Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Correu bem

por Jose Miguel Roque Martins, em 12.03.24

As eleições do dia 10, parece-me, trouxeram bons resultados.

A AD ganhou e vai existir um novo governo e orientação. Claro que se não governarem bem, não vai ser por muito tempo: todos o sabem, aumentando a motivação para fazer bem e depressa.  Sermos mal governados não interessa, já temos demais desse tipo de governação, para mal, podemos sempre contar com o PS. O pior que pode acontecer é, recorrendo a medidas populistas, o novo governo conseguir aguentar-se sem governar bem. Tenho esperança que não aconteça.

O Chega, conseguiu mais de 1.1 milhões de votos e, desconfio, foi responsável por uma queda na dramática abstenção das últimas décadas. Ganhou a democracia e ganharam os Portugueses. Os grandes partidos tradicionais perceberam, finalmente, que já não há espaço para ignorarem a maioria silenciosa.

Os riscos de ingovernabilidade, que tanto receio aparenta causar, poderão até ser um incentivo para melhor governabilidade e tantos portugueses que, simplesmente, foram remetidos para a classificação de fascistas inoportunos ( ou sempre ignorados) poderão, agora, passar a ser considerados como potencial eleitorado a ser ouvido nas suas preocupações e aspirações.

O PCP, um anacronismo museológico, continua a dar mostras de declínio acentuado e de extinção. Ao contrário de muitos, não choro o fim deste partido histórico que não me parece ter dado contributos assim tão positivos ao longo dos anos: lembro sobretudo muitas coisas más.

Apenas fiquei um pouco irritado porque, as minhas esperanças, ao princípio da noite, de não ter que aturar o PAN, não se verificaram. É a Democracia. 

 

 

 


27 comentários

Imagem de perfil

De zé onofre a 12.03.2024 às 17:55

Boa tarde, Miguel RM
O Comunismo uma ideologia nascida na segunda metade do séc. XIX. é um anacronismo:
O Liberalismo nascido na segunda metade do séc. XVIII, será o quê?
Zé Onofre
Imagem de perfil

De Jose Miguel Roque Martins a 12.03.2024 às 18:00

Caro Zé Onofre 


O problema do comunismo é que falhou completamente. Já o liberalismo, continua actual porque funciona. 
forte abraço
zm
Imagem de perfil

De zé onofre a 12.03.2024 às 18:10

Viva, Miguel RM
Como a história ainda não acabou, não se pode dizer que o comunismo falhou.
Já o Liberalismo vai de vento em popa com a Exploração dos trabalhadores.
Quando a Imprensa, os comentadores e os partidos começarem a falar verdade e informarem sem rebuços e sem medo que  «

10% mais ricos controlam 76% da riqueza global; 50% mais pobres ficam com 2%»

(em https://www.cnnbrasil.com.br/economia/ )

talvez os explorados abram os olhos. É aí que os comunistas falham, mas certamente aprenderam a lição, espero eu.

Zé Onofre
Desculpe o negrito e o tamanho da letra, mas copiei diretamente do sítio citado e não consegui alterar.
Sem imagem de perfil

De lucklucky a 12.03.2024 às 22:58

Você é que precisa de abrir os olhos. 
Os 10% mais ricos não impedem nada os 50% mais pobres de ser ricos. Vá lá a África ver se o Musk tem alguma coisa que ver com a pobreza no continente.
Tem que ver sim com a barbaridade da sua ideologia socialista e a defesa que fazem de qualquer ditador que diz mal do Ocidente.
Imagem de perfil

