Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Já várias vezes disse o que vou escrever agora como, por exemplo, neste post.
Há tempos, por causa das minhas caturrices com a CRESP e João Bilhim, dei-me ao trabalho de ouvir uma audição que o parlamento fez a João Bilhim (o parlamente está formalmente obrigado a ouvir uma série de pessoas de instituições públicas, mas na verdade não escrutina nada do que lhes dizem essas pessoas) e escandalizado com a calma com que ele mentia ao parlamento, dizendo coisas que facilmente se poderia verificar que não eram verdade, resolvi escrever a todos os grupos parlamentares e a todos os deputados que reconheci nessa audição, com a demonstração inequívoca de que João Bilhim tinha mentido ao parlamento.
Nenhum dos grupos parlamentares, e nenhum dos deputados, alguma vez demonstraram a menor preocupação com o facto de alguém lhes mentir descaradamente, o que aliás acabou por funcionar muito bem em matéria de nomeações para cargos dirigentes na administração pública.
Raramente proponho a criminalização do que quer que seja, mas estou mesmo convencido de que mentir ao parlamento (não os deputados, esses devem continuar a ter toda a imunidade que for precisa para dizerem o que quiserem, seja ou não verdade) deveria ser um crime público e que qualquer pessoa se pudesse queixar ao Ministério Público por alguém mentir ao parlamento.
Não gosto da judicialização da política, mas isto é uma coisa diferente, é o reforço das instituições democráticas e do escrutínio do poder.
Se alguém achar que fazer este post, nesta altura, se prende com a TAP, acha muito bem, mas vai muito para além disso.
É importante destacar que há patologias como a mitomania em que a pessoa usa a mentira como forma de apoio para si e neste caso, a causa é mais profunda.
A mentira é, na verdade, um comportamento social. Ou seja, é aprendido e reproduzido desde os primeiros anos de idade.
E por isso é comum que na fase jovem e adulta, a pessoa desenvolva atalhos e procedimentos psicoemocionais para evitar alguns impasses morais e perturbações.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Existe um país liberal, que por coincidência é o m...
Botswana, ali ao lado 20000 per capita.pppMoçambiq...
Exatamente.Se a eficiência dos médicos, dos políci...
Não, um aspirante a liberal cujo bolso disso não o...
São todos, são todos.No fundo, querem liberalismo ...