Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Pormenores desinteressantes

por henrique pereira dos santos, em 04.11.22

Carla Castelo foi jornalista de ambiente da SIC durante anos e, por isso, cruzámo-nos várias vezes.

Sempre gostei da seriedade do seu trabalho de jornalista, independentemente dos quilómetros que nos separam ideologicamente, e tenho a ideia de que a sua integridade é à prova de bala (nem por mim ponho as mãos no fogo, mas é a opinião que tenho hoje, com a informação que conheço).

A Carla saiu da SIC, fez um movimento de cidadãos que procurou que fosse o mais abrangente possível, perguntou a vários partidos se quereriam apoiar uma candidatura independente, verde e focada na transparência, em Oeiras (sei que falou com partidos do Bloco à Iniciativa Liberal) e candidatou-se à Câmara de Oeiras, numa coligação com peso razoável de indepentes, "Evoluir Oeiras" (como se demonstra por este nome, não é o facto de uma pessoa trabalhar em comunicação que dá garantias de fazer boas opções de comunicação), que foi apoiada pelo BE, pelo Livre e pelo Volt.

Desde então faz uma oposição radical a Isaltino Morais, evidentemente limitada pelo facto de Isaltino ter oito veradores e ter cativado os dois vereadores apoiados pelo PS e pelo PSD (um cada um) para alinharem numa oposição fofinha, isolando Carla Castelo.

Como toda a gente sabe, Isaltino não é meigo com quem se lhe opõe e, de maneira geral, não é conhecido pelo respeito que tem pelos outros, usando qualquer meio que em qualquer altura ache adequado para diminuir quem quer que seja que se lhe oponha.

Por isso, inventou uma parvoíce que consiste em identificar, de forma sistemática, Carla Castelo como vereadora do BE (para se ter uma noção, nas eleições de 2017, ano em que o BE até nem teve maus resultados nas autárquicas, o BE teve metade dos votos que a Carla teve, num ano de péssimos resultados para o BE, como 2021), não apenas nas suas intervenções (o que sendo parvo, está dentro da grande gama da legitimidade), mas institucionalmente e instruindo os serviços para a identificarem como tal, em todas as circunstâncias em que é identificada oficialmente.

Claro que com uma administração pública digna desse nome os serviços mandariam o Isaltino dar uma curva e identificariam apropriadamente Carla Castelo como aquilo que é, vereadora eleita pela coligação Evoluir Oeiras, mas como isso não acontece, Carla Castelo, depois de esgotados todos os meios normais e razoáveis de que dispunha para levar os serviços a identificá-la correctamente, resolveu agir legalmente, pondo uma acção por causa desta questão que, essencialmente, é uma questão de lana caprina.

Eu tenho dúvidas de que levar a sério este tipo de parvoíces de Isaltino de Morais, seja a melhor maneira de aumentar a votação de Carla Castelo nas próximas autárquicas e ganhar influência política, e tenho ainda mais dúvidas de que a forma de tratar o assunto legalmente - a defesa do direito à identidade pessoal - faça muito sentido.

Mas no meio de toda essa irrelevância, há um aspecto que é relevante: a facilidade com que Isaltino abusa do seu poder para pôr os serviços da câmara de Oeiras a achincalhar uma vereadora eleita, com base numa parvoíce sem interesse nenhum.

E abusos de poder é uma das coisas que me tiram mesmo do sério, especialmente quando se manifestam em coisas tão pequeninas como esta.


22 comentários

Sem imagem de perfil

De passante a 04.11.2022 às 12:03

Isaltino ter oito veradores


Em onze ou doze?  Não fazia ideia.


O descrédito do sistema partidário é muito maior do que até eu pensava. Um dia destes alguém faz qualquer coisa com isso.

Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 04.11.2022 às 14:02

Oito Isaltino, um PS, um PSD e um "Evoluir Oeiras" (Carla Castelo)
Sem imagem de perfil

De balio a 04.11.2022 às 14:34

Se Isaltino tem 8 dos 11 vereadores, para que raio precisou ele de cativar os dois vereadores apoiados pelo PS e pelo PSD para alinharem numa oposição fofinha?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.11.2022 às 11:33

O descrédito do sistema partidário é inflacionado pelos media porque lhes interessa e você é um dos manipulados.

