Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Empresas a patrocinar abortos

por João Távora, em 28.06.22

mulhergravida.jpg

O artigo de hoje da Helena Garrido no Observador foi para mim como um pontapé na barriga. Talvez porque tenho em boa conta as suas opiniões em geral e sobre economia em particular, e esta seja favorável à banalização do mal na comunicação empresarial que é matéria do meu ofício – na sequência da decisão do Supremo Tribunal várias grandes empresas prometem patrocinar viagens das suas empregadas a outros estados para abortarem. Se sou capaz de entender os conflitos éticos e morais que comporta a opção do aborto, recuso-me a entendê-lo como um “direito humano”. Ao contrário um aborto é uma solução bárbara, que na maior parte das situações pode ser evitado por pessoas providas de vontade.
A questão é: não seria melhor para a reputação das empresas mencionadas no artigo, Disney, JP Morgan e Citi, Levi Strauss, Microsoft e a Apple, patrocinarem a boa utilização dos contraceptivos e uma vida sexual saudável entre os seus colaboradores? Não, porque isso não traz boa imprensa, e porque - suspeito - as consciências da maioria dos seus clientes não suportam enfrentar complexo conflito de valores que encerra uma gravidez acidental sem o resolver literalmente ao pontapé. Afinal tudo se resume a um umbigo. E à facturação, evidentemente. 


19 comentários

Imagem de perfil

De Sofia a 28.06.2022 às 22:15

João, vejo a atitude das empresas como o ato de repúdio a uma lei que tem mais de 50 anos e foi revogada. A mulher têm o direito de escolha! A lei das armas que matam todos os dias inocentes, não mudam, nem procuram solução. Cá já basta cá ver recém-nascidos  abandonados no contetor, mortos e crianças vítimas de maus tratos até à morte.
Sem imagem de perfil

De Anónimo 78 a 29.06.2022 às 14:35

Não é nem nunca foi lei. E por isso a decisão de 1973 foi muitíssimo bem revogada.
A liberdade de que os americanos gozam está protegida pela Constituição. Acho que ninguém - nem as Sofias, as Helenas Garrido ou as Barbaras Streisand deste mundo - se atrevem a defender que, há mais de dois séculos, um grupo de homens ultra-religiosos (por padrões de hoje, mais religiosos do que os europeus por padrões da época) consagraria o direto ao aborto na Constituição. 
A função do SCOTUS é interpretar a Constituição. Não é corrigi-la nem acrescentá-la. Para isso existe um poder Legislativo, a Câmara dos Representantes e o Senado. O SCOTUS cometeu um erro em 1973 e agora corrigiu-o. A Constituição é claríssima. Se não está na Constituição a decisão cabe aos Estado. Por isso os EUA são uma federação e não é uma maioria conjuntural de 9 juízes que pode alterar isso.
Em 1973 o SCOTUS errou 3 vezes. Legislou quando não lhe cabia fazê-lo. Usurpou para um órgão federal, um direito estadual  Finalmente - e isto já pode ser discutível mas para mim é claríssimo, deduzir o direito ao aborto como uma extensão do direito à privacidade é uma aberração em racionalismo jurídico.
A Constituição dos EUA tem, salvo erro, 27 emendas. Se quem de direito - o Congresso - entender que é indesejável deixar que os Estado legislem diversamente, então o caminho é fazer aprovar uma 28ª Emenda, consagrando o direito ao aborto.
Enquanto isso não acontecer, artigos como o de Helena Garrido, comentários como este de Sofia ou bocas como a de Barbara Streisand, estão num patamar pouco diferente das manifestações violentas que começam a fazer lembrar o ataque ao Capitólio
Imagem de perfil

