Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A voz do dono

por Maria Teixeira Alves, em 25.07.14

Daniel Oliveira, político (mau) e que tem o topete de se intitular jornalista (só se for pelo curso superior que tirou na farinha amparo) resolve escrever sobre mim, para pôr em causa a minha qualidade como jornalista que ele obviamente não conhece, e mesmo que conhecesse não saberia avaliar porque não estudou para isso. Daniel, não vale a pena, peça a quem lhe encomendou o artigo para desistir. Não vale mesmo a pena. Não vai ter o resultado pretendido. Mas boa tentativa. 

 

P.S. Ser criticada por uma pessoa que escreveu isto sobre o Fernando Ulrich: "fica claro que é isso mesmo que falta a este senhor: capacidades cognitivas medianas", deixa-me confortável. A estupidez é sempre acompanhada de uma grande arrogância.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



23 comentários

Sem imagem de perfil

De xico a 25.07.2014 às 08:52

Avaliar a qualidade de um jornalista pelo facto de ter ou não um curso superior diz mais de quem o faz do que do visado.
Não é o seu curso superior, MTA, que determina a sua qualidade, ou falta dela.
Oriana Fallaci foi uma grande jornalista que muito admiro. Começou a carreira aos 16 anos e não consta que tivesse curso superior.
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 25.07.2014 às 12:43

Pois, pois, eu também queria ser advogada. Tenho, modéstia à parte, muito jeito. Mas não foi esse o curso que tirei... Como vê não é assim tão secundária a necessidade de um curso.
Sem imagem de perfil

De Antonio Maria a 25.07.2014 às 09:04

Quem é o Daniel Oliveira?
A organização da classe que não deixa que estagiários mesmo que sejam bons, não possam assinar as sua crónicas, é a mesma que "dá" a carteira a esta figurinha menor só conhecida porque a SIC lhe deu visibilidade naquela execrável coisa chamada eixo do mal.
Sem imagem de perfil

De joaquim a 25.07.2014 às 09:50



Parabéns  Sra. jornalista ( a Sra. é talvez a mais bem preparada jornalista de assuntos económicos) . O Daniel Oliveira tem que ser desmontado.
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 25.07.2014 às 13:01

 Eu que ando a fazer pesquisas há imenso tempo para o meu livro, nunca encontrei este perfil de Ricardo Salgado feito em 2011. para uma rúbrica que era fixa do DE.E o Daniel Oliveira foi logo dar com ele, oh!!!! E eu sou parva, pois. Esse artigo saiu de quem sabia onde ele estava e foi combinado para provocar terrorismo. Foi dado pelo terrorista do costume, ao terrorista do costume, que usa o compincha e colega Daniel Oliveira como cão de fila da opinião fabricada e organizada. Não vale é muito a pena, porque eu vou continuar a escrever o livro, vai ser o meu mérito que vai decidir o sucesso dele, em última instância, e não vão ser os actos de terrorismo destes patetas incompetentes que vão vencer. Aliás já estou à espera que quando o livro sair eles tratem de o criticar e de o perseguir, o que até vai ser bom para o livro vender. Os designios secretos dos invejosos não vão ter a última palavra.
Sem imagem de perfil

De Tiro ao Alvo a 25.07.2014 às 16:40

Acho que devia pôr os nomes aos bois. A todos. Para a malta se prevenir.
Aqui fica a sugestão.
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 25.07.2014 às 17:01

Não posso... porque estou sob gestão controlada de defensores :)
 
As pessoas esquecem-se que eu também controlo a informação...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.07.2014 às 21:14

Maria, mas que culpa têm os outros que não tenha encontrado esse perfil que escreveu? Não queria que o encontrassem? Já pode pedir em tribunal que o google o esconda.
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 26.07.2014 às 08:26

Apagar?! Nem pensar. Não percebeu o que eu disse. O que eu quis dizer é que conhecendo o motor de busca do Diário Economico e sabendo que se trata de um artigo de 2011 não foi resultado de uma busca aleatória que ele encontrou o artigo. Apenas para provar que sei qual a intenção que está por trás e sei quem são os que lhe encomendaram o artigo. Sei o propósito. É apenas isso que é lamentável que a opinião esteja ao serviço de vendettas. :) 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.07.2014 às 12:29

Maria, o artigo está alojado no site Diário Económico. Se não queria que o encontrassem, devia ter pedido aos seus patrões para o retirarem. Mas afinal escreveu aquilo, ou não escreveu? 
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 26.07.2014 às 15:04

Eu não me importo que o encontrem. Não percebeu. Eu sei que se dizer uma pesquisa não encontra. Este ou outro. Faça o teste. Ponha as palavras BES ou ponha as palavras Ricardo Salgado e veja. Mais. Se puser o meu nome, também não encontra. E se puser no Google Ricardo Salgado ou BES, vai ver que para chegar aos artigos de 2011 tem ir para aí para a página 60. Please não faça de conta que não percebe. O artigo é óptimo. Não é isso que está em causa. 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.07.2014 às 19:10

Maria, o artigo está no site; a Maria escreveu o artigo. Ponto. Percebi perfeitamente que ficou irritada por terem citado o seu artigo. Mas porque diabo não queria que citassem o seu artigo?
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 26.07.2014 às 20:08

Não vou voltar a explicar, desculpe lá. Continua a fingir que não percebe. Fique lá com a sua e eu com a minha. 
Sem imagem de perfil

De EMS a 25.07.2014 às 16:44

Mas é preciso ter um curso superior para ser jornalista?
Pode ser um curso qualquer ou há um especifico?
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 25.07.2014 às 18:45


