Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Pinto da Costa: o ultimo caso

por Jose Miguel Roque Martins, em 17.02.25

Dizer mal de quem morreu, não é muito digno. Normalmente representa uma cobardia agredir quem não se pode defender. Esquecer tudo de menos bom que um defunto disse, fez e praticou, poderá ser piedoso, mas não faz qualquer sentido. Será um acto de hipocrisia vazio de significado.

Escrevo, tudo isto, a propósito da morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, e o alarme mediático, pelo facto de Benfica e Sporting, não terem apresentado oficialmente (ou por outra via) condolências ao FC Porto, nem se terem precipitado num elogio fúnebre, vazios de sentido e de sinceridade.

Jorge Nuno Pinto da Costa, todos reconhecem, transformou o FC Porto, de um clube de segundo plano, numa referência inquestionável do futebol português. Teve imensos méritos e deixa uma extraordinária obra feita. Mas não será antidesportivo que, quem tantas vezes justamente perdeu no terreno de jogo, esqueça tudo o resto. Os insultos, provocações antidesportivas, o incitamento ao ódio regional, de que foi o maior expoente no desporto nacional durante décadas.  Mal comparado, numa versão menos boçal e poderosa, Pinto da Costa, é um precursor do actual presidente Trump. Mesmo que este último venha a apresentar resultados tão bons quanto Pinto da Costa, também não prevejo comover-me, se ainda cá estiver, quando ele morrer.

PS: Possíveis casos de corrupção desportiva e financeira, ao longo do seu mandato, já não seriam tão  originais e exclusivos, mas também não deveriam entusiasmar incondicionalmente quem aqui ainda anda.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De cela.e.sela a 17.02.2025 às 14:45

«o que é bom não se elogia»
diz-se habitualmente «morreu o bicho, ficou a peçonha»
recordo:
Guarda Abel
Apito dourado ...
por mim : RIP
Imagem de perfil

De O apartidário a 17.02.2025 às 15:16

Socialista aldrabão(Presidente junta )e o líder da comunidade do Bangladesh desmascarados

https://youtu.be/STzVyyzoQ10?si=Y0xnvQac876s3r1C

Presidente da Junta socialista(a que corresponde o Martim Moniz) desmascarado e humilhado por advogado na Tv ,canal Rui Pimenta


https://youtu.be/wZfz0ZdUU_k?si=QCxeLrNUL_JEYBTU
Sem imagem de perfil

De cela.e.sela a 18.02.2025 às 09:02

o Doutor Coelho subiu na vida ao serviço do PS e da Respeitável Loja
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.02.2025 às 16:29

Provavelmente a sic, o benfica e o sporting não se lembram de quando os chamados três grandes de lisboa e do país nomeavam o presidente da federação por rotação entre eles. Se Pinto da Costa tivesse sido um anjinho esses privilegiados continuariam a andar impunemente no topo do quero, posso e mando. Ao contrário, ao combater essa casta de intocáveis o FCP com o seu presidente subiu bem mais alto sem fazer parte do ninho dessa casta de aliados confrades artilhados de capas de sacaria de lixo remendadas e chapelaria saloia de cobertura.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.02.2025 às 23:50

Este idiota já escreveu este texto noutro blogue. O que é que se pode fazer? É morcão.
Sem imagem de perfil

De cela.e.sela a 18.02.2025 às 08:59

FCP vai pagar 700 mil ao SLB
Sem imagem de perfil

De Silva a 17.02.2025 às 16:58




A obra de engrandecimento do FCPorto liderado por Pinto da Costa precisa de ser continuada.
É imperativo afastar a direcção de AVB, voltar ao poder no FCPorto, afastar traidores sejam dirigentes, funcionários, antigas glórias e mesmo alguns sócios.
 Os prejuízos causados pela eleição de AVB devem ser pagos pelos sócios com um aumento de cotas. A grande maioria não votou e dos poucos que votaram (comparativamente aos número de sócios) 80% votou em AVB.
Retomar o projecto da academia da Maia abandonada pela direcção de AVB.
Retomar o percurso económico-financeiro das direcções lideradas por Pinto da Costa.
Retomar o combate aos canalhas da comunicação social, comentadores e outros anormais que mentem, omitem e manipulam sobre os factos relevantes sobre a vida do FCPorto.
Retomar o percurso vitorioso na componente desportiva, embora curiosamente seja pouco relevante, pois o que se joga actualmente simplesmente não é futebol.


