Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Portugal tem um bom nível de liberdade de imprensa. De facto, não há por cá presos por delito de opinião e as poucas pessoas condenadas por opiniões veem, normalmente, as suas sentenças revertidas pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.
Tendo formalmente boas condições para o exercício da liberdade de imprensa, não creio que um jovem jornalista, a iniciar-se, tenha, de facto, as condições subjectivas para o exercício dessa liberdade.
Um factor, ainda que menor neste contexto, são as condições de baixos salários e precaridade. Eu penso que algum conforto económico é uma condição de liberdade e de não-condicionamento. Estando os media a viver momentos economicamente menos bons, não estarão em condições de proporcionar esse conforto que potencia a independência.
Mas não considero que esse seja o principal factor que limitaria a liberdade do nosso jovem jornalista. Na minha opinião, o principal factor é o enorme "groupthinking" que enferma a classe jornalística.
Imaginem o que seria de um jovem, com a natural necessidade de aceitação e validação social pelos seus pares, a colocar as questões incómodas e a ter uma perspectiva diferente da dominante.
Imaginem esse jovem a querer saber quais eram as queixas acerca dos ciganos na zona de Elvas, a ter questões acerca das vacinas ou a não ter Kamala Harris como referência. Facilmente seria olhado de lado nas redações, almoçaria sozinho e seria visto como muito pouco sexy e trendy. Seria apelidado de chegano, chalupa e trumpiano. Como as pessoas tendem a ajustar os seus comportamentos, o nosso jovem cedo abandonaria a quixotesca conduta e afinaria pelo diapasão dominante.
Sim, a liberdade não é feita só de condições objectivas, que, felizmente, até são boas por cá. Existe uma enorme dimensão subjectiva que poderá explicar muita coisa.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Pois, meu caro. Na altura é que a gente vê como re...
Viajavam dois imigrantes e as agressões focaram-se...
Caro AmigoNão resisto a meter o bedelho, para malc...
Os seus coments parecem bastante similares aos "cu...
Diz bem, a começar. Pois outras medidas mais drást...