De zé onofre a 13.03.2024 às 15:11

Boa tarde, Miguel RM
Pois o sr. Musk não tem nada a haver com a pobreza no Continente Africano. Talvez diretamente não, mas tem quem faça o seu trabalho sujo.
Diz que a causa é "a barbaridade da ideologia socialista". Quem apoiou o Mobutu, Idim Amin, Bocassa, a guerra do Biafra, A secessão do Katanga … o bárbaro Socialismo, não, mas o democrático Liberalismo.
Que fazem as forças militares europeias nas sua antigas Colónias? 
Apoiam Governos corruptos que lhes permitam sacar as riquezas minerais desses territórios?
Quem destruiu a Líbia, para melhor se aproveitar das suas reservas de Gás
natural e do Petróleo?
Quem destruiu o Iraque, devido à sua riqueza petrolífera, mas baseando essa destruição com uma das muitas mentiras do Liberalismo?
Quem destruiu a Jugoslávia depois da Queda do Muro?
Que aconteceu na Europa depois da Queda do Muro?
Onde está a CEE/UE que segundo dizem foi criada para garantir a paz na Europa?
Que fez a OTAN quando o bloco Soviético Caiu e juntamente com ele o Pacto de Varsóvia? Não era de supor que acabado o inimigo se desmantelasse a força que, segundo a propaganda de 41 anos se constituíra para defender a Europa Ocidental do Perigo Vermelho? Não só não se dissolveu como aumentou os seus tentáculos para Leste.
Esta situação que se vive hoje no Mundo também é culpa da Barbárie do Socialismo?
Os milhões de pessoas condenadas à pobreza, à falta de saúde, de habitação, educação que vivem nas grandes Metrópoles do Liberalismo também é causada pela Barbárie do Socialismo?
Certamente que os 10% mais ricos controlarem 76% da riqueza mundial também é culpa da Barbárie Socialista. Ou será que a maldita Barbárie Socialista impede, malditos selvagens, que esses dez por cento controlem apenas os 76% e não 99,9% da mesma?
Se é como diz o Socialismo tem muita força, mas entretanto afirmam com todo o ódio e vingança contra as conquistas que a luta dos trabalhadores sob a bandeira do Socialismo Revolucionário conseguiu. 
Não entendo a vossa lógica de afirmarem o que dizem sobre "os malefícios do Socialismo", quando ao mesmo tempo anunciam com regozijo que o mesmo está enfraquecido e a sua componente mais revolucionária está moribunda. Contradições do "sucesso do Liberalismo".
Boa tarde,
Zé Onofre








































 natural e 










 
Sem imagem de perfil

De lucklucky a 13.03.2024 às 20:35


"Mobutu, Idim Amin, Bocassa, a guerra do Biafra, A secessão do Katanga … o bárbaro Socialismo, não, mas o democrático Liberalismo."

Que saiba URSS, China, Líbia taambém foram dos vários países que apoiaram esses ditadores...podemos olhar para as armas dos seus regimes. 


Curiosamente esqueceste-te do genocida Menghistu e a fase de Terror Vermelho na Etiópia que aplicou  um programa socialista e desatou a matar 1 milhão de pessoas.


"Quem destruiu a Líbia, para melhor se aproveitar das suas reservas de Gás
natural e do Petróleo?" 

E assim se vê como é natural da esquerda apoiar uma ditadura violenta mesmo quando já não existe guerra fria.
"Quem destruiu o Iraque, devido à sua riqueza petrolífera, mas baseando essa destruição com uma das muitas mentiras do Liberalismo?"

Idem, o país nem sequer deveria existir  ,armas químicas foram encontradas.


"Quem destruiu a Jugoslávia depois da Queda do Muro?"

A Jugoslávia Socialista foi criada com violência Comunista. 
Vejo que a esquerda final está contra a autodeterminação dos povos.

Imagem de perfil

De zé onofre a 14.03.2024 às 00:21

Boa noite, sr. Luchlucky
Não vale a pena conversar com o Senhor, e digo senhor porque não tendo uma relação de conhecimento, muito menos de amizade acho que será esse o tratamento que a boa educação sugere. 
Apenas aos meu amigos mais íntimos eu trato por tu. Questões de Educação.
A questão que o sr. me pôs foi de que o Comunismo provocou violência, sangue e morte sem paralelo.
Foi a essa acusação que lhe respondi com o mar de sangue que o Capitalismo Comercial e Colonial e depois o Liberalismo Industrial provocou no Globo Terrestre. Foi apenas para comparar qual a maior corrente.
Contudo, digo-lhe - que não sendo militante de qualquer partido, de direita ou de esquerda - que a minha opinião não se baseia em ver em qual das correntes corre  mais sangue, se no do Capitalismo, ou o do Comunismo. Aliás ainda estou para saber que mudança de sistema económico não provocou rios de Sangue.
A questão que me ponho para tomar partido pelo Liberalismo, ou pelo Comunismo apenas me baseio nas suas ideologias. 
Enquanto o Liberalismo surgiu suportado na exploração do Homem pelo Homem, e assim quer continuar e disso não abre mão, já o Comunismo luta por uma sociedade sem Classes onde os homens, nenhum de todos os Homens viverá da exploração de outro Homem.
Basear o ataque a uma ideologia com base, principalmente nos seus fracassos, é uma falsa questão.
A pergunta a que terá de responder  - em consciência, e a resposta será sua e só sua, mas sem desculpas para assumir a resposta - é:
Defende a exploração do homem pelo homem?
Defende uma sociedade sem classes?
A resposta é sua, mas não use desculpas para assumir o que é.
Boa noite, senhor Luchlucky,
Zé Onofre


