Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O estigma das touradas ou o atentado à nossa gente

por João-Afonso Machado, em 01.09.21

Quero ir à minha vida e a falácia política não deixa!... Concretizando: hoje mesmo, final da manhã, num desses canais que dão o que tiverem a dar ao Poder, discutiam-se as touradas. Intervenientes, além da senhora do programa, um cavalheiro hábil na palavra, não a deixando resvalar para o outra participante, uma senhora, deputada independente, que se perfilou nessa tolice chamada PAN.

O tema, adivinha-se qual é...

Fiquei com a vaga ideia que o dito debatente era Secretário de Estado. Eu daqui lhe envio os meus parabéns. Havia um telefone para o público ao qual tentei aceder - coisa rara! . sem conseguir. Havia uma panóplia de imagens: manifestações contra as touradas, repletas de algumas dezenas de imbecis que tentavam tourear a polícia; e outras do espectáculo, - se calhar por mera coincidência relembrando somente faenas do agora controverso João Moura (porque não Ribeiro Teles, Rouxinol, Ana Baptista e quejandos?)

O dito senhor explicou tudo tintim por tintim, realçando que a cultura nossa é nossa e não é a A.R. que a determina. A senhora deputada mastigava os direitos dos animais, ruminava-os como um bovino qualquer.

Depois, - azar dos azares - os comentários telefónicos dos seguidores do programa, apontavam todos no mesmo caminho... O das modas.

Sendo a questão muito simples. Vou começá-la - imagine-se! - na ictiologia. Nos peixes. Nesses desgraçados que, pescados à linha ou no arrasto, padecem longos minutos de asfixia fora de água! Alô defensores dos animais?!

E nos aviários. Nessas centenas de milhar de pintos e frangos, todos de pena branca, nascidos e crescidos, sem espaço para se movimentarem, em pavilhão estreito, onde engordam e são mortos, rumo aos supermercados. Alô defensores dos animais?!

E no gado leiteiro, acorrentado às grades, comendo ração e despejando leite, até ao dia destinado à sua morte. Alô defensores doa animais?!

E, ao invés, a defesa contra a extinção de espécies - o lince, o grifo, aves diversas, o lobo e tantas outras? Silêncio total. Alô defensores do animais?!

Tudo é demasiadamente óbvio. A tourada é - goste-se ou não - parte integrante da nossa Cultura. E é esta que interessa destruir, por decreto. Em nome de uma pretensa cultura uniformizada, urbana, incaracterística, massificada. O PAN é a guarda avançada, gramnschiniana, de um pretenso mundo novo, em que o que interessa é isso mesmo, o mundo novo, despojado de tradições.

Daí as minhas ganas em conseguir o telefonema, no dito programa, que me foi inviabilizado. E o meu renovado amor à tauromaquia! O mister Costa terá de lidar com esta tensão. Certo é, o PCP é o principal aval da Festa Brava. Eles que vão para as autarquias do Ribatejo e Alentejo anunciar que a tourada é morta...

 



18 comentários

Imagem de perfil

De Cecília a 01.09.2021 às 17:00

e não é que estamos de acordo no que ao PAN diz respeito?  (batizado e rebatizado umas boas vezes)
Imagem de perfil

De João-Afonso Machado a 01.09.2021 às 17:13

Minha Amiga, confesso me espanta!!!
Mas já são dois pontos. É bom.
Imagem de perfil

De Cecília a 01.09.2021 às 17:32

a)  eu já percebi que me acha uma hipster esquerda tofu chique.  mas está enganado...aliás, temos tofus chiques em todos os quadrantes, é por isso que falta sangue na guelra na sociedade...


b) deleito-me a reler frases de Francisco Sá Carneiro pois que aos olhos de hoje parece estar "à esquerda" nas muitas coisas que defende e os que dizem seguir as suas linhas são visados e acusados por elas (a social democracia, neste país, morreu em Camarate...)


c) sempre seguirei o lema uma vez dito por José Afonso:
"Eu sou o meu comité central".
Liberdade individual é algo que prezo: e é por isso que esta estória das touradas me enoja - em nome da liberdade de uns e dos animais, anula-se a crença de outros. Isto não pode estar certo (e, olhe que, não gosto de touradas, de todo consigo gostar, mas sou incapaz de desejar a morte a um homem que toureie ou qualificá-los como inferiores e baseada nesta premissa da inferioridade legislar - ou desejar que se legisle - a bel prazer...) - pensando nisto, acho que qualquer dia os caretos serão proibidos também e banidos da memória coletiva... é que se o #MeToo se lembra...







Imagem de perfil

De João-Afonso Machado a 01.09.2021 às 18:33

Minha amiga eu nada tinha pensado . Sobretudo sobre regimentos políticos, acerca nada de si tinha pensado. achei sempre rea do "contra". Agora confirmo que é.
Odeio a apologética. Por isso a admiro. E por isso escrevo contra quem quer fabricar cabeças, e é o caso das touradas.
Nunca me venham dizer como devo ser...
Um abraço.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.09.2021 às 17:08

as gajas que não querem touradas são as que têm animais em casa  e 'aliviam' nos elevadores.
quanto custa a um país endividado alimentar 7 milhões de cães e gatos enjaulados?


