Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sanções , sinais importantes mas pouco eficazes.

por Jose Miguel Roque Martins, em 31.05.22

As sanções internacionais são sinais importantes mas por norma pouco eficazes. Cuba, com mais de 60 anos de sanções, Irão, Venezuela, Coreia do Norte, são exemplos de que sanções não fazem cair regimes autocráticos estabelecidos. Quem realmente sofre são as populações subjugadas, não os membros da autocracia dominante, o cerne do regime, que se pretende sancionar.

As sanções à importação de petróleo por parte da UE, são particularmente ineficazes, já que os custos que se pretendem infligir são da mesma ordem dos custos em que se incorrem. Nem a Europa vai consumir significativamente menos, nem a Rússia vai deixar de exportar a sua quota na produção mundial. Depois de uma perturbação inicial, no final apenas os custos de transporte vão aumentar para todas as partes ( importadores e exportadores).

O mais importante sinal das novas sanções ao petróleo, não são as consequências económicas para a Rússia é a confirmação de que a Europa está disposta a sofrer para combater agressões à ordem internacional.Acredito existirem formas mais eficazes e baratas de o fazer. 



22 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.05.2022 às 11:31


Depois de uma perturbação inicial, no final apenas os custos de transporte vão aumentar para todas as partes


Exatamente. Como o consumo de petróleo no mundo não vai diminuir, e como o petróleo que a Rússia produz é insubstituível (a Arábia Saudita, a Venezuela e outros produtores mostram-se incapazes ou com pouca vontade de aumentar as suas produções), a única coisa que este boicote totalmente tolo vai provocar é que se gaste mais petróleo a transportar petróleo por distâncias mais longas. A Rússia em vez de enviar o seu petróleo para a Europa, que fica perto, vai ter que o mandar para a Índia, que fiz longe; e a Europa vai ter que mandar vir o seu petróleo também de longe.


É incrível como tanta estupidez pode estar junta nos atuais líderes da União Europeia.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.06.2022 às 08:14


Nem mesmo isso. Outros países europeus irão recolher petróleo na Hungria onde continuará a chegar por oleoduto (bom negócio para o Orban) e pela transfega marítima (bom negócio para os armadores gregos) - ambas opções excluídas do âmbito destas sanções-de-faz-de-conta-para-opinião-pública-ver.
Por outro lado por exemplo a India já triplicou a importação de petróleo russo e a Lukhoil está a propor um corte de 30% na produção para aumentar os preços do barril.
A factura ? O cidadão europeu para pagar. E quando aumentam taxas de juro, inflação, produtos básicos por favor não culpem a "guerra de Putin" mas sim a inépcia e delírio ideológico das sanções já que nem Russia nem Ucrânia se negaram a vender o que fosse. Por enquanto.
Pensem nisto. A Europa já práticamente esgotou as sanções. A Rússia apenas se negou a receber pagamentos que não fossem em rublos, e para alguns produtos. Mas isso pode mudar.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.06.2022 às 08:17


https://gcaptain.com/greece-emerging-as-hub-for-russian-ship-to-ship-fuel-oil-transfers/
https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-05-26/rare-ship-to-ship-transfers-keep-oil-moving-from-russia-to-china
https://oilprice.com/Latest-Energy-News/World-News/Lukoil-Exec-Russia-Should-Cut-Oil-Production-By-30-To-Get-Higher-Prices.html
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.05.2022 às 11:35


O mais importante sinal das novas sanções ao petróleo [...] é a confirmação de que a Europa está disposta a sofrer para combater agressões à ordem internacional.



Mas sofrer para quê? Que benefícios traz, a seja quem fôr, o sofrimento da Europa? Nenhuns! O preço do petróleo tem vindo constantemente a aumentar com as sanções, de tal forma que, com elas, a Rússia acaba por ganhar ainda mais dinheiro a vender petróleo do que aquele que ganhava anteriormente. Este boicote ao petróleo russo, de facto, somente beneficia a Rússia!


É doloroso ver como a União Europeia é atualmente controlada por gente mais estúpida que uma porta ondulada.
Imagem de perfil

De João Guimarães a 31.05.2022 às 11:53

Quais ?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.05.2022 às 13:24

Neste caso, sanções de tecnologia, já em vigor, e sobretudo mais ajuda em armamento, reconstrução e humanitária. 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.05.2022 às 12:47


"A Europa está disposta a sofrer" - ainda a Europa não sabe (mas suspeita) o que vai sofrer - eu pela minha parte não votei nenhum mandato para guerra ou empobrecimento (ou pior).
Já comprei foi pipocas porque este filme ainda vai nos anuncios antes de começar.
Há quem diga já no final do Verão, mas pelo Natal deste ano será certamente mais oportuno para voltar a testar esta frase.