Acha que só pode haver descrédito no sistema partidário?

E o descrédito nos media onde reina a opacidade?
Como eles controlam quase tudo, dificilmente vamos saber o que fazem.

Sim, os abusos de poder. Mas não há nem podia haver abusos de poder só na política.

E há outro problema, muitos criticam "tudo e todos", mas e eles? Como é que eles são?


Verifica-se que os que criticam "tudo e todos", afinal não se preocupam com o país pois vivem fechados no seu "pequeno mundo". Não discutirem construtivamente os assuntos importantes com os outros.


Na verdade existe descrédito em quase tudo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.11.2022 às 12:15

Deve ser metido na ordem todo aquele que abusa do poder e mente, como é o caso.
Logo, tem toda a razão a Carla Castelo em exigir ser identificada como ela é. O seu a seu dono.
Sem imagem de perfil

De balio a 04.11.2022 às 14:35

Meter na ordem um presidente de Câmara? Como?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.11.2022 às 15:28

Em boa verdade o digníssimo Isaltino só faz o que faz, porque lhe deram esse poder, nomeadamente a população do concelho, ao elegê-lo sem sobra de dúvidas, na primeira ocasião após as férias encarcerado. O já clássico mandamento popular do "rouba mas faz" terá nesta criatura o expoente máximo.
Sem imagem de perfil

De Manuel a 05.11.2022 às 18:32

Eu todos os anos tenho que apresentar o Registo Criminal, mas este ex- presidiário, pode ser presidente de Câmara...só neste país de bananas!!!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.11.2022 às 15:59

O Isaltino, tio daquele rapaz taxista na Suiça, super milionário e amigão do tio, que até sustentava os luxos e demais mordomias dele, Isaltino, é um indivíduo com cadastro criminal. Mas é claro que o povão adora criminosos. E quando um criminoso tem o covil por sua conta, achincalha, javardamente, quem lhe faz frente.
Se a dita Carla Castelo, sempre que falasse nas reuniões de Câmara ou assembleias de Câmara ou locais públicos em que tivesse de invocar a figura do Presidente da Câmara ou de dirigir-se ao Presidente da Câmara e iniciasse o seu discurso do género " Dirijo-me ao Sr. Presidente que, como sabem, é um ex-presidiário que roubou o erário público... ou coisa do género, de certeza que o gajo ia começar a ter uns enfartesinhos até ir rapidamente cucaral#o.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.11.2022 às 16:01

"Claro que com uma administração pública digna desse nome..." Para quem não sabe o que é assédio na administração pública por parte de dirigente incompetentes, escreve isto...
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 04.11.2022 às 16:25

Sei perfeitamente o que isso é.
Para ter uma ideia, eu era o chefe de divisão que deu parecer negativo ao Freeport, e posso garantir que haja especialistas maiores em assédio laboral que o meu então ministro, José Sócrates.
Que lhe posso garantir que não deixou os seus créditos por mãos alheias nessa matéria.
Imagem de perfil

De jpt a 05.11.2022 às 11:43

Que resposta....
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.11.2022 às 18:12

O Isaltino foi a eleições ou não?
Foi eleito democráticamente,ou não?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.11.2022 às 18:35

Alô Bolsonaro, Alô Orban, Alô Trump, Alô Lula mensalão, Alô Putin, estás aí?
Perfil Facebook

De José Carlos Sanches a 04.11.2022 às 19:57

O facto de ser eleito democraticamente não lhe dá direito a comportar-se como um caudilho, nem a governar a Câmara sob o signo do terror. 
Sem imagem de perfil