É preciso ter um curso superior. Não tem é de ser em jornalismo. Depende. O que me diz a minha experiência é que os jornalistas deviam ter licenciados sobre as áreas em que escrevem. E deviam ter um elevado nível de inglês. Não podendo ser licenciados nas áreas sobre as quais escrevem, deviam pelo menos formação nessas áreas. Por exemplo, quem escreve sobre justiça devia ter o curso de direito, quem escreve sobre mercado de capitais devia ter curso de direito, ou de gestão, ou economia, quem não tem cursos nessas áreas, devia ter cursos complementares nas áreas, eu, por exemplo tenho a licenciatura em sociologia, mas tenho cursos complementares de gestão de empresas e contabilidade, e cursos do instituto de formação bancária. Para além de ter um curso de escrita da SPA. E estou a pensar fazer um MBA, ou um mestrado  nessa área (no meu caso seria um mestrado mesmo, uma vez que tenho cinco ou seis anos de sociologia, que é um curso com uma grande componente de economia e de estatística. Tem a área de macro, e micro economia, a estatística e é forte área nos recursos humanos). O que eu queria mesmo era um mestrado em business & law. Mas não tenho encontrado. 
Todos os jornalistas deviam ter formação em direito de imprensa. Todos. Para saberem o que é a lei e o que é a deontologia. Há para aí muita ignorância. 
Sem imagem de perfil

De Pesquisador-mor a 26.07.2014 às 12:41

Há também por aqui muita ignorância sobre o funcionamento dos motores de pesquisa. Esse texto de 2011 é facílimo de encontrar. 


https://www.google.pt/search?q=%22Maria+Teixeira+Alves%22+%22Ricardo+salgado%22+site%3Aeconomico.sapo.pt&oq=%22Maria+Teixeira+Alves%22+%22Ricardo+salgado%22+site%3Aeconomico.sapo.pt&aqs=chrome..69i57.47129j0j4&client=ms-android-motorola&sourceid=chrome-mobile&espvd=1&ie=UTF-8
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 26.07.2014 às 15:06

Ai sim? E escreveu que palavras no motor de busca? :) claro que com o título completo é facílimo de encontrar. Basta pôr aspas. :)
Sem imagem de perfil

De JGR a 26.07.2014 às 20:02

Pois eu nada sei desses processos de intenção nem tenho pachorra para esses "vocês sabem do que estou a falar". Para mim, o artigo do DO aponta a conivência demasiado estreita entre o jornalismo económico e o poder financeiro que impede que aquele seja uma voz critica e independente. Apesar de bem informados, nunca é por aqui que se descobrem ou denunciam os escândalos. Não é o primeiro nem será o ultimo a dizê-lo, o Pacheco Pereira não se cansa de dizer o mesmo. O seu texto será apenas um dos muitos exemplos dessa postura dócil e reverenciadora. Foi isto que li. E sobre isto tem algum comentário a fazer? Obrigado. 
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 26.07.2014 às 20:10

Sobre isso não tenho nada a dizer porque eu não mando nos jornais :)
Sem imagem de perfil

De Acácio Pinheiro a 27.07.2014 às 00:31

Maria Teixeira Alves
Não vi o seu post , aliás nem conhecia o blog, mas vim cá parar linkado .
Não costumo comentar mas o seu post inicial é lamentável.
Conheço o Daniel há muitos anos e ele é jornalista talvez de antes de 90. Trabalhei com ele e posso garantir-lhe que é ( ou foi, se preferir) um excelente jornalista. Nomeadamente porque conhecedor da ética e deontologia da profissão.
Fui durante alguns anos docente num curso de Comunicação. Nota-se que você não tem um curso de jornalismo. Aliás também lhe digo que não posso estar mais em desacordo consigo - todos os jornalistas deviam ter um curso de jornalismo e depois outras formações se optassem por áreas especializadas.
Assim teriam começado por aprender que os jornalistas não são paus mandados de 'quem manda nos jornais'
Bem hajam os googles para nos refrescar a memória.

Nota  Não sou jornalista nem licenciado na área
Nota não sou jornalista nem licenciado na área
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.07.2014 às 20:16


Conversas da treta! Qualquer um pode ser jornalista, desde que saiba escrever potuguês (coisa que a maioria deles não domina) e saber sobre o que escreve e, claro, saber algo sobre deontologia, coisas que também uma boa parte deles também as têm por duvidosas.
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 28.07.2014 às 16:43

Cada um tem o seu nível de exigência.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.08.2014 às 14:18

O meu é elevado. Por isso, não creio em jornalistas, penso pela minha própria cabeça e apenas recorro ao cruzamento da informação e da contra-informação, meditando após sobre as mesmas. É esta a exigência. Os menos avisados que se preocupem com os Danieis Oliveiras, porque esses já eu conheço bem. Chamo-lhes, simpaticamente, jornaleiros.... se é que me entende! :) 

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com




Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • xico

    "A Universidade de Coimbra caminha como dantes pel...

  • Anónimo

    Um animal omnívoro só pode comer capim,qualquer di...

  • Anónimo

    Saudemos a chegada da geração flocos-de-neve a Coi...

  • Anónimo

    Ó homem, você também é sempre do contra, nada do q...

  • Tiago

    Se uma vaca pesa pelo menos 500kg, e as cantinas c...


Links

Muito nossos

  •  
  •  
  • Outros blogs

  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2016
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2015
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2014
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2013
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2012
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2011
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2010
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2009
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2008
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2007
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2006
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D