É quase aterrador mas desde a eleição de Trump (que avaliei correctamente) a sucessão de acontecimentos corresponde ao que tenho previsto - incluindo COVID. Preferia não fosse assim.

Comprem pipocas. E pode ser boa altura para uma visita prolongada aos primos no Brasil ou na Argentina.

Sem imagem de perfil

De Anonimo a 31.05.2022 às 15:27


Desde que se implementem políticas de esquerda estou tranquilo.
Até porque estou fora de Portugal. 
Confio em Costa.
Com mais ciclovias e menos carvão, ninguém nos apanha
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.05.2022 às 16:04


E como vê esta disputa o resto do planeta ?
https://www.theguardian.com/world/2022/may/30/negative-views-of-russia-mainly-limited-to-western-liberal-democracies-poll-shows
Fora da bolha da manipulação informativa ocidental.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.05.2022 às 17:39

Todos vivemos numa realidade individual e colectiva proprias, com diferentes graus de aderencia á realidade e diferentes interesses. È mais do que natural que o mesmo acontecimento tenha leituras tão diferentes. Na Russia, a grande maioria das pessoas, considera a invasão como mesmo virtuosa. 



Sem imagem de perfil

De Carlos Marques a 31.05.2022 às 18:17

A UE declarou guerra à Rússia? Já agora a Úrsula foi eleita por quem?

O povo Europeu votou para passar fome e frio (vamos ver o próximo Inverno)?


Censurar canais de TV é "democracia liberal"? (a RT até mentia menos que a CNN...)


Os NeoNazis ucranianos são inocentes?


Alguém leu relatórios da OSCE que mostram início da ofensiva UCRANIANA a 16-Fevereiro, com bombardeamentos de zonas civis do Donbass?


Os países podem fazer o que lhes apetecer? Por exemplo declarar que não pagam a dívida? Ou o Irão a obter energia nuclear?


O gás de fracking (terrorismo ambiental) dos EUA (recordistas de crimes de guerra e invasões) e o petróleo Saudita é que defendem "valores Europeus"?


Está tudo doido? Há algum "líder" europeu que não esteja completamente nas mãos da CIA/Pentágono?


O Kosovo pode ser independente, mas o Donbass não?


Os EUA e a Turquia (ambos NATO) estão neste momento a invadir e bombardear Síria e povo Curdo de forma legal e "defensiva"?


Os milhões do Zelensky (e amigos e família e oligarcas próximos) em contas offshore são um bom uso dos recursos Europeus?


O Apartheid de Israel contra a invadida Palestina, onde decorre um holocausto do povo palestiniano, e com apoio de Zelensky, diz-nos o quê sobre o Ocidente?


Sanções ILEGAIS (85% do povo Mundial não as aplica, e é aliás contra as sanções criminosas que fazem sofrer Cuba, Venezuela, Irão, e outros), são uma "rules based world order" de que se orgulhem?


Porque é que gostam de ser vassalos de quem fez o golpe de 2014, apoiou NeoNazis para derrubar presidente eleito, e foi apanhada nas escutas a dizer "F*ck EU"?


Kissinger, Papa, Lula, Mário Soares, Shinzo Abe, etc, estão todos errados (ao dizerem que culpa disto é dos EUA/NATO e Ucrânia, e no caso do Papa a dizer que tem vergonha desta corrida Europeia ao armamento) e só vocês é que são donos da razão?


Uma "imprensa livre" que só publica propaganda, falsidade, e manipulação emocional sobre Ucrânia (e que se lixem as crianças bombardeadas no Iémen, e os milhões de esfomeadas no Afeganistão), são uma exemplo de "jornalismo" ou de "liberdade de imprensa"?


Só faço perguntas, meus caros. Vamos ver se passa na censura...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.05.2022 às 19:09

Faltava cá este especimen. Que estás cá a fazer?
Ainda não fostes para a Russia? Não fostes fazer companhia aos teus mentores?
Consegues explicar porque estando tudo errado no lado que criticas, o que é que estás cá a fazer, tu e as crias dos teus mentores que vem estudar e viver para este inferno, em vez de escolherem o paraiso criado pelos progenitores.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.05.2022 às 20:04


Platão:"Nenhum homem é tão odiado como o homem que diz a verdade".
G.Orwell: "In a time of deceit telling the truth is a revolutionary act".
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.05.2022 às 21:42

Outro ferrado com a foice e o martelo e equipado com cabresto que vê uma operação militar especial na Ucrânia.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.05.2022 às 22:04


Ó meu amigo se sente as coisas com tal intensidade que o leva a invectivar outras pessoas - apesar de não demonstrar ou produzir argumentação contrária - tem bom remédio: meta-se num avião e meta os costados na Ucrânia.
Sei que para os seguidores dói quando falsos deuses caem - suck it up, buttercup.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.06.2022 às 09:59

