Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Não fazendo parte do meu panteão, não lhe deixo de reconhecer as qualidades. Quando constatando no cenário devastador que hoje grassa na política internacional, com a impreparação e o amadorismo de quantos governantes, o quase analfabetismo das elites, o vazio nas ideias, torna-se inconsequente não invocar esses lídimos estadistas que vieram encerrar o ciclo dos grandes que imperaram no século XX.
Thatcher foi o anjo e o demónio do conservadorismo inglês. Mais "liberal" do que "conservadora",como acusou Blond; ou promotora de uma verdadeira "revolução cultural" que atacou a velha hierarquia, como descreveu Haseler. Foi a face modernista, dinâmica e liberal do conservadorismo, oposta ao espírito tradicional conservador britânico, decalcado no comunitarismo orgânico tradicionalista.
O Thatcherismo tornou-se simbólico a uma direita mais afeita ao progresso económico (liberal e capitalista), para eles, um alento à razão de ser do Reino e um sinal de optimismo, na crença no progresso e na vitória dos sistemas capitalistas demo-liberais, que encerrou o período da Guerra Fria.
No final de tudo, depois da guerra nas Falklands, também uma reconciliação entre o liberalismo económico, da qual foi arauto, e o sentimento nacional britânico. A paixão vem agremiada com os sentimentos mais revoltantes, pesarosos e inflexíveis, quer na direita tradicional, quer na esquerda. Os primeiros acusando-a de ser a mordaça da tradição e do verdadeiro espírito do partido conservador; os segundos vendo-a como a encarnação do mal, a inimiga das classes trabalhadoras, o verdadeiro Leviatã prestes a dizimar os programas sociais em nome da ideologia.
Foi há 44 anos que se tornou Primeira Ministra.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Os seus coments parecem bastante similares aos "cu...
Diz bem, a começar. Pois outras medidas mais drást...
E quem lê o Público e(digamos) o jornal do pcp e/o...
Os erros ortográficos cometidos por analfabetos (d...
já havia problemas antes da vinda em grande número...