Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Lá na favela

por João-Afonso Machado, em 24.04.23

Este artifício a que muitos chamam "democracia" e eu - "hipocrisia -  surge agora com o argumento (ainda a propósito do anedótico Lula) de que não estão em causa as suas ideias (!!!) sobre questões de política externa, mas o facto de ser o presidente eleito do Brasil, país nosso irmão.

É evidente, isto é maganice socialista, falácia que jamais seria usada se uns míseros 5 milhões de brasileiros (míseros como número num total de eleitores que rondará os 200 milhões, nada de histerias hermenêuticas...) tivessem dado a vitória eleitoral a Bolsonnaro, em vez de a Lula. Não, Bolsonnaro jamais poria o pé na «casa da democracia» lusa, por muito eleito, presidente e país-irmão fossem ele e Brasil. A outra falácia que a Esquerda associa a esta - a dos interesses económicos comuns - seria também esquecida. E talvez com razão: de Lula e sobre bens transaccionáveis, desde que chegou cá apenas o ouvi clamando por bacalhau - no prato dele.

Depois ouvi também a inenarrável entrevista ao Dentinho, na RTP1. Que não temos de nos imiscuir em questões de outros países... Que é à mesa das negociações (mediados por uma posta de bacalhau?)... E fiquei percebendo porque as favelas nas grandes cidades - países dentro da Republica Federativa do Brasil - hão sempre de persistir. - O "negócio" não é connosco, não. - E por isso o Exército federal (e muito menos a polícia) não entra lá dentro, não invade as favelas, deixa-as invadir o Brasil e atentar contra a vida e bens das suas gentes .

No fundo a questão é-me indiferente. Lula ou Bolsonnaro - ambos revelam a mais baixa auto-estima política dos brasileiros. A convidar alguém, quanto a mim, - que viesse um descendente do Imperador, o grande humanista que tanto pugnou pelo fim da escravatura. E para nada: perdeu o Trono em consequência, e a vida lá continua o que é...



25 comentários

Imagem de perfil

De O apartidário a 24.04.2023 às 18:51

"Que não temos de nos imiscuir em questões de outros países... " ---------------- Pois não, já aqui no Rectângulo todos podem, aparentemente,meter o bedelho. É um autêntico fungágá da bicharada. 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.04.2023 às 20:51

Nada disso! É um comício do PS! E verá que amanhã a "fiesta" de abril será só deles. Já estão em campanha eleitoral, que esta gente não brinca em serviço.... A máquina da propaganda está a ser oleada, e já se limpam armas para uma vitória eleitoral daqui a um ano. Só assim metem o PR na ordem para o Costa ter pulso livre para dar à sola, sem correr o risco de o Marcelo lhe derrubar o governo ...
Sem imagem de perfil

De mariam a 24.04.2023 às 19:01

Vamos ter um problema sério porque com LULA a fuga dos 300.000 imigrantes do Brasil vão sair  ás pazadas com charters a abarrotar de regresso à sua pátria.
Imagem de perfil

De João-Afonso Machado a 24.04.2023 às 20:18

É isso, deploravelmente isso.
Imagem de perfil

De O apartidário a 24.04.2023 às 20:49

Já agora. O aniversário do regime
A democracia de Abril menospreza por inteiro os problemas que condicionam o nosso crescimento económico e social, preferindo focar-se nas causas que não põem comida na mesa dos portugueses, como o aborto, a eutanásia, os casamentos homossexuais, a adopção de crianças por casais homossexuais e agora, mais recente, a última moda, a oportunidade dos miúdos poderem escolher, em ambiente escolar, o género com que se identificam, seja lá o que isso for!
https://sol.sapo.pt/artigo/797540/o-aniversario-do-regime
Imagem de perfil

De O apartidário a 25.04.2023 às 08:41

Chegados aqui a tal matéria muitos ficam como que paralizados (descontando é claro os também muitos indignados que estão focados apenas nas ditas liberdades, ou libertinagens individuais) e, de tão condicionados, não reagem. 
Imagem de perfil

