Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




ACosta-CavacoSilva.jpg

Aí está o Governo que sai do sonho de António Costa. O xeque-mate resultou. Estava escrito nas estrelas. 

A esquerda está desnorteada. Já só lhe resta Cavaco Silva para exercitar o seu natural papel de oposição. Mas mesmo isso vai acabar em Janeiro. E depois, em quem vai bater o PCP e o Bloco de Esquerda? No Carlos Costa? No futuro presidente? Na oposição?

Vamos ao Governo de Costa, que é um verdadeiro jogador de xadrez na política:

Há muitos ex-governantes de Sócrates (o primeiro-ministro incluído): Augusto Santos Silva, Vieira da Silva, Capoulas Santos e Pedro Marques.

Nota-se uma preocupação com as minorias na composição do elenco governativo.

Há quatro mulheres. 

Há muitos académicos, muitos amigos de António Costa, e muitos políticos. 

Na Justiça? Temos a representante da melhor família de Angola: Uma eficiente procuradora há mais de 30 anos, que ocupou nos últimos oito anos um dos cargos mais importantes do Ministério Público, como procuradora-geral distrital de Lisboa, responsável pelo maior dos quatro distritos judiciais do país. Foi pioneira ao criar um site onde se reporta diariamente a actividade do Ministério Público. 

Próxima de José Eduardo dos Santos.

Para as Finanças? O Centeno, claro. Mário Centeno leva consigo Ricardo Felix Mourinho.

Para a Economia? Manuel Caldeira Cabral, claro. Um parente do Dom Duarte no Governo socialista. Economista e académico da Universidade do Minho. Era próximo de António José Seguro.

Estes dois economistas eram mais do que esperados, pois são considerados os melhores quadros na esfera do PS.

Para os Negócios Estrangeiros? O "amigo" do Sérgio Figueiredo (chamou-lhe uma vez num artigo “O ayatollah de Barcarena”): Augusto Santos Silva (ainda acabarão amigos e aos abraços). A pasta de Santos Silva ganhou importância pois os Assuntos Europeus ficam no Ministério dos Negócios Estrangeiros. O tema Europa passa para as mãos dos Negócios Estrangeiros, o que parece ser um sinal de desvalorização dos assuntos europeus. Margarida Marques será secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

O Mar fica com Ana Paula Vitorino (a "amiga" - espero que se perceba a ironia - de Armando Vara). A ex-senhora dos transportes passa a governar sobre os mares.

De entre as amigas do Primeiro Ministro, constam a Constança Urbano de Sousa que será ministra da Administração Interna e Maria Manuel Leitão Marques que terá a tutela da Presidência e da Modernização Administrativa - levando consigo como secretária de Estado, Graça Fonseca. Ambas são colaboradoras de sempre de António Costa.

Eduardo Cabrita fica como ministro adjunto e é a primeira vez que é Governo. Grande amigo de Vitalino Canas.

Eduardo Cabrita é casado com a ministra Ana Paula Vitorino.

A Defesa foi entregue a Azeredo Lopes, que liderou a Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Foi porta-voz da candidatura de Rui Moreira à autarquia do Porto. Será agora o sucessor de Aguiar-Branco na Defesa. 

Miguel Prata Roque secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Mariana Vieira da Silva (filha do ministro com o mesmo nome) secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro.  

O jurista Miguel Prata Roque, apontado como secretário de estado da presidência do Conselho de Ministros, é o advogado de José Sócrates na providência cautelar interposta contra o CM e a CMTV em relação à publicação de notícias sobre a Operação Marquês.

António Costa jogou em quase todas as frentes. Reparem, pôs o advogado que assina o processo que proíbe o Correio da Manhã de publicar notícias sobre a Operação Marquês e ao mesmo tempo um ex-presidente da ERC vai para o Governo.

O Ministério do Planeamento e Infraestruturas, o ministério que mais caro costuma ser aos socialistas (keynesianos), vulgo Obras Públicas. Fica com Pedro Marques (não Lopes). 

Este economista, que foi secretário de Estado da Segurança Social entre 2005 e 2011, foi um dos responsáveis pela reforma da Segurança Social de 2007, quando o ministério era liderado por Vieira da Silva. 

O meramente político Carlos César será um “super” líder parlamentar.

Diz o Expresso que a ligação institucional entre o Palácio de São Bento e a residência oficial do primeiro-ministro caberá ao secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos (foi por pouco que não apanhámos com o outro... ufa...), também representa qualquer coisa, mas não me lembro bem o quê.

Vieira da Silva volta ao Trabalho e Segurança Social e Capoulas Santos volta à Agricultura.

O ministro da saúde Adalberto Campos Fernandes, ex-administrador do Hospital de Santa Maria, será ministro da Saúde (já confirmou!)

Há dois génios académicos no Governo de António Costa: Tiago Brandão Rodrigues, investigador bioquímico, ocupa a pasta da Educação e Manuel Heitor, professor catedrático do Técnico, antigo secretário de Estado de Mariano Gago, fica com a Inovação, Ciência e Ensino Superior. É a quota dos oficialmente inteligentes.

