Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Já conhecemos o retrato: «Um homem frio e inteligente; um líder imperialista e cruel; um ditador cínico e ambicioso; um génio da estratégia e da geopolítica».
Então, o que conseguiu até agora Putin?
Queria anexar a Ucrânia. Mas a conquista da Ucrânia, uma «operação» rápida e simples, está a ser «especial» no sentido em que não sendo rápida, nem simples, é bastante mortal para as tropas russas. Que talvez tomem Kiev com ainda mais pesadas baixas e em vão, para logo se garantirem uma longa guerra de guerrilha. Precisava de espaço vital, talvez obtenha um espaço mortal.
Queria espantar a NATO com o papão nuclear. Mas deu à NATO, uma aliança defensiva, todos e os mais fortes argumentos para se unir, reforçar e expandir. Obtém novas adesões junto às suas fronteiras, a união entre os membros, o reforço generalizado dos orçamentos de defesa, e o reavivar da aliança transatlântica.
Queria alargar o seu espaço económico. Conseguiu uma economia devastada, a quebra de laços comerciais, e a promessa de que a Rússia se tornará subsidiária atenta e veneradora (e explorada) da economia chinesa.
Queria afirmar a sobranceria, do alto do seu petróleo e do seu gás. Conseguiu boicotes parcelares, mas, sobretudo, que a União Europeia pense seriamente na questão energética, procure alternativas, e considere seriamente o regresso e incremento da energia mais limpa do mundo, a nuclear. [De caminho desacreditou a histeria das Gretas deste mundo, e, marginalmente, dos seus seguidores em Portugal.]
Viola o direito internacional, destrói as infraestruturas de um país, mata homens, mulheres e crianças, destroi hospitais, creches, prédios de habitação, e assim conquista o ódio mundial generalizado, enquanto se constitui em criminoso de guerra.
O que suscita a pergunta: será Putin genial ou, sequer, inteligente?
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Olha! Parece quase a história do Cavaco com a Quin...
Calculo que tenha lido uma pequena sátira antiga e...
Parabéns. Excelente ironia da nossa triste realida...
estudei matemáticas dita superiores. nunca levei a...
Sendo tudo isso verdade, e por isso referi no post...