Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Escrever direito por linhas tortas

por Corta-fitas, em 20.04.20

O mau comportamento da OMS na presente pandemia é inquestionável. É confrangedora a enumeração de erros e sobretudo omissões excessivamente comprometedoras de sua responsabilidade.

O Presidente Trump, numa jogada politiqueira, anunciou recentemente que os EUA, de longe os maiores contribuintes da OMS, iriam deixar de a patrocinar, pelo seu fraco desempenho na presente crise. Pretende com este anuncio, desviar as atenções das suas enormes responsabilidades no desastre da resposta à pandemia por parte dos EUA. É obviamente um ato de aproveitamento político típico de Trump: ignóbil e que provavelmente nem vai ter consequências praticas. 

Não deixa no entanto de ter um aspecto positivo. No pós Guerra, foram muitas as organizações internacionais criadas com o melhor dos propósitos. As Nações Unidas, a Unesco , a FAO, a OMS, entre tantas outras, já representaram um capital de esperança extraordinário.

Infelizmente, com o passar dos anos, tornaram-se  em enormes e dispendiosas estruturas burocráticas, funcionando em circuito fechado e cuja relevância prática é muito pequena  quando comparada com os seus gigantescos orçamentos. A perspectiva de perpetuidade não estimula o necesssário e constante esforço de fazer mais e melhor.

Como dizem nos EUA, este anúncio poderá ser um “wake up call“ que desperte estas organizações para as suas missões. Ou o inicio do seu fim, abrindo caminho a novas e melhores organizações. Certo é que uma nova ordem internacional é necessária, e as instituições actuais não parecem ter motivação ou capacidade  para tal.

José Miguel Roque Martins
Convidado Especial*

* As opiniões manifestadas nos textos de convidados com a assinatura "Corta-fitas" só comprometem os seus autores.


7 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.04.2020 às 16:35

Em quase todas as acções que o Trump, Bolsonoro, Boris (este até há pouco tempo, desde que elogiou o enfermeiro Luís, passou a ter outro estatuto) façam, ainda que tenham um racional adequado, passam sempre da parte dos comentadores não de esquerda, por uma declaração de interesses (tipo: eu até não gosto nada dele) ou de análise de segundas intenções (ele está numa jogada politiqueira ou está a tentar desviar atenções, logo é ignóbil, como se todos os politicas não façam jogadas politicas, veja-se o caso dos nossos).
Ó homem, faz todo o sentido que o Trump (declaração de interesse minha tem uma mulher bem bonita) pressione a OMS, escusava de estar a invocar as más 2ªs intenções.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.04.2020 às 16:50


arre, já é fixação; o trump é uma besta, concordo; é mal educado, de acordo; não se recomenda, nunca me sentaria à mesa para jantar com semelhante ser;
tudo certo, mas o tiro na OMS foi mais que certeiro;

não terá sido ele que iniciou a guerra comercial com os chinos (parece que o Obama já teria falado no assunto; mas não há dúvida que foi ele que lhe deu visibilidade e FORÇA;

e nada como uma pandemiasita "made in china" para lhe dar razão;
dedique-se a criticar este governo e esta senhora Temido que prestava um melhor serviço;
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.04.2020 às 18:19

todas dirigidas por gente anti-ocidente com complexos raciais e coloniais
para distrair Trump é p bombo da festa
eu não atirava foguetes
nem menosprezava o inimigo
Sem imagem de perfil

De José António F. a 20.04.2020 às 18:42

Caro Sr.
Recomendo-lhe o artigo de hoje, no Observador, escrito por João Carlos Espada, no parágrafo sobre a sinistra personalidade do Director da OMS -  pessoa a quem o Sr. não dedica uma linha - alongando-se a criticar azedamente o Presidente Trump, acusando-o de uma resposta desastrosa à pandemia quando, na realidade, foi dos primeiros a reagir instituindo um travel ban aos provenientes da China, e mais tarde do norte de Itália etc, organizando uma task force, liderada pelo Vice-Presidente Mike Pence, com os diferentes departamentos governamentais e autoridades de saúde, seguindo as recomendações dos especialistas em epidemias 
e doenças infecciosas , canalizando todos os recursos federais disponíveis para envio aos estados mais afectados etc. - será por isto que ele é ignóbil...
Com os melhores cumprimentos,
José António F. Silva 
Sem imagem de perfil

