Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Diário da campanha (3)

por João Távora, em 08.03.24

biclca.jpg

Esta campanha eleitoral ficará para mim marcada por um acontecimento lateral, perturbador, acontecido em França há uns dias: a quase unânime consagração constitucional do direito ao aborto. França há muito que se distingue por inaugurar as mais sinistras modas.  Que este tema filosoficamente complexo, de claro conflito de legitimidades, seja assim arrumado de forma simplista como se de um assunto de mera liberdade individual se tratasse, diz muito do caminho que a civilização ocidental vem tomando. Por cá, entristeceu-me assistir ao vivo e a cores à gradual capitulação das forças políticas tradicionalmente conservadoras face aos temas morais e éticos fundacionais da nossa cultura. O júbilo das domésticas minorias progressistas na conquista do centro político, sempre vulnerável às modas era previsível, mas triste. Cuidado, amigos: o hiperindividualismo mata.

Mudando de assunto, tenho esperança de que no Domingo o resultado das eleições resulte no sentido da mudança por cá: que vença um caminho para a libertação do país da repressão estatista que bloqueia a eficiência dos serviços públicos como os hospitais, as escolas, os transportes, enfim; a criação de riqueza e emprego que convida os nossos jovens à emigração. Com os resilientes socialistas a morder os calcanhares à AD nas sondagens, tenho esperança que não venha a ser o Chega a impedir uma solução de governo sólido para reformar, capaz de enfrentar as vicissitudes dum panorama internacional instável, uma dívida ainda sufocante com taxas de juro inflaccionadas, e duma oposição esquerdista, que não poupará energias vocais para agitar a rua por forma a manter o statos quo do empobrecimento socialista e dos pobres com que se alimenta e autojustifica.

Não se espere uma revolução mágica com a hipotética derrota das esquerdas, que Roma e Pavia não se fizeram num dia. Mas acredito que com um governo AD, capaz de convocar os melhores na academia e nas empresas para o serviço público, seja possível a Portugal sair da cauda da Europa. Para que, sem fantasias, se devolva algum entusiasmo aos portugueses que desejem assumir o protagonismo nos seus destinos, construindo um futuro melhor para todos.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De Albino Manuel a 08.03.2024 às 12:29

O primeiro parágrafo não encaixa muito no segundo parágrafo. Liberdade, liberdade, mas pela trela estatal.


 Lamento, o assunto não tem remédio: enquanto houver e mulheres entretidos nos lençóis, é escusado, vão fazer tudo para não terem surpresas de alimentação e birras. A não ser, claro, que optem pelas veredas alternativas. Mas até essas, pelo menos no caso dos homens, estão cheias de riscos para os que não se cuidam.
Sem imagem de perfil

De Cá não há bar a 08.03.2024 às 13:32

No pelcebel,pode lepetil pol favol?
Sem imagem de perfil

De lucklucky a 08.03.2024 às 13:07

Apoio ao Aborto não tem nada que ver com liberdade individual mas é sim contra esta..
É a liberdade individual da mulher vs a da criança. São dois corpos, dois ser humanos vivos. 

Quem vota já não tem risco nenhum de ser abortado.



 "Mas acredito que com um governo AD, que convoque os melhores na academia e nas empresas para o serviço publico, seja possível a Portugal sair da cauda da Europa."



E vai votar num partido socialista como o PSD que não quiz tirar o socialismo da Constituição... estranha direita portuguesa.
Imagem de perfil

De O apartidário a 08.03.2024 às 13:45

Não há direita desde 1974 quando dois partidos que ocupavam esse espaço foram impedidos de concorrer às eleições. Social democracia é centro que gosta de ultrapassar pela direita na "auto-estrada".
Imagem de perfil

De O apartidário a 08.03.2024 às 18:26

E disse centro para não dizer Centro-esquerda. 
Imagem de perfil

De O apartidário a 08.03.2024 às 13:35

Explicador em vídeo. Como se transformam votos em deputados?
Os votos não valem todos o mesmo. Em certas regiões, há votos que têm menos peso na contagem final. Como é que isto acontece? Explicamos neste vídeo.
https://observador.pt/programas/explicador-em-video/explicador-em-video-como-se-transformam-votos-em-deputados/
Imagem de perfil

De O apartidário a 10.03.2024 às 15:44

Circulam nas redes sociais várias publicações que incentivam ao voto nulo ou em branco nas eleições, além da abstenção, por vezes até alegando que se forem maioritários (em número superior aos votos válidos) obrigam à convocação de novas eleições e garantem a redução do financimento dos partidos. Mas também há alguns exemplos de sentido oposto, destacando que os votos nulos ou em branco e a abstenção têm "valor zero" no que concerne aos resultados eleitorais e ao financiamento dos partidos políticos.

