Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Um dos grandes problemas económicos da atualidade, são os monopólios naturais do novo mundo digital.
Quem experimenta o Google, nem morto quer voltar para o Yahoo. Há concorrência, há liberdade de outras empresas entrarem no mercado, mas simplesmente não é possível competir. Não porque os custos de infraestrutura sejam imensos, como nos monopólios naturais do passado, mas porque a acumulação de informação do vencedor não é possível de alcançar. E a informação é tudo no mundo digital. Tanto mais que nem o preço ( serviços sem preço aparente) pode compensar a diferença de serviço. Há outros browsers com expressão, como o Edge , Firefox, Safari , Opera e outros. Mas o Google tem mais de 50% do mercado.
Este fenómeno, em menor escala, também acontece nas redes sociais, nas vendas online e em aplicações. É transversal ao mundo digital. È um novo mundo dificil de entender e de regular.
Como resultado, temos hoje um nível de concorrência muito inferior ao passado e sobretudo ao desejável. Monopólio não rima com ótimo social, é exatamente o oposto dos mercados livres que o promovem. Outro problema de maior gravidade, a possibilidade de usar informação colhida pelos seus utilizadores de formas pouco éticas e socialmente úteis, é uma questão á parte, ainda mais complexa, que nem vou aflorar neste post.
A consciência de que se tem que corrigir esta situação é evidente para todos há mais de uma década. Mas nada, com exceção de uma multas ocasionais, tem sido feito.
Ainda não se sabe como lidar com o problema. “Partir” uma Google não é solução aparente. Estamos muito melhor com ela do que sem ela.
Novas soluções terão que ser adoptadas. A obrigação de vender “informação” acumulada e algoritmos a novos concorrentes, poderá ser um caminho. Que também não anula o valor que acrescentou a biliões de consumidores.
Eventualmente ineficaz, sem a imposição de mecanismos que permitam que esses novos motores de busca sejam consultados e acabem por se afirmar ( estamos todos habituados ao Google.....) .
A solução Chinesa, bloquear o Google , só permite que um novo monopólio ( regional) se afirme.
Não é fácil resolver este problema. Mas é necessário.
Porque quando o vencedor ganha tudo, perde a sociedade.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Peço desculpa (alguma mas não toda). Sem conseguir...
dois terços dos visitantes previstosEu tenho a imp...
o Estado vai continuar a candidatar-se a campeonat...
sou Anarca, Agnóstico, Pedreiro-livresomos pobres ...
Sr João Távora, só lhe faltou dizer uma coisa: E m...