Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
25 de Dezembro Carlos Magno é coroado Imperador. Neste quadro de Durer o imperador Carolingio aparece na orla da velhice, o traço sintetiza o carácter determinado do guerreiro movido pela fé (inabalável e indestrutível). O olhar visionário e vigilante, seguro como um Himalaia, recupera muito do sentido providencial que encarnou.
A coroa é encimada pela cruz, lembrança do Redentor e também redenção dos povos da cristandade. O Pai da Europa que, na senda da mais alta fé, encontrou a unidade onde outrora existiu o caos. O Corpo Místico de Cristo erigiu-se ainda mais alto, afinal, alma profunda que o homem, até à catástrofe revolucionária, não deixou de entender.
Neste tempo de declínio, quando a Europa novamente precisa reencontrar, ou reinventar, o seu caminho no mundo, lembremos Carlos Magno, "quintessência do espírito da Igreja dada ao laicato", como lembrou Plinio Correia de Oliveira, na interpretação concomitante com a providencialidade daquele magnânimo imperador.
Mesmo mais de 1200 anos depois da sua morte o seu espirito continuará a ser a luz determinante no nosso caminho enquanto civilização.
“EUROPA”? O que é isso? Onde começa e acaba, hoje, em 2023? De o que é feita? Para onde vai? Quais e quantos seres da espécie humana vivem nela? Quais foram as primeiras populações humanas ocorridas nessa dita “Europa”?
A dita “Europa” não é aquela que, em Leiden, em 1637, disse: “Duvido, logo penso. Penso, logo, existo”?
A dita “Europa” não é aquela que, amanhã, no dia 28 de dezembro de 2023, no Debate e Exposição que ocorrerá no “Museu do Ser-Humano” (ver ‘Lista Museum’, Universidade de Coimbra http://ml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/), dirá:
1 – “Poderá o Tudo ser feito de Nada? O imaterial sem qualquer matéria? A coisa sem uma coisa? O real sem uma forma? A pátria sem uma nação? O ser sem um corpo? Uma língua sem Pessoa? A identidade sem um território? O nome sem a coisa nomeada? Qualquer crença sem o pó de uma partícula? A consciência sem uma energia?
2 – Qual é o inventário dos conceitos de Real que, para a “Europa”, pode ser objeto de musealização? Qual é o património dos conceitos de Real, para a “Europa”? Para a “Europa”, qual é a próxima fase da evolução humana?
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.