Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Eles gostam é de "engenharias" e andam por cá há muito tempo a destinar as nossas vidas e amestrar as nossas afeições. Uma das actividades preferidas deles é a de mudar os nomes às ruas, normalmente com um intuito de educar o povo para o “progresso civilizacional”. É assim que agora, com os votos do PS, PCP e Bloco de Esquerda, o Campo das Cebolas vai ostentar uma placa toponímica com o nome de José Saramago, como pretendia o executivo de Fernando Medina – o povo, esse continuará a chamar-lhe o nome antigo. E porquê não homenagear o escritor numa dessas “novas centralidades” em evolução na cidade?
Como lisboeta, é para mim uma tristeza imensa a forma despótica como meia dúzia de iluminados vêm apagando os ecos da memória colectiva da minha cidade ao sabor dos eventos políticos ou conveniências das suas clientelas. Lisboa ainda ostenta ruas com nomes antigos que falam do lugar mas já não falta muito para eles destruírem definitivamente a alma cidade e torná-la num insuportável panfleto sobre as virtudes da “modernidade” e dos seus arquitectos. Estamos entregues a uma cambada de brutos e eu não me conformo com isso.
Se percebesse alguma coisa de toponimia, saberia que os nomes das ruas e praças vão mudando com o decorrer dos tempos e tendo em atenção a história. Aos nomes de ruas e praças continuarão a homenagear figuras que em cada momento histórico são consideradas representativas. Existe uma praça em Lisboa com o nome do poeta Chiado, um poeta menor, porque alguém, em tempos, decidiu que se devia chamar assim.
As pessoas, naturalmente, continuarão a chamar à praça Campo das Cebolas se quiserem. Isto é uma polémica sobre nada. Quer a direita queira quer não, o Saramago é o nosso único prémio Nobel da Literatura, celebrado cá dentro e lá fora e considerado um dos maiores escritores do século XX por muitos respeitados críticos. Azarito. Hão-de ficar sempre com essa azia.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Pois, meu caro. Na altura é que a gente vê como re...
Viajavam dois imigrantes e as agressões focaram-se...
Caro AmigoNão resisto a meter o bedelho, para malc...
Os seus coments parecem bastante similares aos "cu...
Diz bem, a começar. Pois outras medidas mais drást...