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/votos-em-branco-ou-nulos-e-abstencao-tem-valor-zero-nos-resultados-eleitorais
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 08.03.2024 às 13:50

Quanto aos jovens emigrantes, sopram ventos que os podem empurrar de volta ao rectângulo...
Imagem de perfil

De O apartidário a 08.03.2024 às 18:22

Assim tenham condições para fazer vida por cá. Não seria nada mau se assim fosse pois não? 
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 08.03.2024 às 21:23

Não será por opção que regressam. 
Mas a ver vamos, como dizia o Wonder.
Sem imagem de perfil

De Cá não há bar a 09.03.2024 às 14:05

O Wonder não conheço pessoalmente,mas já fiz um dueto com o Stevie. 
Sem imagem de perfil

De balio a 08.03.2024 às 15:11


Que este tema filosoficamente complexo, de claro conflito de legitimidades, seja assim arrumado de forma simplista como se de um assunto de mera liberdade individual se tratasse



Mas é um assunto de liberdade individual. E, sobretudo, não é um assunto filosófico - é um assunto prático. Pragmático.


Hoje já não tanto, porque os métodos contracetivos têm feito muitos progressos, e as pessoas fazem menos sexo devido às redes sociais. Mas, no passado, conheci diversas mulheres que me disseram que tinham engravidado quando estavam a fazer contraceção. Não foi uma nem duas.



Trata-se de um assunto prático. Como eliminar uma criança que não se soube, ou não se foi capaz de evitar? Qual o melhor método, ou seja, o menos mau?


A filosofia é a ciência com a qual e sem a qual fica tudo tal e qual. O aborto não é um assunto filosófico. É uma necessidade prática da vida.
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 08.03.2024 às 15:25

Tão prático como matar o pai para ter a herança quando faz falta e não quando calha
Sem imagem de perfil

De Alberto Mendes a 08.03.2024 às 15:47

Ou um irmão para não ter de dividir a herança. Quem sabe um senhorio para não pagar a renda. Qual o critério do Balio?  É o Balio um representante do escol da nossa academia? Mais parece um gajo de alfama,
Sem imagem de perfil

De claudia a 08.03.2024 às 17:57


Tenho uma solução: ponha-se então a criança aos cuidados exclusivos do pai, que deverá ser bastante.
Imagem de perfil

De henrique pereira dos santos a 08.03.2024 às 18:58

Mesmo que seja o pai a exigir essa solução, legalmente é uma exigência inexistente, a lei determina que é apenas a mãe que pode tomar decisões nessa matéria.
Perfil Facebook

De Júlio Sebastião a 08.03.2024 às 15:38

É, para mim, um mistério como o Lavoura consegue articular palavras. Ou então é paródia.
Sem imagem de perfil

De Cá não há bar a 09.03.2024 às 07:55

Ou então é um bot com a estupidez artificialmente natural de última geração. 
Sem imagem de perfil

De lucklucky a 08.03.2024 às 20:08

"Mas é um assunto de liberdade individual. "



 Está a querer dizer que é um assunto em que a liberdade individual da criança -neste caso viver - compete com a liberdade individual da mãe - neste caso o que lhe apetecer?


Pelo que vem a seguir não parece...
Sem imagem de perfil

De lucklucky a 08.03.2024 às 16:21

Outro ponto, sair da cauda da Europa é mais uma métrica errada, a Europa(UE e as sua vasta burocracia)  haje contra a criação de riqueza, contra a produtividade agricola, é um continente em decadência a todos os níveis a caminho da  pobreza comparativa. 
A única coisa decente que o PSD poderia fazer na Europa era sair do grupo anti-civilização do Partido Popular Europeu que está tomado por estatistas e socialistas conforme o dia da semana. O PPE é um grupo que existe para criar um estado tecnocrático. Onde a opinião da burocracia conta tudo e dos votantes quase nada. 
Sem imagem de perfil

De Albino Manuel a 08.03.2024 às 21:03

"Haje": refere-se à peregrinação a Meca ou é a conjugação de algum verbo?
Sem imagem de perfil

De lucklucky a 09.03.2024 às 00:30

Erro meu.
Sem imagem de perfil

De Cá não há bar a 09.03.2024 às 08:04

O comentador lucky não é português, mas há portugueses a escrever bem pior em português. 
Sem imagem de perfil

De passante a 08.03.2024 às 22:17

acontecido em França


A França suicidou-se em 1789, quando se tornou um país de ladrões e assassinos com linda propaganda a encobrir, e morreu em 1812 às portas de Moscovo. O cadáver levou duzentos anos a apodrecer.


