Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O mau comportamento da OMS na presente pandemia é inquestionável. É confrangedora a enumeração de erros e sobretudo omissões excessivamente comprometedoras de sua responsabilidade.
O Presidente Trump, numa jogada politiqueira, anunciou recentemente que os EUA, de longe os maiores contribuintes da OMS, iriam deixar de a patrocinar, pelo seu fraco desempenho na presente crise. Pretende com este anuncio, desviar as atenções das suas enormes responsabilidades no desastre da resposta à pandemia por parte dos EUA. É obviamente um ato de aproveitamento político típico de Trump: ignóbil e que provavelmente nem vai ter consequências praticas.
Não deixa no entanto de ter um aspecto positivo. No pós Guerra, foram muitas as organizações internacionais criadas com o melhor dos propósitos. As Nações Unidas, a Unesco , a FAO, a OMS, entre tantas outras, já representaram um capital de esperança extraordinário.
Infelizmente, com o passar dos anos, tornaram-se em enormes e dispendiosas estruturas burocráticas, funcionando em circuito fechado e cuja relevância prática é muito pequena quando comparada com os seus gigantescos orçamentos. A perspectiva de perpetuidade não estimula o necesssário e constante esforço de fazer mais e melhor.
Como dizem nos EUA, este anúncio poderá ser um “wake up call“ que desperte estas organizações para as suas missões. Ou o inicio do seu fim, abrindo caminho a novas e melhores organizações. Certo é que uma nova ordem internacional é necessária, e as instituições actuais não parecem ter motivação ou capacidade para tal.
José Miguel Roque Martins
Convidado Especial*
* As opiniões manifestadas nos textos de convidados com a assinatura "Corta-fitas" só comprometem os seus autores.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Uma forma de impedir que voltem a ocorrer incêndio...
Acho que ninguém de bom senso e total capacidade m...
Não é somente reduzir o CO2, mas também qualidade ...
Impressiona-me que, tendo aquele caminho de ferro ...
Em minha casa não se usa aspirador, por isso não e...