Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Antes, o governo já tinha decidido, e depois alargado, algum apoio ao pastoreio que presta serviços de gestão de combustível.
Antes, o governo já tinha lançado um programa de fogo controlado, excessivamente ambicioso e com regras que eu acharia melhor redefinir, mas que reconhecem a utilidade social do fogo controlado.
Antes, o governo já tinha dado alguns passos tímidos para ter uma estrutura mais profissional de combate aos fogos.
Tudo isto me parecem boas medidas, tenho-as defendido anos seguidos, mas não será por as ter defendido que elas acabaram por ir entrando, pé ante pé, nas opções do governo, é mesmo porque a realidade tenderá a impôr-se.
Claro que tudo isto me parece escasso, por vezes mal desenhado, mas não tenho a certeza de que se tivesse de ser eu a tomar as decisões as coisas seriam muito diferentes: a política é a arte do possível, e pode ser que não se consiga ir mais longe, como defendo.
Mas é tão raro ter oportunidade para dizer bem de medidas neste sector que, mesmo correndo o risco de estar a apoiar medidas que no concreto são asneiras (não conheço os pormenores, e é nos pormenores que estas coisas se costumam complicar), não gostaria de deixar de passar em branco o essencial: o governo, em especial o que está mais ligado à gestão florestal, está claramente a tentar mudar de agulha em matéria de fogos e gestão florestal, aleluia.
É pena a parte do governo que tem a protecção civil e o combate estar aparentemente, sempre a atrapalhar, mas enfim, é uma questão de tempo até um dia se renderem às evidências.
Confesso que me incomodam mais as parvoíces do movimento ambientalista, de que faço parte (uma parte minoritária, é certo, mas uma parte) que repete o mesmo discurso sobre o assunto desde o anos 80 e a cobertura que a imprensa continua a dar ao reaccionarismo dominante quer no movimento ambientalista, quer no extenso movimento social associado à protecção civil, quer ainda aos autênticos delírios dos dirigentes duns e doutros.
Mas o essencial mantém-se: a água mole, em pedra dura, lá vai dando os seus resultados.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
óptimo, pode alargar a área de fogo controlado par...
Maria,num terreno da minha família foi o Estado qu...
a ideia de que é impossível juntar várias parcelas...
Não sei responder
Se o pagamento é feito contra a demonstração de qu...