Não é caso único.
Sem imagem de perfil

De Cá não há bar a 09.03.2024 às 08:06

Não é pois não. 
Sem imagem de perfil

De IMPRONUNCIÁVEL a 09.03.2024 às 04:14

“Hashem Al-Ghaili, cientista que trabalha na Universidade de Berlim (Alemanha), criou a solução para a natalidade através do “PRIMEIRO VENTRE ARTIFICIAL DO MUNDO”. A solução, designada “EctoLife”, consiste em 75 laboratórios que conseguem acomodar 400 cápsulas de crescimento, capazes de replicar as condições do ventre de uma mãe. Cada um destes laboratórios é capaz de incubar 30 mil bebés por ano. Com o crescimento a poder ser monitorizado diretamente através do telemóvel dos donos destes procriados (ditos ‘pais’). Os ‘pais’ (que estejam dispostos a pagar) poderão escolher diversos aspetos genéticos dos ditos ‘filhos’: como altura, tom de pele, inteligência, etc.” (The Next Web, 22 dezembro 2022).

 

O desafio é pôr o pensamento fora do cérebro, transpor para outro hardware todas as nossas capacidades cognitivas, incluindo a criatividade. Da mesma forma que os biólogos pensaram em criar vida num laboratório, há atualmente milhares de cientistas em todo o mundo a tentarem colocar a inteligência e as capacidades do corpo humano exterior e anatómico noutro suporte.” (Luís Moniz Pereira, professor catedrático da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, investigador de Inteligência Artificial no Laboratório de Ciência Computacional e Informática, 18nov2018).

Perfil Facebook

De Marques Aarão a 09.03.2024 às 07:22


 "Marcelo tudo fará para evitar Chega no governo"
É INTOLERÁVEL E MERECE SEVERA CONDENAÇÃO UM PRESIDENTE PAPAGAIO, QUE COMETE MAIS UMA AUTENTICA FRAUDE INSTITUCIONAL  AO AMEAÇAR UM PARTIDO DE EXCLUSÃO EM INDECOROSA DISCRIMINAÇÃO, MESMO ANTES DO ATO ELEITORAL E DOS SEUS RESULTADOS. 
OU TAMBÉM È BRUXO SONDADOR?
TEM A PALAVRA A COMISSÃO NACIONAL DE ELEIÇÕES E O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL PARA METER NA ORDEM ESTE MARCELO PLASTIFICADO ESPECIALISTA DESDE SEMPRE EM ARMADILHAS POLÍTICAS. 
ESTÁ NA HORA DE LEVAR UMA CONTUNDENTE LIÇÃO, CASO NÃO TENHA A OMBRIDADE DE SE RETRATAR, EXTRAINDO A CONSEQUÊNCIA EVIDENTE DA SUA RENUNCIA. 
Nota: Inadvertidamente saíram maiúsculas, peço desculpa
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 09.03.2024 às 08:42

Pelos poucos "sítios " por onde ando, só leio referências ao 3⁰ classificado. Estranho... ou não. 
Já a leviandade e criancice com que são tratados é de televar, ainda mais vindo de gente "esclarecida" e "intelectual ".
O wokismo de esquerda e de direita vieram para ficar.

Comentar post


Pág. 1/2



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Muito bem!

  • JPT

    Consultando o portal base.gov percebe-se que o Sr....

  • cela.e.sela

    «As costas da Mina e a da Guiné foram desde o sécu...

  • Valadares

    Siga prà marinha.Muito bem.

  • Anónimo

    Muito bem, nada a apontar


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2025
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2024
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2023
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2022
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2021
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2020
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2019
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2018
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2017
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2016
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2015
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2014
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2013
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2012
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2011
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2010
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2009
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2008
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2007
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D
    248. 2006
    249. J
    250. F
    251. M
    252. A
    253. M
    254. J
    255. J
    256. A
    257. S
    258. O
    259. N
    260. D