De Sofia a 29.06.2022 às 15:46

Há homens que gostam de viver na pré-história!
A sociedade e as pessoas deviam evoluir.
Estamos em pleno século XXI e sim as mulheres têm livre escolha, sobre o que fazer ao seu corpo.
Os homens do século passado é que descartam os "pequenos problemas" e gostam de fugir às responsabilidade.
As manifestações não têm e nem devem ser violentas.
Nos EUA os cidadãos vão continuar a pagar pela mentalidade e lei e não me admiro que ao longo da história matem mais algum presidente…
Já agora escusa de comentar em anonimato!
Tal como eu tenho a minha opinião, o senhor tem a sua.
Sem imagem de perfil

De Anónimo 78 a 29.06.2022 às 16:41

Não me viu escrever uma linha, uma alusão, fosse o que fosse sobre o sentido da minha opinião sobre o direito ao aborto. E não vai ver.
Racionalmente posso concluir do seu infeliz comentário que, estado de direito, e separação de poderes são assuntos que não a motivam e cuja violação não a incomoda..Ou, pelo menos, que na sua axiomática, o direito ao aborto precede e prejudica esses valores.
Com o risco de lhe dar oportunidade de me chamar sexista, além de troglodita (que vive na pré-história) e retrógrado (que devia evoluir) reconheço desde já que não há volta a dar. O hemisfério esquerdo, que me calhou, e o direito, que tão exuberantemente ostenta, estão condenados a não se entenderem .
Mas não se convença que é (a) dona da razão.
"... e sim as mulheres têm livre escolha, sobre o que fazer ao seu corpo."
Outra questão é saber se têm direito a fazer o que quiserem sobre o ser que os seus corpos carregam. 

Imagem de perfil

De Sofia a 29.06.2022 às 21:49

Primeiro os homens assumem a sua identidade, nem que seja a virtual! Se fossem os homens a engravidar, gostaria de saber se a opinião seria igual. Trazer ao mundo uma criança tem determinados casos não desejada, que a mulher têm a capacidade de sustentar, ou mesmo a que não fazem abortos têm uma datas de filhos, sendo vitimas de maus tratos, muitos deles levando á morte ou ir para adoção que levam anos em democracia é bem melhor!
Sem imagem de perfil

De balio a 30.06.2022 às 12:51


Sofia,
eu sou a favor da liberdade de as mulheres abortarem, porém também eu acho que o Supremo Tribunal dos EUA fez bem em ter eliminado aquele precedente jurídico.
As mulheres devem ser livres de abortar por decisões do poder legislativo de cada país, e não por decisões de juízes não eleitos.
O facto de uma pessoa, como eu, ser a favor do aborto não faz necessariamente com que ela concorde com a forma como o aborto foi permitido nos EUA - mediante uma decisão judicial com fundamento extremamnete contestável.
Imagem de perfil

De Sofia a 30.06.2022 às 18:08

Entendo a sua posição!
Sem imagem de perfil

De pitosga a 30.06.2022 às 22:28

Tal e qual a decisão do Supremo dos EUA que decidiu que a Vida de um escravo não tinha valor e que poderia ser morto pelo dono. O sistema político dos EUA não mudou desde então; o Presidente é eleito pelo povo e é ele quem nomeia os juízes para o Supremo e a história de Roe (é importante ir ver o que ela fez à sua vida) foi politiquice reles.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.06.2022 às 18:45

E o pai? Não tem direito de escolha? Imaginemos que a mãe quer abortar mas o pai não, como é que isso se faz? O pai é eliminado da equação? É só a vontade da mãe que se defende? É isto liberdade?
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 30.06.2022 às 08:25

Isso do homem assumir a paternidade é tão mansplanning e seculo XXI. Roça o bullying. O corpo é da mulher (ou ser gestante), o que de lá sai também a ela e só ela pertence.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.06.2022 às 00:17

