Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O título do post replica o título que o Público escolheu para uma entrevista excepcional e excepcionalmente interessante de Carlos Antunes, provavelmente o mais influente modelador da epidemia, da equipa de Manuel Carmo Gomes.
O título da entrevista não é sensacionalista, corresponde mesmo ao conteúdo da entrevista e ao que se consegue perceber que seja o pensamento de Carlos Antunes sobre o assunto.
Tinha feito para meu recreio e instrução um pequeno gráfico que replica o que o Público usou na sua primeira página de dia 13 de Janeiro, que se baseia nas previsões da equipa de Manuel Carmo Gomes por alturas da reunião do Infarmed.
Note-se que confinamento, no conceito associado a esse gráfico, é uma coisa próxima do que Carlos Antunes defende ser a única alternativa para baixar contágios de forma relevante (em oito semanas, ao contrário dos dois meses e meio que estima se não forem adoptadas as medidas que defende): "Daquilo que vejo noutros países, só permitir a saída de casa mesmo só exclusivamente para aquilo que é essencial e só uma pessoa de cada casa. Não ter ninguém na rua.".
Carlos Antunes defende uma experiência social brutal, cujas consequências sociais colaterais negativas ignora, tal como ignora a necessidade de sopesar face às consequências sociais negativas de uma epidemia, apenas com uma base: projecções matemáticas nas quais confia cegamente.
Por isso resolvi usar aqui um gráfico básico, que não discute a primeira e segundas derivadas associadas aos gráficos nowcasting, é mesmo um gráfico básico, básico, pelo que tem um interesse limitado, mas ainda assim, o suficiente para lembrar que antes de embarcar em engenharias sociais radicais com base na certeza científica e na promoção do medo (onde é que já terei ouvido qualquer coisa semelhante?), convém começar por olhar bem para a evidência científica empírica que realmente existe, em vez de a substituir por modelos.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Quer a literatura científica, quer a evidência emp...
De salientar que é sabido e conhecido que os subsc...
E vê alguma crítica? Vê, ouve ou lê alguma notícia...
HPS, ouvindo isto:https://observador.pt/programas/...
HPS,agradeço a colocação no tempo do vídeo que des...