Sem imagem de perfil

De lucklucky a 14.03.2024 às 01:57

Isto não é uma conversa, sei muito bem que se  tivesse o  poder a sua ideologia Comunista o autorizava a dar  um tiro na cabeça a quem quer que discordasse de si.
Como é obvio o poder enorme que se arroga o Comunista é muito maior do que qualquer "capitalista explorador" sonha e esse só está interessado no dinheiro não em todas as partes do humano como vocês.
Por onde passaram destruíram o espírito das pessoas dando sempre matanças e genocidios em culturas tão dispares como a cultura Europeia, Asiática ou Africana pois a sua ideologia Comunismo, obriga quem não quer  a ser Comunista. É como o Estado Islâmico e outros similares a  obrigarem alguém que não quer, a ser Islamico, 
Eu estou me tintas para sociedade sem classes, para a exploração do homem pelo homem e quero viver assim. Se você não está e quer viver diferente faça uma comuna com quem concorde e não nos massacre - olhe tem os kibbutz Israelitas como exemplo- ninguém era obrigado a ir para lá.
Mas como a mistura do medo de falhar e ódio profundo a quem pensa diferente têm de destruir todos os que discordam à vossa volta. O Comunismo necessita de tornar todos miseráveis ou mortos.
Imagem de perfil

De zé onofre a 14.03.2024 às 14:12

Boa tarde, sr Luchlucky


Não vou continuar a mostrar fatos que o sr., parto do princípio que seja Senhor,
não quer reconhecer como verdadeira atrocidades humanistas.
Já lhe disse ontem que a sua ideologia é Liberal Capitalista, é um seu direito e opção. Agora não use como desculpa os "crimes" do Comunismo, porque o Capitalismo cometeu muitos mais, como já lho referi. Basta ler os antigos manuais do 3º,4º e 5º anos dos liceus, aprovados pelo Ministério da Educação do Estado Novo. Assuma-se Liberal Capitalista, porque o quer ser. Assim mostrará que é intelectualmente Honesto. Desculpar-se com os erros dos outros é covardia.
Boa tarde,
Zé Onofre  


Sem imagem de perfil

De lucklucky a 14.03.2024 às 18:15

"Já lhe disse ontem que a sua ideologia é Liberal Capitalista, é um seu direito e opção."


Mais uma vez a escrever falsidades como no Pravda ... no Comunismo  não é meu direito de opção ser Liberal Capitalista. 
Todos os Liberais Capitalistas foram mortos ou presos nos regimes Comunistas.
Imagem de perfil

De zé onofre a 14.03.2024 às 21:01

Boa tarde, mais uma vez,
Não se desculpe, mais uma vez, pela sua opção ideológica, usando o anti comunismo.
Assuma-se. Defendo a sociedade Capitalista por que acredito nela. Assuma-se.
Boa tarde,
Zé Onofre
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 14.03.2024 às 10:10


Ze Onofre


Esquece, ou esqueça.
Quando só se sabe usar um martelo, tudo o que se vê à frente são pregos.
Imagem de perfil

De zé onofre a 14.03.2024 às 14:03

Boa tarde, Sr. Anónimo


Antes do mais queria registar a minha surpresa quanto aos nomes mais usados pelos portugueses. Não sabia que "Anónimo" era um nome tão comum.
Felizmente há quem tenha um "martelo" (cérebro) e saiba onde estão os pregos.
Outros não o têm, ou deliberadamente não o querem o usar. 
A História é como o algodão, não engana. E até nem é preciso investigar muito. Basta ler os manuais - aprovados pelo Ministério da Educação do Estado Novo - dos 3º ao 5º ano dos liceus.
Ou se quer esclarecer ou continuar com a cabeça enterrada na areia.
Mas assumam que são Capitalistas, não pelo que "Comunismo" fez porque o Capitalismo tem feito muito pior, mas por opção ideológica. Aceito que se tenha essa opção, mas sem desculpas. A isto chama-se Honestidade intelectual.
Bom dia, sr. Anónimo,
Zé Onofre
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 13.03.2024 às 08:34


