Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
As eleições do dia 10, parece-me, trouxeram bons resultados.
A AD ganhou e vai existir um novo governo e orientação. Claro que se não governarem bem, não vai ser por muito tempo: todos o sabem, aumentando a motivação para fazer bem e depressa. Sermos mal governados não interessa, já temos demais desse tipo de governação, para mal, podemos sempre contar com o PS. O pior que pode acontecer é, recorrendo a medidas populistas, o novo governo conseguir aguentar-se sem governar bem. Tenho esperança que não aconteça.
O Chega, conseguiu mais de 1.1 milhões de votos e, desconfio, foi responsável por uma queda na dramática abstenção das últimas décadas. Ganhou a democracia e ganharam os Portugueses. Os grandes partidos tradicionais perceberam, finalmente, que já não há espaço para ignorarem a maioria silenciosa.
Os riscos de ingovernabilidade, que tanto receio aparenta causar, poderão até ser um incentivo para melhor governabilidade e tantos portugueses que, simplesmente, foram remetidos para a classificação de fascistas inoportunos ( ou sempre ignorados) poderão, agora, passar a ser considerados como potencial eleitorado a ser ouvido nas suas preocupações e aspirações.
O PCP, um anacronismo museológico, continua a dar mostras de declínio acentuado e de extinção. Ao contrário de muitos, não choro o fim deste partido histórico que não me parece ter dado contributos assim tão positivos ao longo dos anos: lembro sobretudo muitas coisas más.
Apenas fiquei um pouco irritado porque, as minhas esperanças, ao princípio da noite, de não ter que aturar o PAN, não se verificaram. É a Democracia.
O ‘PS’ PERDEU?
A ‘Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna’ (SGMAI) não diz isso.
Hoje, 12 de março de 2024, a 'SGMAI' no seu ‘site’ diz que o ‘PS’ ganhou (1.759.998 votos, 28,66%, 77 deputados) à ‘AD’ (1.758.035 votos, 28,63%, 76 deputados). Faltando apurar os votos dos 31 Consulados (que atribuirão mais 4 deputados).
Ora cliquem, e verifiquem se é verdade ou não.
Seria um volte-face, com sérias repercussões políticas…
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Pouco esperta a sua pergunta.Como é que podemos co...
A bem do contraditório, a crise existencial do jor...
Que comentário tolo. A este nem faltam as penas...
Se o Público não passa de um Esquerda.net temu, po...
Teria sido tão fácil, bastava isto:"Morreu, num ho...