Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Há cem anos, Königsberg era uma das mais alemãs das cidades alemãs. Foi capital da Prússia, o mais emblemático dos estados que deram origem ao Império Alemão. Era a cidade de Kant.
Hoje chama-se Kaliningrado, faz parte da Rússia, e não há alemães por lá. Os alemães saíram, ou melhor foram forçados a sair, e integraram-se noutras geografia da Alemanha à América do Sul. Foi um processo doloroso, mas que a longo prazo funcionou. Iniciado em 1945, em 1955 já ninguém falava dela.
A crise israelo-palestiniana dura há mais de 75 anos. Nestes anos os refugiados têm sido usados, pelos países árabes como peões políticos. São tratados como uns apátridas sem qualquer possibilidade, e muito menos incentivo, à integração.
Israel tem 22.000 Km2, aproximadamente o tamanho do Alentejo. Os países árabes têm cerca de 6550000 Km2, cerca de 300 vezes mais área do que Israel. Será que a solução não deveria passar mais pela integração dos palestinianos nos países árabes do que na criação de uma "bomba demográfica" de refugiados apátridas? Sim, falo de "bomba demográfica" pois, apesar das alegações de genocídio, o número de "palestinianos" não cessa de crescer.
Não nego que se trata de um tema sensível e que, politicamente, será sempre muito difícil de gerir. Agora ter, como temos, desde 1949, uma Agência das Nações Unidas específica para tratar desses refugiados e não se ver nenhuma solução à vista, muito antes pelo contrário, não me parece que seja a boa escolha.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
esse rey é meu...e não gostava dele de início , pa...
Para este tipo de gente, tudo se resume a alteraçõ...
A arma não foi disparada involuntariamente, isso é...
Não Felipe,não é assim que deve funcionar uma demo...
Tomem nota deste video(26 min)no qual a narrativa ...