Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sem maneiras

por henrique pereira dos santos, em 27.10.22

Ontem vi alguma coisa do debate do Orçamento.

É certo que não fiz o que fazia muitas vezes com Passos Coelho, que era confirmar o que via na imprensa com a transmissão integral dos debates parlamentares, portanto sei perfeitamente que o que vi e li sobre o assunto se aproxima mais do que os jornalistas pensam que da realidade mas, para este efeito, é irrelevante.

Pela enésima vez, confirmei a falta de maneiras de António Costa.

Se eu tivesse tendência para fazer leituras woke, diria mesmo que a forma como fala com Catarina Martins confirma a evidente misogenia que caracterizava a forma como falava com Assunção Cristas, mas eu não tenho essa tendência e o que verifico é a completa falta de maneiras e de nível como responde a quem o confronta, que é o normal que os deputados façam no parlamento.

Nem discuto as parvoíces de pretender que subir os juros dos bancos centrais quando a inflação sobe é uma opção política errada e, pior, neoliberal, de quem gosta mesmo da austeridade, ou a sanha contra os lucros, como se o Estado fosse mais eficiente que as empresas a criar oportunidades para as pessoas (vale a pena ler a carta que alguns estafetas fazem publicar no Público de hoje, pedindo ao Governo que desista de defender os seus direitos, como pretende, porque sabem perfeitamente o que aconteceu em Espanha aos estafetas com o facto dos governos pretenderem saber melhor que os estafetas o que é melhor para eles).

O post é mesmo sobre a forma e sobre uma dúvida que me atormenta (relativamente):

Como raio é possível que se tenha criado a mentira de que Passos disse aos portugueses para não serem piegas por causa da austeridade, o que pretendia ir além da troika (duas mentiras que imensa gente repete, completamente convencida de que Passos disse mesmo isto), ao mesmo tempo que António Costa exibe a sua evidente falta de maneiras, sem que tal tenha qualquer censura social relevante, por parte da imprensa?

O que se passa, "meninos" da rádio, TV, disco e da cassete pirata?


64 comentários

Sem imagem de perfil

De entulho a 27.10.2022 às 09:45

Serge Halimi disse que o jornalixo «são os novos cães de guarda» do socialismo. mentem e metem nojo. carvalhos por parte da mãe.
costa continua a ser um burgesso.
«o dinheiro é do ps»
Sem imagem de perfil

De Hugo a 27.10.2022 às 20:35

Engraçado mesmo é pedirem para ele dizer palavras esdrúxulas... Um burgesso... O que ele gosta é de ir ao issenssiale... Nunca vi Portugal tão mal representado nas 3 figuras do topo do estado, parece que foram escolhidas a dedo por um maneta...
Sem imagem de perfil

De Ricardo a 28.10.2022 às 12:36

Não, dois deles foram eleitos por centenas de milhar de "adiantados" mentais(e por um sistema eleitoral criado por sacanas e mentecaptos),o outro foi escolhido pela camarilha partidária que domina o regime social-abrilista. 
Sem imagem de perfil

De Ricardo a 27.10.2022 às 10:30

Há duas maneiras de tornar a sociedade(as pessoas)apática,apolítica e resignada ao statu quo: ou se censuram todas as notícias ou sufocam-se as pessoas ao ponto de impedi-las de se concentrar.Confundir,maçar e distrair as pessoas da política é pior do que uma censura activa das notícias,basta inundar a sociedade com informação para a neutralizar. Um ditador contemporâneo não precisaria de banir as notícias,bastaria que fizesse os média difundir um fluxo de notícias aleatório,em grande quantidade e com pouca explicação de conteúdo,tudo misturado com pormenores mais ou menos coloridos sobre futebol,crimes e suspeitas de crimes,estrelas da música e do cinema etc.Isto seria suficiente para arruinar a capacidade da maioria das pessoas de perceber a realidade.(Alain Botton em entrevista a um semanário português)
Imagem de perfil

De O apartidário a 27.10.2022 às 16:12

Melhor observado que isso só na medicina privada(e não em todos os hospitais) e em alguns hospitais do sns que ainda funcionam. 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.10.2022 às 10:38

...e o escárnio e o gozo com que dialogava com o Senhor da IL ?! 
Sem imagem de perfil

