Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O regime de Putin é responsável por tudo que está a acontecer e vai acontecer na crise da Ucrânia. Nem tudo é branco ou preto, mas negar a evidencia de que é a Rússia que está tomar a iniciativa do actual confronto, parece-me apenas delirante. Mesmo que não tenha qualquer importância no rumo dos acontecimentos.
Sou daqueles que têm pena que os EUA, já que a Europa é lamentavelmente um parasita sem princípios em questões de defesa, não tenham assumido a defesa militar da Ucrânia desde o primeiro dia. Acredito que se teria poupado o que já aconteceu e, mais importante, o que parece ai vir. Espero que todos aqueles que sempre criticaram os EUA, porque só intervém por interesse próprio, não tenham um desgosto, por passaram a ser irrelevantes, negligenciáveis, como os Ucranianos, no normal calculo de interesses Americanos na arena internacional.
Putin poderá ser clinicamente um psicopata mas nem está sozinho nem lhe falta inteligência. Não tenho a pretensão de saber o que realmente pensa e o que de facto pretende. Apenas sei que nunca deixará de ponderar custos e benefícios usando cuidadosamente uma balança de precisão.
Já conseguiu estabelecer a sua força, expondo a fraqueza dos EUA e da Europa, aprofundando a sua divisão. O aceno da vaga mãe de todas as sanções foi o melhor que o Ocidente conseguiu, lembrando as bazófias de Saddam Hussein.
Se decidir que não é suficiente e invadir a Ucrânia, o que poderá mais ganhar? Mártires? Trigo? Reconhecimento interno? Afastar as forças de invasão da Nato? O que valerá mais do que sanções?
Talvez o movimento a Ocidente seja na verdade uma aproximação a Oriente.
Certo é que a China parece ser o grande vencedor de um conflito em que não é formalmente parte. Um novo eixo Pequim-Moscovo, parece ser o resultado provável, ou até a causa, de uma crise tão pouco razoável.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Portugal é o único país do mundo onde o mundo do t...
Ó Mariquinhas Sousa, estás aí todo indignado com o...
Eles cresceram formatados exactamente como diz dep...
Em Portugal fruto de uma mentalidade corporativist...
Carlitos, pá! Falta-te mesmo o 3° neurónio ( o tic...