Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Se conseguirem aumentar a imagem, verão que neste mapa estão milhares de pontos. Cada um deles corresponde a uma fotografia de Duarte Belo.
A imagem é da exposição que o Duarte inaugurou hoje na ARCO, no antigo mercado de Xabregas, e que vale a visita.
Se alguém procurar uma exposição de fotografia como objecto estético, é bem possível que a exposição lhe saiba a pouco - não porque não exista qualidade estética nas fotografias, mas porque não é esse o ponto de vista escolhido -, mas para quem, como eu, trabalha com paisagem, é fascinante ver como o Duarte foi fazendo um dos maiores arquivos de imagem de paisagens (em sentido lato) do país, com mais de um milhão e meio de fotografias rigorosamente georeferenciadas.
Espero, e tenho tentado ajudar (o Duarte também, diga-se), que um dia a Maria José Curado consiga ter no Observatório da Paisagem da Universidade do Porto um instrumento de registo, datação e georeferenciação de fotografias de paisagem que possa contribuir para diminuir a iliteracia que temos nesta matéria: mesmo académicos considerados descrevem paisagens míticas como se tivessem existido ontem, o que manifestamente a informação existente demonstra ser falso.
Estou convencido de que no dia em que cada um de nós tiver a possibilidade de ir repetir uma fotografia de há 50, 60, 70 anos, vamos ser mais fácil entender a rapidez e dimensão das alterações que ocorrem todos os dias em paisagens que na nossa cabeça são basicamente imutáveis.
Pode ser que a exposição seja mais um passo para que mais pessoas compreendam o poderoso instrumento de gestão patrimonial que estamos a perder ao desprezarmos o valor da imagem que fixa um determinado momento de uma paisagem.
E mesmo para quem nada disto interessar, a exposição continua a valer uma visita.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
O aeroporto tem de ser em Vendas Novas,para o pess...
O que me entristece é ver estas pessoas contentes ...
Subscrevo, há apenas um senão? parece -me que o CH...
É muito cansativa essa sua técnica de não discutir...
O essencial é podermos estabelecer comparações ent...