De Manuel da Rocha a 27.10.2022 às 19:48

O IL perdeu a muitíssimo pouca credibilidade que tinha, quando fez 80000 posts a apoiar as medidas do governo inglês "como medidas para fazer Inglaterra crescer 367% no PIB, graças ao Brexit e à redução de impostos". Entretanto, depois de os ingleses verem 280000 milhões de libras a desaparecer, em menos de 1 semana, e juros a quintuplicarem, porque o ministro das finanças cometeu o erro, que o IL não comete, de revelar que iria pedir 600000 milhões de libras emprestadas a taxas até 9% ao ano, para compensar a perda de impostos, dos próximos 3 anos. 
Daí que a liderança do partido saltou borda fora, sem explicar porque é que as suas ideias eram tão boas mas tão boas, que correram pessimamente e a liderança não aceita comentar o falhanço de reduzir 99% dos impostos a empresas e ricos (quem ganhe acima de 80000 euros anuais). 
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 28.10.2022 às 08:21

Qualquer pessoa pode verificar que o que diz é simples mentira.
Se acha que eu estou enganado e a IL fez 80 mil posts de apoio às medidas de endividamento público de Liz Truss, diga-me, por favor, onde posso encontrar um desses posts.
Obrigado
Imagem de perfil

De O apartidário a 27.10.2022 às 10:48

"meninos" da rádio, TV, disco e da cassete pirata?" ---- e do jornalixo venal em geral 
Sem imagem de perfil

De Carlos Sousa a 27.10.2022 às 10:50

"Como raio é possível que se tenha criado a mentira de que Passos disse aos portugueses para não serem piegas por causa da austeridade,..."


Mentira? Felizmente existe a internet para tirar qualquer dúvida. É só Googlar, não custa nada. Procure bem e veja lá quem é que é o mentiroso.
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 27.10.2022 às 12:19

Mentira, sim.
Exactamente por conhecer os videos e as declarações a partir das quais se criaram essas mentiras (que para serem mais eficazes têm de ter um fundo de verdade) é que afirmo, sem qualquer dúvida, ser mentira.
Portanto o camarada, se não se importa, dá-me o link para as declarações em que Passos Coelho diz isso (não contam os jornais a dizerem que ele diz isso, tem de ser mesmo o próprio, vídeos no youtube, por exemplo).
De outra forma deixo de partir do princípio de que está enganado e passo a partir do princípio de que quer enganar os outros.
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 27.10.2022 às 12:57

Concordo com o Camarada Sousa.
Os portugueses não podem ser piegas, devem ser resilientes.
Costa disruptivo.
Austeridade nunca mais.
Antes uma cativação que me carregue que um orçamento rectificativo que me derrube. 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.10.2022 às 12:58

"...  não tenho outro remédio senão recordá-lo – a narrativa oficial, sete anos depois, mantém aceso o lume da falsidade. Em 2011, com uma banca rota à porta, Passos Coelho tomou o país em mãos. Cinco anos de pesadas penas e pesadíssimos sacrifícios depois, ganhou de novo as eleições. Pelo caminho dispensou a última tranche do empréstimo internacional, evitou um segundo resgate, pôs o país a crescer (o crescimento emitiu os seus primeiros sinais no final de 2013). Fabricando ainda uma almofada financeira que viria a fazer um arranjão aos socialistas já sentados em S. Bento, sobre a vitória do centro direita, expeditamente corrida dali. " 

(Tudo isto pode ser confirmado).
Sem imagem de perfil

De Carlos Sousa a 27.10.2022 às 13:09

Eu não quero enganar ninguém, sei bem quem é que era mentiroso, quem é que dizia uma coisa e fazia outra.
Sei bem quem é que disse que não tirava o 13° mês e foi logo a primeira coisa que fez quando chegou ao tacho.
Sei bem quem é que disse que aplicava a austeridade em dobro.
Portanto se o camarada procurar bem vai ver que encontra essa informação. 
Que eu me lembre, nessa altura o camarada não questionou a veracidade dessas notícias. Ou para si a verdade só está no YouTube?
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 27.10.2022 às 14:46

Vejo que evitou dar-me o link das declarações, o que eu percebo, porque o link é este:
https://www.youtube.com/watch?v=0EH6KFKuR9Q

e qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe perfeitamente o que foi dito
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.10.2022 às 13:58

https://expresso.pt/actualidade/passos-pede-aos-portugueses-para-serem-menos-piegas=f703170
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 27.10.2022 às 14:46

Agora compare o que está escrito que Passos disse com o que realmente disse:
https://www.youtube.com/watch?v=0EH6KFKuR9Q
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.10.2022 às 18:35

