garante que o artigo não tem pés nem cabeça porque José Miguel Cardoso Pereira só estudou os fogos com mais de 5 hectares, ignorando os outros, o que é inadmissível visto que qualquer grande fogo começa por ser pequeno).
Mas vão ganhar a discussão.
Carlos da Câmara explicou pragmaticamente o problema citando Max Planck "A scientific truth does not triumph by convincing its opponents and making them see the light, but rather because its opponents eventually die and a new generation grows up that is familiar with it."
Quem procura "ugly little facts" faz artigos chatos, cheios de factos, ainda por cima pequenos e feios, desinteressantes na maior parte dos casos e falando da realidade, uma coisa que nos inferniza a vida e só atrasa o avanço do mundo que, como sabemos, só acontece quando um homem sonha.
E, sobretudo, não encontra um culpado rico, bem parecido, influente em quem possamos descarregar a indignação que nos causa a injustiça, a dor e a morte, sem que para evitar qualquer destas coisas tenhamos que mexer uma palha.
Para além disso, torna qualquer discussão muito fácil: se alguém diz que a terra anda à volta do sol, quando só quem não quer é que não vê que o sol é que anda a volta da terra, só pode ser por interesse e, quanto mais difícil for identificar esse interesse, mais se demonstra que esse interesse é inconfessável e digno de censura.
Uma boa demonstração disto é a quantidade de fotografias e comentários sobre a enorme regeneração de eucalipto, por semente, que muitas pessoas que levam anos e anos de trabalho de campo garantem nunca ter visto em anos anteriores, o que as leva a tirar conclusões gerais sobre o carácter inegavelmente invasor do eucalipto.
Que isso seja um fenómeno mais que conhecido de todas as pessoas que estudam a evolução pós fogo e que, mais que isso, a discussão do que significa esse facto desagradável tenha chamado tanto a atenção que Patrícia Tinoco Fernandes fez uma tese de doutoramento sobre isso, confirmando que a esmagadora maioria dessa rebentação de semente não tem qualquer viabilidade futura, é completamente irrelevante face a uma fotografia dramática.
É assim, somos assim, a realidade pesa-nos muito e temos mesmo necessidade de que o pensamento mágico esteja tão presente na nossa vida como o pensamento racional e daí não vem mal ao mundo.
Que as politicas públicas sejam crescentemente influenciadas mais pelo pensamento mágico e menos pelas serenas discussões sobre "little ugly facts" é que é pior porque, tarde ou cedo, vamos pagar com língua de palmo o esquecimento a que votamos a realidade.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Como sabe o mundo do crime está, no capitulo judic...
Com República ou Repúbica hoje consta ser o dia da...
Uma forma de impedir que voltem a ocorrer incêndio...
Acho que ninguém de bom senso e total capacidade m...
Não é somente reduzir o CO2, mas também qualidade ...