Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Bond girls" nas Infraestruturas?

por João-Afonso Machado, em 05.06.23

Provavelmente será do conhecimento de todos - mas, em boa verdade, nunca ouvi referido na Comunicação Social este facto: o Ministério das Infraestruturas e o SIS têm as suas instalações no mesmo edifício, separados creio que por um andar intermédio.

Fazem-se muitas amizades no dia-a-dia dos elevadores e esta pode bem ser uma novela, um romance actualizados, ao melhor estilo António Silva/Vasco Santana.

É que a Chefe de Gabinete de Galamba já confessou na CPI ter sido ela a telefonar às "secretas". É verdade, Eugénia Correia não corresponde exactamente ao perfil de bond girl. Mas quiçá uma das suas colaboradoras?... E com o grandes James 007 no andar cimeiro, porque não um telefonema - Oh pá, prega-me aí um cagaço ao Frederico e depois vamos jantar à luz da vela...

Esse telefonema, esse cagaço, inspiram-se na realidade.

E por isso o Governo fica na incómoda posição de ter de ocultar que, entre nós, a rapaziada socialista socializa nos elevadores, mantém a melhor receptividade da velha escola portuguesa, mistura alhos com bugalhos e ameaças com os antigos ramalhetes de rosas.

O Governo, particularmente o 1º Ministro, dadas as sua competências relativamente aos serviços de informação, sujeitava-se mais do que à repreensão à gargalhada. À percepção de quanto tudo é a brincar nesta república. Seria o descrédito total, mesmo contando que possa haver amores pelo meio...

E Eugénia Correia não tem mesmo cara de querer deixar o seu cargo de chefe de gabinete. Aliás já venerando... E se calhar sabe coisas que, em retaliação e nada convindo, podiam depois saltar cá para fora, para a rua. Para este nosso pátio das cantigas.


28 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.06.2023 às 15:02

Deixou-me com a pulga atrás da orelha! Conte lá o que é que sabe que nós ainda não sabemos. Hummm... aqui há gato, de certeza. Será que vem aí "bomba"?
Sem imagem de perfil

De Zé raiano a 05.06.2023 às 15:08

'' xis há muitos, seu palerma! '' 
ou 
''manicómio em auto-gestão''
Sem imagem de perfil

De passante a 05.06.2023 às 18:05

''manicómio em auto-gestão''


Voto nesta resposta. Não há prémios, pois não? 
Imagem de perfil

De O apartidário a 07.06.2023 às 16:55

Sondagem: Marcelo Rebelo de Sousa é o melhor Presidente desde o 25 de Abril (Notícia do Observador dia 5 de Junho) 
Sem imagem de perfil

De balio a 05.06.2023 às 15:50

A Eugénia Correia num jantar à luz de velas? Nem que me pagassem o jantar!
Sem imagem de perfil

De balio a 05.06.2023 às 16:06


o Ministério das Infraestruturas e o SIS têm as suas instalações no mesmo edifício, separados creio que por um andar intermédio


Só mesmo neste país! Então os agentes do SIS, que são supostos sê-lo secretamente, são conhecidos de todos os funcionários do Ministério das Infraestruturas, que com eles se cruzam e conversam na cafetaria e no elevador? Não pode ser!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.06.2023 às 16:34

Antigamente dir-se-ia que a Eugénia Correia "olhava contra o governo". Mas hoje seria mais adequado "a Eugénia olha pelo governo".
Imagem de perfil

De Ricardo A a 05.06.2023 às 19:03

Tenho lido mais sobre psicologia ultimamente e encontrei o seguinte (não na feira do livro) :
A psicologia moderna geralmente tem a intenção de esconder os problemas e minimizar a conduta do Homem (humanidade em geral),como se não fosse precisamente esta a causa de todos os males humanos e sociais. Se as descobertas expostas neste livro forem aceites,a Humanidade poderá num prazo de 10 anos, transformar a Terra num novo Paraíso . Pois o único motivo da situação calamitosa psíquica e socialmente considerando,é o desconhecimento da nossa verdadeira realidade, o que nos deixou até agora sem meios para corrigir o que fazemos de errado. Praticamente abandonamos o comando da realidade, permitindo que a mentira e a desonestidade tomassem conta da vida psicológica e social,assim sendo procurei uma causa inicial que nos impedisse de saber, a princípio pensei que poderia ser a censura, inveja,medo e a alienação, mas com o desenvolvimento da pesquisa fui chegando à conclusão de que a causa estava na conduta de corrupção. A conduta patológica se fundamenta nesse factor; por exemplo, a censura, que é o acto de evitar o conhecimento; o medo,que é o pavor à verdade; a inveja, que é o desejo de destruir o que é bom; e a alienação, que é a intenção de permanecer fora da realidade e do bem. Outro factor muito significativo é que as pessoas alçadas ao poder constituem o maior contigente dos que estão fora da realidade e "afundados" no pântano da corrupção ,basta ver o domínio que exercem sobre os média, impedindo que os povos saibam a verdade . ( do livro de 1991, Libertação Pelo Conhecimento de Norberto Keppe)
Sem imagem de perfil

De Terry Malloy a 05.06.2023 às 22:13


Não haverá aí um equívoco?