Concordo e subscrevo o que diz. Além das convicções pessoais, morais, éticas, sobre a dignidade da vida humana, e da pessoa humana (as minhas e de muita gente), entendo (ab initio), que não se pode usar o aborto como contraceptivo. Que aconteça, que acontece, que há muita miséria física, moral, etc, é verdade. O Aborto como um contraceptivo e, logo, ou vice-versa, como um "direito", isso não porque é contra senso, não faz sentido, é ilógico, até. Matar é um direito? Não é, numa sociedade humanista. Portant, nunca se pode colocar a questão nesses termos, de "direito". Na minha opinião. Obrigada pelo seu texto.
Sem imagem de perfil

De balio a 29.06.2022 às 11:05


"a boa utilização dos contraceptivos e uma vida sexual saudável" não são alternativas ao aborto. Há mulheres que engravidam mesmo utilizando bem os contracetivos e tendo uma vida sexual saudável. Eu ao longo da minha vida conheci pessoalmente três - pessoas educadas, sabedoras, responsáveis - que me disseram que as suas gravidezes tinham acontecido apesar de estarem a praticar "a boa utilização dos contraceptivos e uma vida sexual saudável". (E todas três aceitaram ter os filhos.)



O aborto é uma solução imprescindível, para além d"a boa utilização dos contraceptivos e uma vida sexual saudável". Não são alternativas. São complementares.
Sem imagem de perfil

De balio a 29.06.2022 às 11:06

O aborto não é um direito humano. É, simplesmente, um direito das funcionárias daquelas empresas.
Sem imagem de perfil

De JdB a 29.06.2022 às 12:23

Atendendo a que a fotografia me parece bastante inestética e a roçar uma certa obscenidade gráfica (sim, sou um senhor antigo) acha que o statement que a jovem pintou na barriga se refere ao ser que está lá dentro ou a ela própria? 
Peço desculpa se o meu comentário é indelicado. 
Sem imagem de perfil

De pitosga a 01.07.2022 às 10:59


JdB,
1o.  este tema e a sequência de comentários veio-me garantir (já o sabia) que o de Leça é um anormal, uma besta.
2o.  por bónus conhecemos outro animal — que diz chamar-se sofia.
3o.  quanto a si nunca tropecei nalguma indelicadeza sua. Como bem sabe, bestas é o que há mais por aí. Vá em Paz.
Imagem de perfil

De Sofia a 02.07.2022 às 12:39

Eu adoro animais são melhores que a maioria das pessoas! Obrigada pelo elogio.
Sem imagem de perfil

De Zé Manel Tonto a 03.07.2022 às 01:55

Os animais são melhores que as pessoas, entusiasta abortista, e tristinha porque os eleitores vão poder decidir a lei do aborto nos seus Estados num país onde presumo, não vive.

Só faltava um emoji com uma seringa, e outro com a bandeirnha Ucraniana.

A querida é um meme.
Imagem de perfil

De Sofia a 03.07.2022 às 09:50

Querido Zé Tonto, se vir a minha resposta ao Octávio no outro post vai ver que não sou " entusiasma abortista"!
Vivemos em democracia, são os eleitores que elegem os seus representantes, que supostamente deveriam defender os interesses que quem os elege.
Na realidade a maioria só quer encher o saco.
Seringas tenho muitas no hospital e não ligo a modas parvas da internet que metem tudo igual aos outros só porque sim!
Não se preocupe que eu também não! Há memes piores que eu, tais como os anónimos e os que usam perfis falsos só para comentar.
Eu assumo o meu nome!
Tenha um bom dia.
Sem imagem de perfil

De pitosga a 30.06.2022 às 22:21

Pagar viagens e abortos serão sempre mais baratos do que qualquer apoio à maternidade. Basta fazer as contas com lápis e papel.

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • O apartidário

    Continuação Para esta manipulação do parlamento co...

  • O apartidário

    A 29 de Julho de 1976 o comunista José Rodrigues V...

  • Carlos

    Vou fazer uma lista com as asneiras, só as grossas...

  • balio

    Será necessária uma nova, delicada, definição de c...

  • anónimo

    As divisões territoriais históricas são diferentes...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2006
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D