Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Quanto mais se prolonga a guerra na Ucrânia, mais difícil é encontrar qualquer racionalidade nas acções de Putin.
Hoje, no discurso de Vitória ( II grande Guerra) esperava que Putin anunciasse a nova vitória ( sobre a Ucrânia Nazi) . Não aconteceu.
Se o que pretende é uma paz negociada, falta-lhe o que perdeu quando não conseguiu manter pressão sobre Kiev, colocando a existência da Ucrânia em duvida: algo que seja suficientemente valioso para que a Ucrânia abra mão de território. Terá sido por acaso que a Ucrânia deixou de negociar depois de perceber que a sua existência enquanto nação soberana, já não estava no fio da navalha? O uso de armas nucleares pela Rússia, ou melhor, a ameaça credível que poderiam recorrer a poder nuclear, parece desvanecida, mas passa de novo a ser uma possibilidade perante tamanha falta de equilíbrio. O que será menos grave para Putin, não cumprir as suas promessas aos Russos, ou ser responsável por um ataque nuclear?
Se o que pretende é uma vitória esmagadora, parece que lhe faltam todos os meios. Já ficou claro que esmagar a Ucrânia, só será possível com custos astronómicos. As armas mais sofisticadas vão faltando aos Russos, os Ucranianos estão cada vez mais bem armados. Mobilizando milhões de soldados cada vez mais mal preparados, usando as armas possíveis, cada vez mais primitivas, pela força dos números, conquistar a Ucrânia ou apenas o Dombas, continua ao alcance da Rússia. Com custos humanos exponencialmente maiores dos que os actuais, exactamente quando o peso das sanções vão começar a fazer-se sentir na população. Será que faz sentido, mesmo para um autocrata no pleno domínio da população que governa ?
Porque não aproveitou Putin para reduzir perdas declarando vitória? Quem entende Putin?
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
"Parece-me que a história é, por definição, o pont...
E como digo desde há anos: Fujam de Lisboa, fujam....
(continuação)Smith, J.D. et al. (2016) “Effectiven...
(continuação)Radonovich, L.J. et al. (2019) “N95 R...
"Have you ever wondered who's pulling the strings?...