O Ambiente (renomeado Ministério do Ambiente e Mobilidade) será entregue a João Matos Fernandes, que ocupava até aqui a presidência das Águas do Porto. Isto não será incompatível? Este é o único gestor do Governo.

E a cultura? Essa deram a João Soares, o filho do fundador do PS.

Este patchwork quase levava para o poder alguém de direita, ou um ex-banqueiro, só para que todas a forças de poder estejam representadas. Suspeito que António Costa ainda pensou nisso. Mas não se atreveu a tanto.

Latest news: António Costa acaba de integrar no seu executivo, uma secretária de estado cega: Ana Sofia Antunes. Muito bem!

São Bento já deve estar a preparar uma rampa para handicapé, como num célebre filme do Woody Allen onde o retrato de um homem perfeito era loiro, musculado, fazia ginástica todos os dias, com voz aveludada, e a sua casa perfeita à beira mar tinha uma rampa para cadeirinhas de roda.


6 comentários

Sem imagem de perfil

De comunista a 25.11.2015 às 11:10

vocês são um espetáculo


fosse qual fosse o governo vocês arranjavam sempre críticas não era?


saibam que perder e ganhar faz parte da democracia, agora perderam, mas o povo português teve que gramar 4 anos de ataques aos seus direitos laborais e sociais e foi muito paciente.


vocês ao fim de poucas horas já estão a rasgar as vestes
Imagem de perfil

De João-Afonso Machado a 25.11.2015 às 11:56

Desculpe interrompê-lo, mas ainda não começámos as greves e as manifs e já se está a queixar!
Não, falando a sério, creio que será o comunista e os seus amigos a fazer essas greves e manifs. Como em 2011, lembra-se?


Acredite, pela parte que me toca, assisto a isto tudo com a maior curiosidade e expectativa. Se não perspectivasse piores momentos para todos os portugueses, diria sinceramente: com a maior diversão.
Sem imagem de perfil

De comunista a 25.11.2015 às 16:20

Portanto, segundo o seu pensamento "as" greves (realço a universalidade do artigo) são ilegítimas, bem como "as" manifestações (subentendo que todas, a gramática não engana)
Talvez fosse melhor suspender a democracia ilegalizar a CGTP, assim já ninguém se incomodava, já não se fazia barulho, estava tudo quietinho. Só que os 4 anos de autoritarismo e neo-liberalismo acabaram, pormenor relevante.
O Partido Comunista pode agora deixar a sua marca na governação e talvez as pessoas das classes pobres e médias passem a viver um pouco melhor; talvez tantos jovens não sejam forçados a emigrar e voltem a ter esperança em Portugal. Talvez os direitos adquiridos em décadas de luta possa ser repostos. Talvez os funcionários públicos sejam tratados como merecem e os rendimentos saqueados em nome da troika, indo além da mesma, sejam repostos. E com maior poder de compra a economia possa finalmente arrancar.
Imagem de perfil

De João-Afonso Machado a 25.11.2015 às 18:18

É o que eu digo!
Vocês vivem de comer as palavras dos outros e impingirem os restos ao povo!
Sem imagem de perfil

De comunista a 25.11.2015 às 19:23

só fascistas...


qual o partido da solidariedade e da democracia? e da liberdade? o partido que está sempre ao lado dos trabalhadores, dos desempregados, dos jovens? dos funcionários públicos, sem os quais o Estado paralisava e tão desprezados são pelo pensamento único que o miserável governo de direita impôs?


e qual o partido da cultura, que organiza anualmente uma festa totalmente plural, aberta a todos, fenómeno que nenhum partido pode igualar.


qual o partido que defende a escola e a saúde públicas, acesíveis a todos, mesmo aos sem recursos? que defende os direitos das mulheres, dos homossexuais, que não tem preconceitos contra quem é diferente?


qual o partido que tem obra feita em tantas e tantas autarquias, que tem os deputados mais bem preparados e profissionais do parlamento?


esse partido é o PCP, ao qual muito me orgulho de pertencer, o partido que não tem vergonha de se dizer anti-fascista, contra o neo-liberalismo, contra as privatizações e respectivos despedimentos. contra o trabalho sem direitos e sem regras, a favor do emprego justo e pago dignamente.


um país em que os trabalhadores não têm direitos é um país com os cofres cheios mas com a população na miséria, como sonhava e fazia Salazar. 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.11.2015 às 23:14

E o PCUS também. O sol da terra como dizia o Barreirinhas que era um grande defensor dos homossexuais.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Filipe Bastos

    Perante resposta tão fundamentada, faço minhas as ...

  • Filipe Bastos

    O capitalismo funciona na base da confiança entre ...

  • anónimo

    "...Ventura e António Costa são muito iguais, aos ...

  • lucklucky

    Deve ser por a confiança ser base do capitalismo q...

  • lucklucky

    "que executem políticas públicas minimalistas, dei...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2006
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D

    subscrever feeds