Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Como se pode verificar pelo video, não sou eu o autor do título deste post.
Vem isto a propósito de uma coisa extraordinária: uma verificação de factos do Público que pretende verificar se a afirmação "As áreas integradas de gestão da paisagem ainda não executaram uma nova gestão".
A coisa extraordinária começa com o PSD de Leiria: "O Governo procedeu à assinatura de protocolos, visando a criação de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem que previssem a implementação de operações integradas de gestão da paisagem. ... Contudo, nada está feito, nada está implementado, excepto aquilo que já estava feito pelas ZIF".
O PSD de Leiria está de acordo com a política do governo de resolver o problema dos fogos através da criação de áreas integradas de gestão da paisagem (com diversos nomes, o mais persistente dos quais as tais ZIF, Zonas de Intervenção Florestal, é o que todos os governos têm vindo a fazer, com os resultados que se conhecem), só tem pena é que o governo não seja capaz de executar (eles dizem implementar, mas perdoai-lhes porque não sabem o que fazem) as políticas que definiu e com as quais, pelos vistos, o PSD Leiria concorda.
Uma oposição assim é o sonho de qualquer governo e essa é a primeira coisa extraordinária desta colunazinha do Público, o facto da oposição não ter políticas alternativas, apenas mágoa pelo facto do governo não cumprir as políticas por si definidas.
A segunda coisa extraordinária é a forma como o Público (H.P., é a assinatura, não sei quem seja, embora suspeite) resolve verificar se é como diz o PSD, ou não.
Foi ver quantas AIGP foram constituídas (70), dessas quantas têm entidade gestora (29) - a ou o jornalista aparentemente não estranha que haja áreas de gestão integrada, seja do que for, que não têm entidade gestora - e, explica, compreensiva a jornalista, é preciso ter em atenção que depois de serem constituídas, depois de haver entidade gestora, ainda é preciso ir falar com os proprietários - a jornalista, aparentemente, não estranha que só depois de terem sido constituídas estas áreas e definidas as suas entidades gestoras é que seja preciso falar com os proprietários.
O melhor de tudo e mais extraordinário?
A jornalista não vê nada feito, diz que tudo indica que realmente não haja nada feito, mas não pode concluir se a frase é verdadeira ou não porque o governo não respondeu às suas perguntas e, claro, sem a fonte da verdade e da vida dizer se realmente andam a brincar aos papéis em vez de encarar os problemas de frente, não se pode concluir que andam a brincar aos papéis e não a encarar os problemas de frente.
Seria totalmente incompreensível que a jornalista fosse verificar os factos independentemente das respostas do governo, isso parece-me claro e evidente para qualquer pessoa de bom senso.
Por mim, podeis continuar, governo, oposição e jornalistas a brincar aos papéis e tenho a certeza que, a manter-se a trajectória actual que desembocará num ano de grandes fogos ali por volta de 2030 (grandes fogos pode haver em qualquer ano, actualmente, estou a falar de situações excepcionais de muitos grandes fogos e com centenas de milhar de hectares ardidos num só ano, destruição de infraestruturas e provável morte de algumas pessoas), logo se verá quem se deve responsabilizar - provavelmente os proprietários, os que têm sido sempre responsabilizados e tem corrido bem - agora governo, oposição, jornalismo, esses não, esses não terão responsabilidade nenhuma, esses andaram como o cão que havia em minha casa, quando eu era miúdo, a correr atrás da sua própria cauda de cada vez que ouvia o motor do carro do meu irmão que era o seu dono, isto é, cheios de actividade, mesmo que a acção seja pouca ou nenhuma.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Existe um país liberal, que por coincidência é o m...
Botswana, ali ao lado 20000 per capita.pppMoçambiq...
Exatamente.Se a eficiência dos médicos, dos políci...
Não, um aspirante a liberal cujo bolso disso não o...
São todos, são todos.No fundo, querem liberalismo ...