De O apartidário a 25.04.2023 às 08:44

Bom, valha-nos então (até ver digo eu) a liberdade de fazer uns belos posts 
https://oplanetadosmacacospoliticos.blogs.sapo.pt/uma-especie-de-democracia-42686 
Bom dia para todos. 
Imagem de perfil

De O apartidário a 26.04.2023 às 17:04

Entretanto, e depois da festa e daquela vergonha na Assembleia, temos esta reportagem bem no centro de  Lisboa https://imagenssem.blogs.sapo.pt/26-de-abril-no-centro-de-lisboa-29172
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.04.2023 às 20:30


O número de pessoas a viver na pobreza no Brasil disparou e atingiu 62,5 milhões, o equivalente a 29,4% da população, o maior nível em dez anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número de pobres aumentou 22,7 %   a e m apenas um ano a maior subida desde que o IBGE estadual começou a fazer essa estatística em 2012. (...) 
As regiões mais pobres e onde a escassez populacional se agravou no último ano são o nordeste (48,7%) e a amazónia (44,9%), áreas que foram decisivas para a vitória do líder progressista Luiz Inácio Lula da Silva na eleições presidenciais de outubro (...) O estudo utilizou os  critérios usados pelo Banco Mundial para medir a pobreza.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
"A primeira dama do Brasil, Janja, foi filmada esta sexta-feira numa loja de luxo na Avenida da Liberdade, em Lisboa, onde se encontra a acompanhar o marido, Lula da Silva, na primeira viagem à Europa desde que voltou à presidência. Janja visitou a loja de vestuário masculino de luxo .!...!...!. onde casacos podem custar 2900 euros, gravatas 170 euros e t-shirts 1950 euros." - DN



Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.04.2023 às 10:06

Diz bem, João-Afonso Machado: tudo isto é uma encenação duma grande hipocrisia. Fazem dos portugueses tolos. É extraordinário ouvir o Lula apresentar-se como grande defensor das "democracias e da liberdade", quando sabemos (todos ouvimos) que é tão mais próximo e "amigo" de autocratas de regimes totalitários. 
  
Vou-me prantar em frente à tv para ouvir os encómios que se hão-de fazer uns aos outros; o Lula virá com elogios rasgados dar um "empurrãozinho" ao dr.Costa para lhe promover o governo, enaltecer- lhe o governo, canonizar- lhe o governo em tom de "ajudinha". E o Costa, já insuflado, há-de agradecer. Bem precisa de auto-regeneração... 
Não tenha dúvidas do que vai acontecer : Hoje, neste Dia 25 de Abril, na AR aquilo a que vamos assistir é ao início da campanha eleitoral do governo. Esta gente não dá ponto sem nó e veio tudo a calhar! Repare como tem os "elementos" para um grande espéctáculo de representação. Por isso, hoje, a Casa da Democracia de todos nós será usada  ostensivamente e despudoradamente  como boca de cena para o "show" de abertura da campanha eleitoral do PS. 
Hoje, o Dia da Democracia está ao serviço do PS. L'État cést moi!  
O resto é um cenário cheio de figurantes. Ou nem isso... 

Vai iniciar-se a função! Ouvem-se as pancadinhas de Molière no palco
Imagem de perfil

De O apartidário a 25.04.2023 às 15:20


Sanches Osório, um dos revolucionários de Abril, afirma que o presidente da República devia dissolver o Parlamento. Os argumentos de Marcelo Rebelo de Sousa para não o fazer não convencem e "são os mesmos que Salazar usou" no passado, diz. Lamenta que as pessoas tenham medo de se afirmar e acredita que os civis "odeiam" os militares.
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/sanches-osorio-o-que-fizemos-nestes-quase-50-anos-perdemos-tempo 
Imagem de perfil

De O apartidário a 26.04.2023 às 17:03

Entretanto, e depois da festa e daquela vergonha na Assembleia, temos esta reportagem bem no centro de  Lisboa https://imagenssem.blogs.sapo.pt/26-de-abril-no-centro-de-lisboa-29172
Sem imagem de perfil