Imagem de perfil

De Cecília a 01.09.2021 às 17:40

isso é porque não se deteve a saber o quanto que "estas almas ecoDeus que ajudam (enjaulando por anos a fio) os pobres animais sofredores" lucram...(falo com conhecimento - e sofrimento pela desilusão - de causa)
Sem imagem de perfil

De pitosga a 04.09.2021 às 19:31


Senhora,
Mona Charen, Senior Fellow at the Ethics and Public Policy Center:

Animals can and should be treated humanely not because they are humane but because we are.
Imagem de perfil

De Cecília a 05.09.2021 às 11:44

Subscrevo inteiramente e por isso mesmo a minha acusação a todos aqueles que deveriam ser mais humanos e menos mercantilistas no que no suposto amor e cuidado aos animais diz respeito.
Criar abrigos com intuitos mercantilistas é do pior que o humano consegue, e fa lo muitas vezes. Acumular animais em abrigos por anos e anos não é amor: é dinheiro em caixa.
Não acuso e nunca acusarei uma pessoa que  deseje para si a eutanásia (tanto que se acusou quem vem com moralismos sobre o assunto) mas é-se violentamente acusado (características dos amorosos eco) quando digo que esta é a solução para muitos animais que por várias razões não serão adotados e não devem permanecer enjaulados para o resto da vida.
Mas como disse, a suposta intenção de saber o que é melhor para o animal é dinheiro em caixa (tal como abrir brecha a doentes para que pratiquem a entanasia é poupar em muitas vertentes)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.09.2021 às 20:09

"Tudo é demasiadamente óbvio. A tourada é - goste-se ou não - parte integrante da nossa Cultura."
Também escarrar no chão ou bater na mulher fazem parte da nossa cultura.
A pena de morte e os autos-de-fé também já foram culturalmente aceites e não é por isso que são recomendáveis.
Nesta coisa das touradas o que me faz confusão é o facto de existirem dois critérios. Se for criador de gado e alguém lhe magoar os animais sem motivo óbvio, acha que é uma maldade; se quem os magoa tiver vestidos uns collans e uma jaqueta com lantejoulas é festa brava, e não faz mal.
Imagem de perfil

De cheia a 01.09.2021 às 23:26

O PAN quer colocar os animais irracionais a mandarem nos racionais.
Um abraço, caro Amigo.
Imagem de perfil

De João-Afonso Machado a 10.09.2021 às 17:30

É isso mesmo, caro Amigo. E eu não quero ser comido por uma galinha, quero comê-la eu.
Grande abraço.
Imagem de perfil

De José Mendonça da Cruz a 02.09.2021 às 00:02

...mas, meu caro João-Afonso, não é preciso chamar a atenção de mais malucos: o PAN já defende o fim da pesca desportiva por considerar que é maus tratos a animais.
Imagem de perfil

De João-Afonso Machado a 10.09.2021 às 17:28

caro José, respondendo muito atrasadamente, o PAN quer tudo o que substituição da poluição actal por um mundo de gente de plástico. Quando chegar a esse capítulo, já cá não estarei e com um bocado de sorte ainda me rio lá do Alto. Abraço.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.09.2021 às 00:47

Para os "Neleiros do PAN" as pulgas têm os mesmos direitos que os cães.
Irão também proibir os pássaros de comerem lagartas, as andorinhas de comer mosquitos e os tubarões de comer otárias?
Como são "Neleiros do PAN", "Neleiros do PAN", "Neleiros do PAN", ninguém leva a mal.   
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 03.09.2021 às 15:04

Nunca vi ninguém do PAN e afins demonstrar qualquer tipo de preocupação com a àguia do Benfica
Sem imagem de perfil

De balio a 03.09.2021 às 17:32


A tourada é - goste-se ou não - parte integrante da nossa Cultura.


Nossa, enfim. De alguns de nós. Eu, por exemplo, há decénios que não vejo uma tourada. Eu, e muita outra gente.


A cultura portuguesa está a evoluir. A tourada não faz parte da cultura de uma percentagem cada vez maior de portugueses.
Imagem de perfil

De Bibliotecário a 05.09.2021 às 23:00


Só escrevo aqui porque chamou-me a atenção o escritor de "Contos da saudade" que me mandou por correio, aqui para a Bairrada, também vir falar duma tradição Portuguesa. Estou de acordo consigo, infelizmente não vou aos toiros desde 2019.



Melhores cumprimentos,
FC


Aviso: o meu espaço é uma biblioteca de desenhos animados, não é de livros, portanto não tem que o visitar.

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com




Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Não é preciso perder tempo com essas questões _ me...

  • Anónimo

    Esta corte pomposa de pedantes pensa sempre em gra...

  • Anónimo

    Em Portugal é na base "olha para o que eu digo e n...

  • Francisco

    A dificuldade em construir ciclovias dentro das ci...

  • Anónimo

    "Não quero emitir julgamentos sobre sistemas de ou...


Links

Muito nossos

  •  
  •  
  • Outros blogs

  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2019
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2018
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2017
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2016
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2015
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2014
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2013
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2012
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2011
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2010
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2009
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2008
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2007
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2006
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D