Funciona? Sim, mas só para alguns...
Curioso ou não, o liberalismo funciona mas cada vez a classe média (o tal pilar do sistema capitalista, pois produz e consome) vive com mais dificuldades. Se em Portugal a coisa não se nota muito pois sempre fomos uns pobretanas habituados a apertar o cinto, em outras latitudes o fenómeno toma outras proporções. Daí  o crescrimento dos populismos, extremismos, fascismos, ou outro qualquer ismo criado numa qualquer redacção e/ou "thinkTank" para explicar o óbvio: valores como democracia e liberdade são bonitos, mas apenas quando a barriga não está vazia. E "conquistas" e "progressos" são muito bonitos, mas apenas enquanto não há outras prioridades, como meter comida na mesa e vestir os filhos.
Sem imagem de perfil

De lucklucky a 12.03.2024 às 22:53

Tem razão o Comunismo não é um anacronismo.  Pois nunca deixou de ser algo horrível, genocida em todas as épocas em que existiu.


O Comunismo é um movimento reaccionário contra a liberdade de uma pessoa , substituindo a Monarquia Absolutista com algo ainda pior o Estado Absolutista e Totalitário.
Imagem de perfil

De zé onofre a 13.03.2024 às 15:43

Boa tarde, sr. luchlucky
Pois tem toda a razão.
Foram os Comunistas que dizimaram as Tribos da Chamada América do Norte.
Foram os Comunistas que destruíram as Civilizações Asteca e Inca.
Foram os Comunistas que arrasaram as Tribos da Chamada América do Sul.
Foram os Comunistas que transportaram milhões de Negros de África para as chamadas Américas do Norte, Central, do Sul e Caraíbas.
Foram os Comunistas que, no início da Revolução Industrial e do Liberalismo,  punham mulheres, homens e crianças a trabalharem dezasseis horas por dia sete dias na semana.
Foram os Comunistas que deixaram morrer milhões de Negros nos navios Negreiros.
Foram os Comunistas que saqueara as riquezas de África.
Foram os Comunistas que lucraram com o Ouro, a Prata e as pedras preciosas das Américas.
Foram os Comunistas que obrigaram o Japão a abrirem os seus Portos ao Mundo.
Foram os Comunistas que fizeram a Guerra do Ópio contra a China.
Foram os Comunistas que dividiram a África em Colónias a régua e esquadro, segundo os seus interesses.
Foram os Comunistas que mantiveram a guerra dos Trinta anos na Europa.
Foram os Comunistas que fizeram a Guerra Franco-Prussa.
Foram os Comunistas que puseram a Europa a ferro e fogo com as campanhas Napoleónicas.
Foram os Comunistas que desencadearam a primeira Guerra Mundial.
Foram os Comunistas que desencadearam a 2ª guerra Mundial.
Foram os Comunistas que fizeram a Guerra aos Vietnamitas. 
Foram os comunistas que colocaram no Poder Mobutu.
Foram os Comunistas que depuseram Sukarno e o substituíram por Suharto?
Foram os Comunistas que derrubaram Allende.
Foram os Comunistas que impuseram a ditadura militar no Brasil.
Foram os Comunistas que fizeram de Manuel Noriega, colaborador da CIA, no Panamá e depois o foram buscar para o julgarem nos EUAN.
Foram os Comunistas que apoiaram Bin Laden, que depois atacou as Torres Gémeas,
Foram os Comunistas que prepararam Saddamm Hussein, para depois o enforcarem em praça pública ao estilo dos linchamentos do Farwest.
Leia e reflita (se não acredita informe-se nos livros de História) e veja o rio de sangue que o Capitalismo fez e faz jorrar, ainda, por este planeta.
Boa tarde,
Zé Onofre
  
Imagem de perfil

De O apartidário a 12.03.2024 às 17:55

Sem dúvida que vamos continuar a ver as paneleiradas no parlamento e nos média. Mas esse é menor dos problemas, digo eu. 
Sem imagem de perfil

De Cá não há bar a 12.03.2024 às 18:35

Paneleiradas e outras macacadas!
Imagem de perfil

De O apartidário a 12.03.2024 às 18:16

"Os grandes partidos tradicionais perceberam, finalmente, que já não há espaço para ignorarem a maioria silenciosa."  -------- Com mais 600 mil de eleitores (daqueles que ainda se abstiveram) a votar no Chega e o Ventura chegava a primeiro ministro. 
Sem imagem de perfil

De IMPRONUNCIÁVEL a 12.03.2024 às 18:50

O ‘PS’ PERDEU?