HPS, ao consultar o link do Expresso acima, vejo que o Passos Coelho apelou à  m-u-d-a-n-ç-a  do país e dos portuguese, no sentido de uma cultura de maior exigência para a modernização do país. "Pieguice" nos dicionários significa apego demasiado a ninharias,  insignificâncias, bagatelas, com excesso de sentimentalismo, de romantismo. Sem dúvida que a palavra resume a nossa incapacidade de nos focarmos no que é importante. E o excesso de sentimentalismo (a nossa pieguice) é uma espécie de "estado de moleza" crónica, apatia q tira a energia, a capacidade de acção,  numa palavra: sem a-m-b-i-ç-ã-o .  Na verdade, ele detectou bem essa característica  que nos resume e que mais tem atrapalhado o nosso progresso e impedido o nosso desenvolvimento. No fundo, o PCoelho estava a exortar os portugueses a sairem da sua "zona de conforto", do conformismo, para se superarem num momento tão difícil ! Só que na altura, ainda não era muito conhecia aquela palavrinha (equivalente à que usou) e que está hoje tão na moda, porque tê-la-ia usado :  "Sejam resilientes" 
O que ele disse:
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.10.2022 às 18:37


Disse isto: "hoje, mais do que nunca", é preciso "enfatizar a relevância" de os portugueses serem "totalmente exigentes e nada complacentes com a facilidade", apelando à "transformação de velhas estruturas e velhos comportamentos muito preguiçosos ou, às vezes, demasiado autocentrados", por outros "descomplexados, mais abertos, mais competitivos". 

Pediu aos portugueses para serem "mais exigentes", "menos complacentes" e "menos piegas" porque só assim será possível ganhar credibilidade e criar condições para superar a crise".
- - - - - - - - - - - - -
Mas, de tudo o que disse PCoelho (na sua intervenção na cerimónia do 40.º aniversário das escolas do grupo Pedago)  houve uns, com neurónios a menos e maldade a mais, que só conseguiram "compreender" e extrair aquela palavrinha lá pelo meio! Uma só: " piegas". 
SC
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.10.2022 às 11:17

Aleluia! Até que enfim que alguém topou os modos de carroceiro e o casca grossa que o sujeito é
Quanto às mentiras destes malteses relativamente ao Passos Coelho, não se apoquente, que isto é tudo malta sem dimensão, que fuçou na escola socratista onde certamente aprenderam a catar narrativas «à maneira». 
Por outro lado, a mentira é como o azeite: aos poucos lá virá ao de cima. 
Além do mais, já caíram no descrédito, pois os portugueses abriram os olhos e já não engolem facilmente as patranhas desses finórios.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.10.2022 às 11:52

Tem os "jornalistas" no bolso, pode, por isso, dizer e fazer o que lhe apetece. 
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 27.10.2022 às 12:12


Vejamos, no tempo do Passos havia emigração forçada (devia ser estilo enviar os jovens lá para fora no tempo da Guerra colonial), até as televisões iam acompanhar as mães chorosas, desde que o Costa entrou deixou de haver emigração. Ou então continua, mas deixou de ser motivo de interesse público. Eu vou pela primeira.


O Costa nunca respeitou nada ou alguém, não acho misogenismo, quantas vezes enxovalhou o Seguro. Ou o Rio. O único em relação ao qual tem algum decoro fingido é o Camarada Jerónimo, deve ser pela idade ou por ter medo de ainda vir a precisar dele para arranjar um cano roto lá em casa.
Sem imagem de perfil

De Manuel da Rocha a 27.10.2022 às 19:56

Quando a direita promete reduções de 98000 milhões de impostos e mais de 100000 milhões de isenções fiscais e ajudas, a fundo perdido, para as empresas e empresários, sem explicarem como compensam perdas fiscais desses valores (e o crescimento do PIB de 800000%, em 4 anos, só serve a quem não sabe fazer contas e só lê as gordas, sem perceber o básico de economia), é natural que seja preciso apertar com eles. 
Olhe o Cotrim e a JSD: defenderam tanto o IRS fixo em 15%, depois de notarem que os ricos iriam poupar 99,9999% do que pagam, surgiram alterações que ultrapassaram os 90000000, com os limites e deduções possíveis, com a curiosidade que NINGUÉM explicou como é que sem deduções ou limite mínimos, a perda de imposto eram 2400 milhões, depois de 100000 deduções, algumas, como 9800 euros para educação e 34000 euros para saúde e seguros, davam uma perda de imposto passava a 2000 milhões. Então alguém viu retidos 10000 euros, apresenta 30000 euros de deduções, recebe os 10000 euros e a receita fiscal é superior a se tivesse de pagar os 10000 euros? 
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 27.10.2022 às 20:37