Argumentar?
Quando alguém fala em censura no ocidente, criticando o ocidente, esquecendo-se que se fizesse o mesmo no local e regime que venera já lhe teria acontecido algum acidente, que argumentos se podem usar?
Quando tenta justificar a invasão de um país soberano com a justificação que outros fizeram o mesmo apesar das situações não serem comparáveis, que argumentos se podem usar?
Quando o ocidente é nessa "inteligência" rara, tal como nas dos que venera, a origem de todos os males, mas depois o especimen em apreço não vê que a escumalha que dirige a Russia se pavoneia no ocidente mandando para cá os filhos estudar e viver. Enfim que argumentos para além do uso de cabresto se pode usar.
Eu não tenho que ir para a Ucrânia, porque já estou do lado que a Ucrânia está, Você é que está do lado errado, portanto vá para a Rússia e leve a escumalha dirigente da Rússia e respetivos familiares consigo.
Sem imagem de perfil

De passante a 31.05.2022 às 19:20

É muito natural que sujeitos aos "dois minutos de ódio", a maioria não resista ao frémito delicioso.


Triste, mas verdade. Pecado original.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.05.2022 às 21:44

E outros à parvoíce, não é?
Sem imagem de perfil

De Carlos Alberto Novais Ferreira a 01.06.2022 às 05:29

Quando doi que Mario Soares se pronunciou acerca da invasão da Ucrânia?
Sem imagem de perfil

De Carlos Marques a 01.06.2022 às 18:38

Não foi só sobre a Ucrânia em particular, mas sim sobre a agressão da NATO contra a Rússia, que ao expandir-se para leste iria provocar uma guerra, já que por lá, e bem, a NATO é vista como aquilo que é: uma organização terrorista de vassalos europeus a mando dos EUA que invade e bombardeia quem lhe apetece. Disse ele que a NATO tornou-se «uma ameaça à paz»!

Penso que o artigo foi publicado em 2008. Há N artigos, de Mário Soares, Kissinger, etc, publicados sobre isto nos últimos 30 anos.
Mário Soares, de quem nunca fui admirador, tinha razão, e acabou o artigo com uma premonição: a Europa que tenha cuidado com a NATO (aka organização terrorista dos EUA para ameaçar, invadir, e bombardear tudo e todos).


Na parte em que falou da Ucrânia, falou da visita do GENOCIDA Cheney em visita à Timoshenko na Ucrânia (veja lá que "ditadura" aquilo era antes de 2014 que uma política anti-Putin tinha sido eleita Primeira Ministra...) e avisou: «cuidado União Europeia»!!


O artigo foi publicado na revista Visão, mas como não dou cliques a órgãos de propaganda do regime (Pentágono/CIA/NATO/EUA/UE), fica aqui o link para esse mesmo artigo num local alternativo:
https://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2022/03/leituras-relativistas-e-absolutas.html



Quanto aos outros que me responderam, deixo já aqui a resposta também: obrigado aos que contribuíram positivamente para o debate. É disso que os Democratas pró-verdade gostam. Quanto aos boçais que só sabem insultar (ou acham que chamar-me Comunista, que não sou, é um insulto) não tenho resposta nenhuma a dar-lhes. Não respondo a quem só tem a estultícia como "argumento"...


Ao dono do blog, obrigado por publicar em vez de censurar. Eu sei que o blog é sem, mas só assim é que faz sentido em Democracia.
Sem imagem de perfil

De camaradas a 02.06.2022 às 02:57

Querido Carlos, o teu papá ainda continua a jurar que o muro de Berlim foi construído pelos comunistas não para impedir a fuga dos de leste para ocidentente, mas sim para que os de oeste não pudessem invadir o paraíso comunista de leste? conselho... máta-te.
Sem imagem de perfil

De s o s a 31.05.2022 às 22:28

e diz muito bem : agressao a ESTA ordem internacional. 


Apesar de nao ter arriscado, nao é só logicamente os custos  acrescidos para exportadores e importadores.  Pois se a ORDEM  se mudar um tanto, as consequencias serao muito mais que o que aponta. 


No fundo o que diz  é que a europa mimada e controladora mundial nao pode sujeitar-se á grandeza populacional desse mesmo  outro mundo. 

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com




Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • pitosga

    Daniel Santos Sousa,Mais um muito bom escrito.

  • Anonimo

    Eu conjugo o desprezo e desconhecimento pelo event...

  • Anónimo

    Um canalha abjecto, esse roque. O que não surpreen...

  • urinator

    'o Sol brilhará para todos nós', mas somente o Sol...

  • JPT

    Bem apanhado. Centralistas E fascistas, a classifi...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2022
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2021
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2020
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2019
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2018
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2017
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2016
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2015
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2014
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2013
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2012
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2011
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2010
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2009
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2008
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2007
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2006
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D