As instalações do SIS são no Forte da Ameixoeira.
Imagem de perfil

De João-Afonso Machado a 05.06.2023 às 22:38

Se quiser vá até às actuais do MInfraestruras, suba 2 andares e veja o que se passa por lá. 
Sem imagem de perfil

De balio a 06.06.2023 às 09:31


Qualquer pessoa pode entrar pelo Ministério das Infraestruturas adentro, tomar o elevador sem prestar contas a ninguém e ir até qualquer andar ver o que se passa por lá? Duvido. E ainda mais duvido se esse andar fôr ocupado pelo SIS.
Tenho a vaga impressão de que o João-Afonso Machado está, conscientemente ou involuntariamente, a disseminar fake news.
Imagem de perfil

De João-Afonso Machado a 06.06.2023 às 09:53

Balio, não  diga disparates. Não é qualquer pessoa,  são os funcionários do Ministério.  Chege de Gabinete, as assessoras...
Quanto a haver serviços do SIS no prédio é uma questão de verificar.
E depois dê-se ao trabalho de pensar um bocadinho. - sendo uma mulher com muitos anos de serviço porque Eugénia chamou o SIS, como teve acesso, e não chamou a polícia como o comum dos cidadãos?
.





Sem imagem de perfil

De balio a 06.06.2023 às 10:01


Não é qualquer pessoa,  são os funcionários do Ministério.


Você escreveu "Se quiser vá até às actuais do MInfraestruras, suba 2 andares e veja o que se passa por lá", sugerindo implicitamente que qualquer pessoa pode fazer isso.


Quanto a haver serviços do SIS no prédio é uma questão de verificar.


E como é que posso verificar? Vou lá e pergunto ao porteiro? Ou está anunciado num letreiro à entrada do prédio?
Imagem de perfil

De João-Afonso Machado a 06.06.2023 às 10:29

Balio, o que eu escrevi tem o sentido de "informe-se", confirme.
Quanto ao resto tem razão: não haverá placa nem porteiro a dar instruções. 
Por isso tudo permanece igual, é relativamente fácil o Governo ocultar a verdade e as senhoras manterem o lugar.
Sem imagem de perfil

De balio a 06.06.2023 às 10:39


o que eu escrevi tem o sentido de "informe-se"


Mas informo-me como?


O João-Afonso Machado diz que o SIS tem instalações no mesmo edificio que o Ministério das Infraestruturas. De que foma posso confirmar isso? De que forma isso é "do conhecimento de todos", como o João-Afonso Machado afirma que julga ser? Como pode ser "do conhecimento de todos" se, como o João-Afonso Machado concede, não está anunciado por um letreiro à porta do edifício, nem as pessoas podem livremente entrar no edifício e espiar o que lá se passa?


Diga-me o João-Afonso Machado de que forma concreta eu posso obter confirmação do facto que alega.
Imagem de perfil

De João-Afonso Machado a 06.06.2023 às 11:21

Balio, pelo que vejo não fui feliz na minha tentativa de ironia referindo o conhecimento «de todos».
Como pode entrar no prédio do Ministério sinceramente não sei. Em princípio o acesso não é blindado. Nos 2 andares acima será mais dificil... Tem de puxar pela imaginação.
A minha (fidedigníssima) fonte: uma ex-funcionária do Ministério cuja identidade obviamente não revelo.
Sem imagem de perfil

De balio a 06.06.2023 às 11:46


A minha (fidedigníssima) fonte: uma ex-funcionária do Ministério cuja identidade obviamente não revelo.


Muito bem, portanto, resumindo: uma ex-funcionária informou o João-Afonso Machado de algo que mais ninguém pode facilmente confirmar, uma vez que a entrada no edifício do Ministério está (presumo eu) vedada a estranhos por um segurança. Apesar de o João-Afonso Machado ter conhecimento deste facto por uma fonte puramente privada, ironiza que "toda a gente" também terá conhecimento - presumivelmente, porque "toda a gente" tem contactos privados dentro do Ministério.


Prontos, ficamos assim. Quem quiser acredita naquilo que o João-Afonso Machado diz, mesmo não tendo forma de o confirmar, e quem não quiser, não acredita.
Imagem de perfil

De João-Afonso Machado a 06.06.2023 às 11:51

Balio, a primeira parte do que diz é uma verdade de La Palisse. A segunda é a não compreensão da ironia. 
Se o Balio está interessado em confirmar (acho muito bem) tem de tentar os mesmos meios. Se consegue ou não - não sei.
E agora, sff, deixemos o resto da manhã para outros afazeres.
Sem imagem de perfil

De balio a 06.06.2023 às 12:01


Se o Balio está interessado em confirmar tem de tentar os mesmos meios.