De xarneca a 25.04.2023 às 10:11

vão investir no Brasil certamente para fabricar cachaça 51.
«  Lula ontem, dia 16 de agosto/22, no lançamento de sua campanha, bêbado e falando besteiras. A cada besteira um gole de cachaça. Vejam a cara do assessor ...»
«  Lula ironizou Jair Bolsonaro ao dizer que o atual chefe do Executivo o acusava de esconder cachaça em garrafas de água durante atos de ...»
«Washington Luís foi exilado, vivendo muitos anos nos Estados Unidos (https://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos) e posteriormente na Europa (https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa). Regressou ao Brasil (https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil) em 1947»
ao chegar a Lisboa declarou «roupa suja lava-se em família»
Sem imagem de perfil

De Francisco Almeida a 25.04.2023 às 10:19

A propósito deste "artifício a que muitos chamam democracia...".
Na democracia original das cidades-estado todos decidiam sobre tudo. Já então apresentava riscos e desvios mas o aumento das populações e dos territórios tornou-a impraticável. Hoje a democracia é representativa. Tem um só momento democrático, a eleição, e os representantes eleitos governam ou nomeiam os governantes até à próxima eleição. Esta concepção de representatividade é crucial para a democracia. E o governo dos representantes eleitos o único com legitimidade.
Ora em Portugal, já depois do 25 de Abril e tal como em França mas em grau menor, os governos são pressionados e muitas vezes recuam devido a manifestações de rua. É cristalinamente claro que a rua nunca é democrática. E só será legítima se o governo, pela sua actuação, tiver perdido legitimidade. Ou seja, já não for democrático.
É o que se passa em Portugal.
Quem escolhe as listas dos deputados a eleger são os chefes dos partidos ou pequeníssimas cliques que os rodeiam. Assim, qualquer representatividade é meramente residual e o sistema está muito mais próximo de um cesarismo eleitoral do que de uma democracia.
Por outro lado, a legitimidade do césar, do duunvirato ou triunvirato, consubstancia-se nos programas de governo que foram apresentados ao eleitorado. E, logicamente, perde-se pelo incumprimento desses programas ou, por iniciativas fracturantes, legislativas ou governamentais, que não tivessem sido previamente apresentadas ao eleitorado.
É o retrato de Portugal.
Tomando em conta os exemplos históricos, a governos e sistemas sem legitimidade, seguem-se normalmente a desordem revolucionária ou a ditadura. Podendo a segunda impedir ou seguir-se à primeira. 
Bom feriado do 25 de Abril.
Imagem de perfil

De O apartidário a 25.04.2023 às 14:38

"Tomando em conta os exemplos históricos, a governos e sistemas sem legitimidade, seguem-se normalmente a desordem revolucionária ou a ditadura. Podendo a segunda impedir ou seguir-se à primeira. "   --------------- Exactamente, e só o facto de estarmos "encaixados" na UE (a qual, contribui de certa maneira para a nossa decadência, apesar de nos enviar os milhões que impedem a queda imediata,cá está mais um paradoxo que levanta uma questão pertinente; o que pesa mais na decadência? A entrada na UE em 1993 ou a entrada tardia na CEE e o Prec comunista?) impede  o  imediato desfazer do novelo regimental demo-parlamentar. 
Imagem de perfil

De O apartidário a 25.04.2023 às 14:45

Isto é, para além,obviamente, da questão interna da gangrena partidária e da deficiente construção do regime político e eleitoral que permite a tomada do Estado por interesses de partidos ou mesmo de um só partido. 
Imagem de perfil

De O apartidário a 25.04.2023 às 15:40

O Partido Social Democrata é um logro, acho que o PSD devia desaparecer. Agora toda a gente pensa que não tem ideologia; nunca teve, porque é que há-de ter agora? Estão sempre em crise porque não sabem o que querem.

Nuno Rodrigues dos Santos, um dos fundadores do PPD, teve uma frase famosíssima numa dessas crises do partido, em que veio muita gente do norte. Ele tinha feito uma traqueostomia, falava num tom rouco [imita]: "Do norte? Deixa-os vir, quando cá chegarem ficam do sul". E pronto, é esta a situação.