Este trabalho, por muito grande que seja é muito menor do que o trabalho que Trump terá que efectuar, pois este terá necessariamente que mandar prender e/ou executar traidores.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.02.2025 às 23:56

Meu Deus, tanta bimbalhice! Mais uns meses de PdC e o FCP tinha desaparecido.
Sem imagem de perfil

De aleit a 17.02.2025 às 22:04


O curioso é o Snr Martins, já que trás à "escrita" as "manigâncias" do Snr. Pinto da Costa (falecido), não ter a hombridade de chamar à colação os Mails, as escutas e demais coisas conhecidas e não conhecidas que se passaram e passam com a complacêcia amistosa de V.S.
Como escreve outro comentador, o tempo dos que mandavam nisto tudo já não é o mesmo.
O "System" tornou-se Mais Democrático.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.02.2025 às 23:54

"O "System" tornou-se Mais Democrático."? Por acaso não, ficou a faltar uma passagem pela prisão que foi o que aconteceu a outros que fizeram o mesmo que ele, o grande ídolo dos morcões.
A democracia nesse caso não foi igual para todos. 
Sem imagem de perfil

De Nelson Soares a 17.02.2025 às 23:55

"Os insultos, provocações antidesportivas, o incitamento ao ódio regional". Quando o tema é PdC e o FC Porto, nunca falha a cassete que os media afetos ao clube do regime impuseram durante 40 anos. Os corruptos, arruaceiros e indignos são os "do Norte". Os de Lisboa são virgens vestais, que não compram árbitros, não manipulam nem agridem ninguém. O very light, o elefante branco e Howard King, o autocarro queimado, o coma ao hoquista Filipe Santos, a cabeçada ao Vítor Pereira, o apagão da Luz, as vigarices do Vale e Azevedo, o esquema dos vouchers e da cartilha... são tudo questões menores. O que importa é tentar manchar o currículo de quem foi implacável na defesa do seu clube e transformou os simpáticos Andrades em intrépidos e insaciáveis Dragões. Não gostam, preferiam o antigamente onde os da capital ganhavam à vez?! Temos pena, mas esse tempo não volta. E graças a um lutador e líder inacreditável, que depois de morto ainda vos faz tremer o chão debaixo dos pés. Fizeram bem em não reagir, porque só mostra que homem sabia bem onde estava o inimigo...e que todas as armas eram escassas para o combater. 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.02.2025 às 11:32

Por si e por quem idolatra, um criminoso, o desprezo é a atitude correta. E como sou coerente, estendo o mesmo desprezo a todos como o seu idolo, sejam eles do Norte e do Sul de todas as cores clubisticas.
Quanto ao regime, deve estar a falar no que esteve em peso na inauguração do estádio das Antas (28 de maio), do regime que concedeu o estatuto de utilidade publica ao seu clube 10 anos de o conceder aos restantes e cujos dirigentes eram ilustres representantes do regime antes de 25 de abril de 1974.
Deve ser esse o regime.
Sem imagem de perfil

De Nelson Soares a 18.02.2025 às 14:36

Se fosse mesmo desprezo a atitude correta, escusavas de vir para aqui assoar o ranho. Não trouxe lenços da mão para te ajudar. E historinhas de embalar...eu prefiro as que leio às crianças. Tem juízo!
Sem imagem de perfil

De Nelson Soares a 18.02.2025 às 14:39

Já agora, e por dever de rigor, a cabeçada foi aplicada ao Pedro Proença, sócio confesso do clube que aumenta o PIB do país e o consumo de tinto de pacote ao fim de semana. É assim que eles tratam os deles. Imagina como tratam os "adversários"...
Sem imagem de perfil

De Aleluia da Silva a 18.02.2025 às 13:17

Corrupto benfica e cashball sporting esquecem-se de quando mandavam nisto tudo. Aliás, de como ainda mandam nisto tudo. Nunca foram adversários do Porto. Serão sempre inimigos !
Sem imagem de perfil

De Octávio dos Santos a 18.02.2025 às 17:45

«Mal comparado, numa versão menos boçal e poderosa, Pinto da Costa, é um precursor do actual presidente Trump. Mesmo que este último venha a apresentar resultados tão bons quanto Pinto da Costa, também não prevejo comover-me, se ainda cá estiver, quando ele morrer.»


O texto até que nem estava mau, apesar (como é hábito em JMRM) do excesso de vírgulas. Mas lá tinha que vir um disparate ridículo, típico de quem sofre de TDS... 
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 20.02.2025 às 09:23


O pior do fcp não são   os Macacos ou as Cosmos. São os MST*.
Paladinos da moral e bons costumes, mas que nunca se importaram com as, vamos dizer alegadas faltas de ética, enquanto as vitórias foram pingando. Quando deixaram de ganhar, era tudo gatuno.


*pelo menos o Baldaia nunca saiu da trincheira, na política é só ladrões, no futebol são todos honestos até prova em tribunal

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • henrique pereira dos santos

    É claro que responder a quem não faz ideia de que ...

  • lucklucky

    "Here’s a True Believer insisting it’s *no big dea...

  • lucklucky

    Primeiro: O Governo de Passos, foi mau. Como todos...

  • cela.e.sela

    a CS é toda ela social-fascista e tem vergonha de ...

  • Anonimo

    Os resultados da austeridade foram tão bons que a ...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2025
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2024
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2023
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2022
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2021
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2020
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2019
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2018
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2017
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2016
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2015
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2014
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2013
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2012
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2011
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2010
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2009
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2008
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2007
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D
    248. 2006
    249. J
    250. F
    251. M
    252. A
    253. M
    254. J
    255. J
    256. A
    257. S
    258. O
    259. N
    260. D