Tenho, pois, que tentar conhecer algum ex-funcionário do Ministério e tornar-me suficientemente íntimo dele para que ele me revele coisas que, em princípio, não revelará facilmente a qualquer pessoa.


Não me parece nada óbvio de que forma eu, ou a generalidade das pessoas, possa por em prática tal método.
Imagem de perfil

De João-Afonso Machado a 06.06.2023 às 11:23

Já agora; Balio, repare como o comentário do Antº Maria Lamas vai dar ao mesmo, muito mais assertivamente.
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 06.06.2023 às 10:15


Que retrógrados... pode perfeitamente ter sido um bond boy a desviar atenções do Jaime Bond lusitano.


Entretanto... já há localização do novo aeroporto? Acabou a crise de habitação em Lisboa, perdão, no país? E a seca, terminou? A Justiça funciona finalmente? Os portugueses já recuperaram poder de compra?
Perfil Facebook

De Antonio Maria Lamas a 06.06.2023 às 10:26

E se calhar, além do elevador, partilham a cama.
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 06.06.2023 às 13:04

Caro António Maria Lamas,
Excelente e assertivo comentário.
Remeto para a sabedoria popular:
" Gostos não se discutem"
" À luz da candeia não há mulher feia".
Acrescento se, realmente, tiver razão (na hipótese que coloca) há homens com coragem e que sabem ver para além das aparências.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.06.2023 às 07:52

Caro Pedro Oliveira, julgo que o João-Afonso Machado não se estava a referir à Eugénia Correia, porque diz:
«Eugénia Correia não corresponde exactamente ao perfil de bond girl. Mas quiçá uma das suas colaboradoras?...» / «e [ela] se calhar sabe coisas...»


De facto; aqui deve haver "coisas". O à-vontade e a  desenvoltura com que a Eugénia acedeu ao andar de acima...
 Isto é do melhor!  Lá está, esta do "elevador comum" serve como metáfora da propensão socialista para a duplicidade e ambiguidade. Ou seja, nada se separa e tudo se junta atrás de vapor e fumaça (até nos elevadores!) e depois dá nisto: misturam-se alhos com bugalhos. Mas quando é preciso escapam-se como enguias  e salve-se quem puder, "cada um por si" num vale tudo pela sua sobrevivência. 
Mas voltando ao lado picaresco que verdadeiramente importa. Quiçá anda por aí alguma Mata Hari, agente duplo? :-))
 Como dizem os franceses, nos grandes enredos cherchez la femme
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.06.2023 às 08:26

O "elevador comum" é um verdadeiro símbolo de promiscuidade. E quando há portas, ou são giratórias ou são portas travessas. 
Sem imagem de perfil

De balio a 07.06.2023 às 10:40


Independentemente de o post estar ou não estar correto quanto à localização do SIS, parece-me que a conclusão dele está provavelmente correta.
A Eugénia Correia, que já foi chefe de gabinete de múltiplos ministros, deve ter muitos conhecimentos. Entre eles está alguém do SIS.
Como tem muitos conhecimentos e sabe tudo o que se passa, inclusive que  computador do Frederico tinha segredos de Estado, terá sido ela mesma a, por sua alta recreação, decidir chamar o SIS. O ministro e o secretário de Estado só terão sabido mais tarde da iniciativa que a Eugénia tomou.
Como em Portugal toda a gente faz tudo por amiguismos e sem olhar à letra da lei, um homem do SIS decidiu fazer a vontade à Eugénia e recuperar o computador sem para isso ter qualquer autoridade legal.
Conclusão, os ministros estão a tentar escamotear o papel da mandante disto tudo, que de facto é a Eugénia (que até é jurista!).
Como se costuma dizer em casos policiais, "cherchez la femme!".
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.06.2023 às 18:55

Só que a femme não deve ser esta... a Eugénia parece que contactou o Sis, mas terá sido por interposta pessoa, a tal bond girl que tem, no andar de cima, bons conhecimentos (não no sentido bíblico do termo, evidentemente...)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.06.2023 às 19:00

Os segredos do computador que pôs um Ministério em alvoroço e todos em pânico resumem-se às anotações que o Frederico Pinheiro tirou na célebre reunião secreta que o Galamba queria manter... secreta. E se não falou dela foi «porque ninguém lho perguntou». 

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • O apartidário

    Continuação Para esta manipulação do parlamento co...

  • O apartidário

    A 29 de Julho de 1976 o comunista José Rodrigues V...

  • Carlos

    Vou fazer uma lista com as asneiras, só as grossas...

  • balio

    Será necessária uma nova, delicada, definição de c...

  • anónimo

    As divisões territoriais históricas são diferentes...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2006
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D