Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Imigrantes

por João Távora, em 08.08.24

UK.jpg

A esquerda precisa da permanente reposição de níveis de miséria e insegurança na cidade para acalentar o sonho da revolução. Já a direita não dispensa os migrantes pois não têm melhor bode expiatório para justificar a sua impotência perante o deslaçar da comunidade pelo extremo individualismo. O centro, empurra os problemas, na verdade irresolúveis, com a barriga. Certo é que o caminho da decadência no Ocidente parece inexorável.


23 comentários

Sem imagem de perfil

De IMPRONUNCIÁVEL a 12.08.2024 às 11:24


 

Adoptando o mesmo critério, e considerando a escala do ‘ser da espécie humana’ (desde o seu aparecimento até hoje), seríamos obrigados a dizer que, somos todos migrantes (seja no modo 'EMI-' seja no modo 'IMI-').

 

No caso ‘Português’, essa constatação pode ser confirmada em:

-- Iñigo OLALDE, et al., 2019, “The genomic history of the Iberian Peninsula over the past 8000 years”, Science, 15 mar 2019, vol 363, pp.1230-1234).

-- Jonathan A. HAWS, et al., 2020, “The early Aurignacian dispersal of modern humans into westernmost Eurasia”, The Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), September 28, vol. 117(41).

-- Ludovic, ORLANDO, 2023, “Ancient genomes show how humans escaped europe’s deep freeze”, Nature, 1, march 2023.

 

Na perspectiva científica de ‘Evolução’, a catástrofe de uma coisa, tanto pode ser considerada ‘decadência’ como condição necessária ao ‘progresso’.

 

Na perspectiva religiosa do catolicismo, tendo por referência as palavras da epístola de S. Paulo aos Coríntios, não há ‘evolução’ sem ‘transformação’.

 

A QUESTÃO QUE NOS INTERROGA, é a razão por que neste debate obrigam os seres da espécie humana a cair na dualidade e no impasse, ‘esquerda/direita’, ‘prós-‘/’contra-‘, etc.

 

Sem imagem de perfil

De IMPRONUNCIÁVEL a 12.08.2024 às 12:18

E O 3.º TERMO?

PASSADO e FUTURO … mas, onde está o terceiro termo, o PRESENTE?

Seria assim, --- eternamente condenados à impotência da dualidade, inversa, simetricamente opositiva, em permanente confronto --- presos a essa oscilação dual da qual seria impossível sair – EXCEPTO se não existisse um terceiro termo.

O Presente é a única existência a que temos acesso. A única porta por onde poderemos sair, se quisermos. O Catolicismo chama-lhe a ‘salvação’.

O terceiro termo é aquilo que não ‘é’ nem ‘não é’. Aquilo que nenhum Passado nem nenhum Futuro consegue formalizar ou captar. O terceiro termo, é o constructor (o engenheiro do Impronuncialismo, de «O Que Há-de Vir»), aquele que modifica as peças, as substâncias e as proporções, provocando a mudança nos Passados (naquilo que se concebeu e vivenciou como sendo o real que aconteceu, inevitavelmente, a partir da perspectiva do Presente) e nos Futuros (as utopias, imaginações, certezas, verdades, e absolutos concebidas, inevitavelmente, a partir do Presente).

PASSADO (antes, pai/mãe, progenitores, etc.) e FUTURO (o depois, filho/a, crias, o corolário dos teoremas, interpretações, lógicas e equações feitas no Passado, etc.) … MAS, onde está o terceiro termo, o PRESENTE (o «Espírito Santo»; ou o equivalente no hinduísmo, designado «Âtman»)?

Georges Dumézil escreveu muito sobre essa “Trifuncionalidade do Indo-Europeu”. Pelo menos desde o Rig Veda, há mais de 3700 anos (1700 – 1100 a.C.), o Hinduísmo acredita que o «eu verdadeiro» de cada pessoa (Âtman) é eterno, e que toda a materialidade não passa de avatares, que se sucedem num ciclo contínuo de nascimento-morte-renascimento, onde opera a trindade: Brāman (criação), Shiva (destruição); Vishnu (possibilidade de re-construção).

“Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo”, dizem os Cristãos.

Quem é esse terceiro termo, que se atravessa em todas as dualidades: Passado/Futuro, certo/errado, bem/mal, etc.? Quem é esse ente, que ‘não se deixa ser’ nem ‘formalizar’, que tudo regenera, e provoca a mudança, a evolução, ou a transformação?

 

Comentar post


Pág. 2/2



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Pois...

  • marina

    é assim , para analisar este assunto só contabili...

  • Luis

    Num país como os EUA um artista que fosse estourar...

  • Anónimo

    Muito bem. Partilhei.

  • Anónimo

    Com que então, " Botas" ?...Suspeito que o "Foreig...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2006
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D