Montenegro disse há dias dias que não queria num governo dele oportunistas, xenófobos, homofóbicos, o discurso do costume. Mas há isso tudo em todos os partidos. Dizem que o Chega só quer o poder. Pergunto: então e os outros, o que querem? Acho isto uma tontaria. Só que a sociedade portuguesa em 2023 está muito mais preocupada com o Ronaldo e com as facadas. Portugal dissolveu-se.

O Dr. Mário Soares percebeu isso muito antes de nós, porque quando na década de 80 se levantou o problema do iberismo - que é um problema que se levanta ciclicamente -, disse que era uma discussão sem sentido, um problema que não existe, porque estamos todos na União Europeia. Com toda a razão. Interessa muito mais ao rei de Espanha ter aqui um alcaide que trata das facadas.

A restauração foi um problema de cento e tal fidalgos, o resto do povo estava, como actualmente, a ver de onde vinham mais subsídios. E os fidalgos andavam entre Lisboa e Madrid. Uns revoltaram-se e os outros foram atrás. Revolução a sério foi em 1385, depois disso não tivemos mais revoluções. Isto e muito mais no seguinte link

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/sanches-osorio-o-que-fizemos-nestes-quase-50-anos-perdemos-tempo

Sem imagem de perfil

De Francisco Almeida a 25.04.2023 às 15:54

Nenhuma das duas (como as que mais pesem, embora ambas pesem). As duas mais relevantes são:
a) O sistema eleitoral que é disfuncional para seleccionar os melhores;
b) A adesão ao EURO em 2002.
Claro que se estivessem seleccionados os melhores ou não se teria introduzido o EURO ou ter-se-iam feito as reformas necessárias.
Como já referiu "O apartidário" a qualidade (competência e ética) dos governantes é essencial- A propósito transcrevo o final do artigo de Helena Garrido no "Observador" de hoje:
 Estabilidade política dada por uma maioria absoluta e muito dinheiro, é uma das lições dos tempos em que vivemos, são insuficientes para garantirem políticas de desenvolvimento. Como em tudo, é na capacidade das pessoas que está o segredo.
Sem imagem de perfil

De pitosga a 25.04.2023 às 12:47

Agora aparece um esquerdalho que pensa que é poeta e perseguido. Os artistas são sempre perseguidos quando não se amáziam com a "situação" de onde vivem. São sempre aclamados por gentalha da sua estirpe, mesmo na cloaca de Judas..
Sem imagem de perfil

De Albino Manuel a 25.04.2023 às 16:17

E que diz o Machadinho da condecoração de São Miguel da Lata, perdão, São Miguel da Ala, dada em Alcobaça por El Rei deixa-me rir, na presença da bisneta do homem das balas dos regicidas, Rainha de Portugal ( 😶‍🌫️🤭🤭)a SAIR Dom Filipe de Orleães e Bragança, que acha que a escravatura até tem explicação?


Antes o Tino das Rãs em Rei que essa criatura neto de traidor e bisneto de usurpador. Sempre seria uma nova dinastia, a quinta, a dos batráquios.


Dá para perceber que o CDS esteja em 1%; com sorte.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.04.2023 às 17:11

Tomaras tu valer um milésimo do que o Lula vale. O Lula é Presidente e o choro é livre. O gado guincha e a caravana passa.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.04.2023 às 19:12

A ganza está barata por aí?
E o luledo? Choco?
Imagem de perfil

De Ricardo A a 25.04.2023 às 20:14

Cada país tem o presidente que merece, o pior é quando se juntam todos. 

Comentar post


Pág. 1/2



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com




Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anónimo

    «...não sei se a dimensão da aceitação social dist...

  • Anónimo

    ana catarina mendes...indigente mental a quem a in...

  • pitosga

    Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg andou na es...

  • O apartidário

    Optimo para uns e muito mau para muitos outros htt...

  • balio

    há muitos fogos pequenos onde há mais gente, mas o...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2022
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2021
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2020
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2019
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2018
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2017
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2016
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2015
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2014
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2013
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2012
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2011
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2010
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2009
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2008
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2007
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2006
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D