É apertar com eles. Talvez no Campo Pequeno. Isto de fazer promessas vãs, empobrecer e enganar as pessoas é ma coisa tão direitolas... não passarão. 
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 28.10.2022 às 08:23

A sério que não entendo o interesse que o leva a repetir mentiras que qualquer pessoa pode verificar que são mentiras.
A menos que seja para se convencer a si próprio, claro.
Sem imagem de perfil

De Paulo Francisco a 27.10.2022 às 12:40

https://www.rtp.pt/noticias/politica/passos-coelho-pediu-aos-portugueses-para-serem-mais-exigentes-e-menos-piegas_v525123
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 27.10.2022 às 14:48

Agora compare o que a RTP resolveu fazer com o que ele disse e o que efectivamente disse:
https://www.youtube.com/watch?v=0EH6KFKuR9Q
Sem imagem de perfil

De Hugo a 27.10.2022 às 20:31

É como o aumento colossal de impostos que levou ao gozo do Vítor Gaspar. É como o "obviamente demito-o", quando é a própria filha que diz que o pai disse "demito-o obviamente"... Enfim, o costumeiro para quem é bacalhau basta....
Sem imagem de perfil

De anónimo a 27.10.2022 às 12:48


É simples, constatável. Aquela "Assembleia da República" nunca representou "os portugueses".

Apenas persiste no representar os interesses de uma dita "classe política" (e associados lobies, da comunicação social, economía, indústria, finança) organizada em partidos.

Teatro, representação política, não é para levar a sério.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.10.2022 às 18:56


Não vejo porque se queixam neste maravilhoso paraíso socialista - afinal votaram nisto agora queixam-se efectivamente do quê ?
De terem um PM e um PR que são apenas administradores-delegados da globalização sob a ilusão de uma cortina de democracia "porque podemos votar" ?
Mas se todas as forças políticas estão sequestradas no mesmo barco qual é a diferença ?
Ainda não chegámos ao ponto - mas podemos lá chegar - de "caretakers" PM por designação directa e sem sufrágio como já alguns países do G7 - lembremos Draghi que quando os eurocépticos fizeram maioria em Itália, prontamente o tecido globalista arremedou a entrada de Draghi para evitar eleições que dariam a vitória a Salvini e para chefiar  os destinos de Itália depois de sair da chefia do BCE- mais europeista que isto...
Ou os dois golpes palacianos sucessivos no Reino Unido, que depois de o povo rejeitar os globalistas na votação do Brexit, descobriu que toda a classe política está comprometida com a globalização e andaram a encanar a perna à rã sem nunca cumprirem o espírito do Brexit - e vá de mudar de PMs - Boris, Truss, Sunak - só o Boris foi eleito porque prometeu cumprir o Brexit - Sunak então, mais globalista não há, ele e todo o Governo são amiguinhos e registados do WEF...
Nada para ver, seguir adiante, "quem se mete com o PS leva"
Sem imagem de perfil

De Ricardo a 28.10.2022 às 20:15

" um PM e um PR que são apenas administradores-delegados da globalização sob a ilusão de uma cortina de democracia "porque podemos votar" ?" ------- Tal como todos os fantoches no "poder" actualmente no Ocidente .
Sem imagem de perfil

De Manuel da Rocha a 27.10.2022 às 19:50

Claro que não representa. As sondagens online actuais dão 784409 deputados à coligação Chega-CDS-IL-PSD-PNR-PDR e 84 ao PS. Temos de exigir que seja essa representação. Quase 980 milhões de perfis votaram num dos 6 partidos da coligação de direita... viram os seus votos roubados e apagados dos registos oficiais. 
Imagem de perfil

De O apartidário a 28.10.2022 às 12:43

Os seus números estão ao nível do senhor do pântano (agora no pântano global da O-nu),é fazer as contas novamente e sem a inflação. 

Comentar post


Pág. 1/3



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Pois...

  • marina

    é assim , para analisar este assunto só contabili...

  • Luis

    Num país como os EUA um artista que fosse estourar...

  • Anónimo

    Muito bem. Partilhei.

  • Anónimo

    Com que então, " Botas" ?...Suspeito que o "Foreig...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2006
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D