De Manuel da Rocha a 04.11.2022 às 18:48

Não percebo a indignação do comentadeiro e ainda menos a da vereadora. 
Não é verdade que Carla Castelo usou TODOS os meios disponibilizados pelo BE, para promover o seu movimento cívico? É verdade. O BE foi quem ajudou a legalizar um movimento cívico que andava perdido num tempo que estava a escassear para apresentar a lista de candidatos. Tinha o apoio do Livre que não tinha capacidade para a ajudar. O Volt é mais figura de imagem pois tem um número de militantes demasiado pequeno. 
O Isaltino também foi membro do PSD (saltou fora quando lhe espetaram uma faca nos costados) e ainda é falado como membro do PSD, em vez daquele movimento cívico que até tem tido apoio jurídico pelo PSD e pelo IL.
Não entendo que ache ofensivo dizerem que foi eleita pelo BE, pois tinha o apoio deles e foram quem a ajudou a obter os votos necessários para chegar à Câmara Municipal. 
E "oposição fofinha"? Complicado quando Isaltino tem 8 dos 11 vereadores, sendo que o do PSD também já fez parte do executivo que levou o Isaltino a ser condenado. Resta o do PS, que nada pode fazer, lá vai negociando e a Carla que avança com propostas (umas boas outras mais que péssimas) sem tentar negociar opções. 
Pior está Lisboa, que o Moedas andou a pagar 67 milhões de euros, para comparticipar as ajudas dos 923235465450 movimentos cívicos e 470 partidos/ordens profissionais/sindicatos, que o apoiaram e agora o "Dr. Pedro Simas", sacou 90060 euros por ser consultor, para o seguro de saúde para maiores de 65, ao mesmo tempo que auferia o ordenado de vereador em funções. Ainda há mais substitutos que obtiveram contratos de assessoria, usando um muito conhecido escritório de advogados, sediado em Seia, que assessoria Isaltino. 
Sem imagem de perfil

De Alexandre N. a 04.11.2022 às 23:03

Podes sair do partido mas a ideologia do mesmo não sai de ti.
Quanto ao Sr. Isaltino é uma espécie de Lula em terras lusas com o agravante de a própria lei permitir que o mesmo ocupe de novo cargos públicos.
Mas o povo de Oeiras valley modernista é daqueles que diz - ele rouba mas faz, e está tudo dito.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 05.11.2022 às 18:11

Isaltino recorre à mesma técnica que Trump usa e abusa, própria de gente complexada e extremista: usa alcunhas para os seus adversários. Para trump existia a "crooked hillary", o "sleepy joe", "lying ted",...; para o isaltino é a "vereadora do BE". Podia ser pior, mas o problema de fundo é o mesmo: procura diminuir os opositores recorrendo a esta defesa própria dos adolescentes ..... e complexados!
Sem imagem de perfil

De João Soares a 05.11.2022 às 18:37

Chamar "povão" aos eleitores de Oeiras é não ter noção de ridículo! Segundo quase todos os indicadores sócio-económicos, incluindo os de escolaridade, Oeiras está no topo do país. Povão, são os desformatados que debitam opiniões sobre algo que não fazem a mais mínima ideia, e não a população de Oeiras, que por muito que vos custe, apoia o atual presidente, pesando todos os prós e contras que lhes são apresentados no dia das eleições. Isaltino continua a ser presidente de Oeiras, porque as alternativas que são apresentadas aqui pelos outros movimentos ou partidos, são no mínimo de qualidade muito duvidosa. Até quem substituiu Isaltino enquanto este esteve preso, e que teve a sua oportunidade de mostrar algo novo e de qualidade, falhou redondamente porque tomou a população por parva e de memória curta. Pensou que algumas obras feitas à pressa nos últimos meses do mandato iriam ser suficientes para enganar uma população com a mais alta taxa de licenciados do país? E o parvos somos nós? 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.11.2022 às 20:27

Deviam de ser todos presos...
Sem imagem de perfil

De Miguel a 06.11.2022 às 00:30

Licenciatura é ferramenta. 
Parvos com ferramentas é o que mais há (p. ex. Eu e um telemóvel)

Comentar post


Pág. 1/2



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anonimus

    Concordo.

  • lucklucky

    "poder económico" !?Está a gozar... não há maior p...

  • Silva

    Conversa da treta sobre estudos da treta.O que há ...

  • P. Fernandes

    Não nesse caso. O armazenamento de semente nas pin...

  • cela.e.sela

    podiam aproveitar os 'calitros' para fabricar meta...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2006
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D