Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Discutimos muito frequentemente as vantagens e desvantagens das medidas de combate á Pandemia. O que, em abstrato e sem estimar os beneficios e custos de cada medida, tornam as discussões estereis. È verdade que ainda não existem dados. Mas já começam a existir algumas previsões que nos dão algumas ordens de grandeza.
Ontem o Guardian revelou as ultimas previsões do FMI para o impacto da Pandemia na Economia Mundial: 10,5 biliões de euros.
Este numero não é mais do que uma estimativa (ainda) grosseira das perdas financeiras incorridas pela pandemia, mas é uma ordem de valor informada. Como se pode ver, são muitos os paises que, só este ano, vão perder mais de 10% do seu produto.
Não se conhece o numero de vidas salvas pelas medidas que Estados e individuos tomaram. Apenas como escala, se 10 milhões de vidas forem salvas, cada vida custou , aproximadamente, 1 milhão de Euros. Assumindo os valores desta previsão e que os custos são sobretudo resultantes das medidas de combate á pandemia.
A estes valores financeiros há a somar as vidas perdidas pelo atraso de cuidados médicos ( não encontrei estimativas crediveis) e por aqueles que resultarem de fome, subnutrição e outras caisas de morte associadas á pobreza.
As estimativas de investigadores do Banco Mundial, apontam para que , entre 71 e 100 milhões de pessoas entrem em pobreza extrema, previsões que têm vindo a aumentar ao longo dos ultimos meses. Uma percentagem ( ainda não estimada) desses novos pobres irão morrer.
PS: Ainda estamos longe de perceber os verdadeiros custos da crise economica provocada pelo confinamento. Mas seguramente estamos a falar de um valor por vida salva, muito superior ao que os SNS dos paises desenvolvidos assumem normalmente noutras doenças. Sobretudo se ás vidas salvas subtrairmos as vidas que se vão perder.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
É exactamente isso que tenho vindo a dizer: da mes...
se a imprensa funcionasse sempre assim, [...] não ...
Haverá eleitores e cidadãos que pouco se importam ...
É claro que responder a quem não faz ideia de que ...
"Here’s a True Believer insisting it’s *no big dea...