 

A ‘Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna’ (SGMAI) não diz isso.

 

Hoje, 12 de março de 2024, a 'SGMAI' no seu ‘site’ diz que o ‘PS’ ganhou (1.759.998 votos, 28,66%, 77 deputados) à ‘AD’ (1.758.035 votos, 28,63%, 76 deputados). Faltando apurar os votos dos 31 Consulados (que atribuirão mais 4 deputados).

 

Ora cliquem, e verifiquem se é verdade ou não.

 

Seria um volte-face, com sérias repercussões políticas…

Imagem de perfil

De O apartidário a 12.03.2024 às 19:20

Obviamente que faltam nessas contas o 3 deputados Psd/Cds pelo circulo da Madeira. 
Sem imagem de perfil

De IMPRONUNCIÁVEL a 12.03.2024 às 19:41

Fico mais descansado.
Sem imagem de perfil

De César a 12.03.2024 às 22:42

Bom texto, boa análise.
Eu não fiquei irritado com a eleição do PAN: faz parte do jogo democrático o surgimento periódico destas agremiações folclóricas, na quql a verborreia é inversamente proporcional ao conteúdo. Puor foi aquela metastase marxusta do "livre" ( só o próprio nome é uma piada) de sonso Tavares, o "inclusivo" caviar. Mas é o que vamos tendo. Alegremo-nos pela esquerda e em particular o socialismo terem sido afastados higienicamente do poder. Por quanto tempo? O máximo possível, de preferência....a eternidade.
Sem imagem de perfil

De balio a 13.03.2024 às 09:28


A AD ganhou e vai existir um novo governo e orientação.


Não. Só vai haver desgoverno e desorientação, uma vez que se tratará de um governo minoritário, sempre a navegar à bolina.
Imagem de perfil

De O apartidário a 13.03.2024 às 14:40

Antes era meia dúzia de malucos (e fascistas, racistas, machistas, etc.). Depois era um grupo, perigoso porque já razoável, de malucos.

Ora o Chega quadruplicou a representação. Mais de um milhão de votantes. São todos malucos? Burros? Asquerosos?

Leituras pode-as haver muitas, mas uma lição do povo é incontornável: em democracia as coisas discutem-se, não se censuram, não se escondem… Da imigração à corrupção, das penas criminais aos impostos ou aos subsídios, as posições do Chega são legítimas – a partir do momento em que é o Tribunal Constitucional que o avalizou e… aprovou – e, discutíveis.

Quem se atreve a excluir tão grande fatia do eleitorado? Linhas vermelhas ou respeito pela democracia?

Por enquanto não sabemos. Sabemos que a ingovernabilidade pode-se instalar, porque a geometria nem sequer permite exigir uma abstenção responsável ao partido de André Ventura, uma vez que a somas das esquerdas ultrapassa AD+IL. A única hipótese que Montenegro tem, rejeitando o PS um bloco central (vão ser líderes da oposição, dizem) para governar é mesmo com o aval do Chega. Que naturalmente defenderá as suas (de mais de um milhão de portugueses) ambições.
https://observador.pt/opiniao/ingovernavel/
Sem imagem de perfil

De anónimo a 13.03.2024 às 19:19


Concordo, a Sra. do PAN fala com quem não conhece pontuação. Vírgulas, ponto e vírgulas, reticências, pontos de exclamação ou de iterrogação, parágrafos, ponto final parágrafo... Hufff.
Talvez por ter que ser a deputada, a presidente, a porta-voz, o plenário decisor... tem que acumular, não é?.
Sem imagem de perfil

De Cá não há bar a 14.03.2024 às 07:18

Acumular é um excelente verbo. Eu acumulo tu acumulas e Ela Acu-mula.

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2006
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D