Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O racismo e a brutalidade policial são intoleráveis. A morte de George Floyd é uma tragédia. Ainda este ano tivemos um caso em Portugal semelhante: o de um ucraniano supostamente espancado até á morte por agentes do SEF. O facto de a vitima ser branca, não diminui o horror do acontecimento. Brutalidade policial é simplesmente inadmissível, independentemente do que a motiva e de quem é a vitima. Aliás, Brutalidade é inadmissível, qualquer que seja o seu agente. O racismo é um flagelo que continua a ser insuportável e com o qual teremos que conviver durante mais algumas décadas. Uma triste verdade. Se todos tendemos a estar de acordo com estes pontos, há que pensar na tentação fácil seguinte: a de crucificar a policia e os policias.
A maioria dos policias não são umas bestas. E em Portugal, episódios pouco abonatórios ocorrem, mas não de forma frequente. Seria o mesmo que dizer que os manifestantes de ontem são todos uns malandros do pior, apenas porque alguns veicularam mensagens de odio contra a policia na manifestação de ontem ( policia bom é o policia morto).
A repressão á brutalidade policial, tem sido mais do que eficaz e até, nalguns casos, excessiva. Relembro por exemplo o Policia que foi condenado por ter morto uma criança de 12 anos, durante uma perseguição de carro de assaltantes.
Não podemos tolerar brutalidade policial mas também precisamos de forças da ordem que não fiquem paralisadas com medo de serem acusados de brutalidade. Os policias não são melhores ou piores que o Povo em geral. São seres humanos, que exatamente porque cometem erros, estão sujeitos á Lei. Como todos nós.
É por isso, no mínimo, irónico, que parte dos manifestantes, que estão contra o racismo, também estejam, eles próprios, a estigmatizar um grupo social.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Quer a literatura científica, quer a evidência emp...
De salientar que é sabido e conhecido que os subsc...
E vê alguma crítica? Vê, ouve ou lê alguma notícia...
HPS, ouvindo isto:https://observador.pt/programas/...
HPS,agradeço a colocação no tempo do vídeo que des...