Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O resultado das eleições de ontem na Eslováquia é mais um sinal da falência crescente do modelo Democrático. Radicais de esquerda e direita cresceram, sendo muito provável que cheguem ao poder. A acontecer, para horror do mundo ocidental, vão juntar-se à Hungria e à Polónia, como Estados que podem ameaçar o estado de direito e a Democracia. Não podemos, todavia esquecer que, nestes países, as escolhas foram democráticas e que na maior parte das democracias, ditas plenas, são cada vez mais versões crescentemente pálidas de Estados de direito.
Em Portugal, os atropelos á lei são pratica comum e despudorada, servindo os interesses partidários e não o interesse, nem do País, nem são opções ideológicas. António Costa advoga ponderar a lei de actualização de rendas, com os interesses dos inquilinos, mais numerosos, mesmo sabendo estar a contribuir para o agravamento do problema habitacional. Montenegro advoga a reposição das progressões automáticas dos professores, mesmo sabendo que o cumprimento da Lei, representa um agravar das desigualdades entre os Portugueses dos sectores privado e publico, correspondendo a um agravar dos impostos e da miséria colectiva para todos.
A democracia tornou-se, em muitos países, uma enorme confusão, sem ideologia nem equilíbrio, em que a sedução de eleitores é dominante e contraditória, já que cada votante pertence a diferentes grupos de pressão, com sortes normalmente diferentes.
No final, resta o desajustado espanto pelo crescimento do radicalismo e populismo, quando resulta de uma tradição democrática que perdeu o equilíbrio dos valores e dos objectivo primários de qualquer regime, a protecção dos direitos e garantias de todos os cidadãos. Não basta democracia, um mero instrumento de organização política. São estritamente necessárias a liberdade, justiça e desenvolvimento.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Parece é que poucos estão preparados para discutir...
Tenho um histórico de cirurgias infelizmente longo...
Sendo que, no entanto,os doentes no Sns são(por co...
O problema de Espanha é ter um tribunal de ideolog...
Do ponto de vista de quem gere, um doente é um cli...