De Terry Malloy a 21.04.2020 às 00:00



Realmente, o post carece de coerência interna:


1. "O mau comportamento da OMS na presente pandemia é inquestionável" e confrangedor, pandemia essa a caminho das centenas de milhares de mortos;


2. A OMS é mais uma de "enormes e dispendiosas estruturas burocráticas, funcionando em circuito fechado e cuja relevância prática é muito pequena";


3. É preciso "abri[r] caminho a novas e melhores organizações. Certo é que uma nova ordem internacional é necessária";


4. "Os EUA [são] de longe os maiores contribuintes da OMS";


5. "Deixar[em] de a patrocinar, pelo seu fraco desempenho na presente crise" é uma "wake-up call" e um "aspecto positivo", que poderá "despert[á-la] para as suas missões" ou "abri[r] caminho a novas e melhores organizações [e a] uma nova ordem internacional [que] é necessária";


6. Mas Trump só o fez por aproveitamento político ignóbil.


Isto é, fosse qualquer outro o ocupante da Casa Branca (talvez mesmo o famoso rato Mickey) e seria, pelos motivos expostos pelo autor, a medida adequada.


Mas com este a medida adequada é a errada porque... Trump.




Enfim.







Sem imagem de perfil

De jose miguel a 21.04.2020 às 17:53

Já tive, logo no principio, um sentimento proximo do que os vários comentários reportam: o excesso de ataque ao Sr trump. 
Com o tempo, aparecei-me que para alem de criticas do establishment que não faziam e não fazem sentido, o Sr trump tudo fez para merecer todas as criticas e é um populista perigoso. 
Não respeita a lei, de forma olímpica, toma decisões com base nos seus palpites que já destruíram as relações de confiança com a Europa e irão promover alterações geopoliticas violentas, incita ao ódio, diminuiu o prestigio dos EUA no Mundo, adopta uma política tradicionalmente socialista de deficit publico insustentável para suportar a economia, chantageia  a Ucrânia para beneficio politico proprio, retira os Estados Unidos do Tratado de Paris, enfim, praticamente não acerta uma. 
Considero ser trump o pior e mais perigoso presidente americano da Historia, mais proximo de Chavez , Maduro, Fidel Castro, Putin , do que de qualquer presidente Americano do passado recente ou longínquo. 
Daí não resistir a denunciar mais uma das suas manobras, embora considere que possa ser positiva1
Sem imagem de perfil

De Octávio dos Santos a 22.04.2020 às 20:20

É você o José Miguel que escreveu a «posta» acima? Os comentários anteriores deveriam tê-lo advertido de que aquilo que alinhavou pouco mais é do que uma série de disparates, de falsidades, de «fake news».


«Não respeita a lei»... qual lei? «Toma decisões com base nos seus palpites que já destruíram as relações de confiança com a Europa»... que relações foram «destruídas»? «Irão promover alterações geopoliticas violentas»... quais? «Incita ao ódio»... quando e como? «Diminuiu o prestigio dos EUA no Mundo»... de que modo? «Adopta uma política tradicionalmente socialista de deficit público insustentável para suportar a economia»... na verdade, são os democratas que pugnam sempre pelo aumento da despesa. «Chantageia  a Ucrânia para benefício político próprio»... mentira. «Retira os Estados Unidos do Tratado de Paris»... verdade, e foram muito bem retirados, apenas uma de várias que ele acertou. E mais «do que de qualquer presidente americano do passado recente ou longínquo» com excepção de Ronald Reagan, ele é o que mais contrariou os interesses de ditadores russos, cubanos e venezuelanos. 


Você pouco ou nada sabe do que efectivamente acontece na política norte-americana. Aconselho-o a procurar fontes de informação credíveis que não os habituais órgãos esquerdóides de propaganda nacionais e estrangeiros.

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Uma forma de impedir que voltem a ocorrer incêndio...

  • Anónimo

    Acho que ninguém de bom senso e total capacidade m...

  • Anonimus

    Não é somente reduzir o CO2, mas também qualidade ...

  • Anónimo

    Impressiona-me que, tendo aquele caminho de ferro ...

  • Anónimo

    Em minha casa não se usa aspirador, por isso não e...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2006
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D