Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O novo Governo da Grécia tomou posse esta terça-feira e há decisões que entram em vigor já esta quarta-feira. Não se pode dizer que não seja despachado o novo primeiro-ministro grego.
Vejamos: O salário mínimo sobe para 753 euros, vai readmitir funcionários públicos, vai ser facilitado o pagamento de impostos atrasados e aprovada a electricidade gratuita para 300 mil pobres. Vai ser o país das maravilhas. Como é que vai pagar isto tudo? Diz o chefe do governo grego Alexis Tsipras, que vai financiar isto tudo com o combate à corrupção e à fuga ao fisco. Vai pôr os gregos a pagar impostos? Extraordinário!
Para começar os que poderiam pagar já responderam com a fuga de capitais. Com igual despacho é a debandada geral.
Paralelamente o ministro da Energia do novo Governo grego anunciou esta manhã que o Executivo vai congelar a privatização da empresa de energia PPC, do operador de rede Independent Power Transmission Operator, e dos 67% da Autoridade Portuária do Porto de Piraeus.
Mas o bem intencionado Tsipras cumpriu o prometido e formou um Executivo reduzido (10 ministérios) e está preparado para renegociar a dívida com os alemães que não a querem renegociar.
Ao mesmo tempo e uma das primeiras medidas do novo primeiro-ministro grego, foi distanciar-se da ameaça feita pelos líderes da União Europeia de aumentar as sanções aplicadas à Federação Russa por causa da guerra na Ucrânia. Argumentou que não foi consultado.
Na segunda-feira, após a sua posse, Alexis Tsipras já tinha recebido o embaixador russo – o primeiro em Atenas a ser recebido pelo novo primeiro-ministro.
Esta é a primeira frente de guerra aberta à União Europeia. Poderá a Grécia estar a caminho da saída da União Europeia? A alemã Angela Merkhel continua esperançosa que haja um "aprofundar" da relação de amizade com Tsipras. Qual amizade? É o que apetece perguntar.
Parece claro que a Grécia se prepara para se distanciar do projecto europeu e procurará alternativa a leste, aproximar-se à da Rússia. Mais um muro de Berlim?
O Ministério da Defesa esse deu-o ao partido de direita na coligação. Será uma espécie de jogada de xadrez?
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Portugal tem sério problema de distribuição demogr...
A questão das bichas era muito fácil de resolver. ...
A vacinação, que correu tão "bem", era baseada num...
Portugal, socialista e corporativo: desastre de el...
Porque é que você pode "concluir" e os outros não?