Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A árvore também, mas a floresta, senhores, a floresta...

por José Mendonça da Cruz, em 01.06.23

PSD, Chega e IL fazem bem em manter o escrutínio implacável da Comissão de Inquérito sobre a TAP. Mas:

- não deveriam, porém, deixar que o tema exclusivo sejam as tricas nos ministérios e na chefia do governo. Devem simultaneamente insistir na extraordinária perda de valor da nacionalização socialista, e desfazer as fantasias com que o PS vem tentando fazer crer (mais uma vez) que a culpa é do Governo Passos Coelho, que privatizou em cumprimento do Memorando de Entendimento que os socialistas negociaram e assinatram, para resgate da bancarrota que os socialistas provocaram.

- acima de tudo, PSD, Chega e IL não podem deixar-se cair na armadilha de se focarem exclusivamente na CPI ou na palhaçada da nova lei do tabaco e outros fogachos do género criados intencionalmente para  os distrair, assim deixando à solta o ministro da Saúde (para fazer promessas vãs e dizer vacuidades), e o ministro da Economia (para dizer que temos «uma almofada» apesar dos 272 mil milhões da dívida, e dos juros em subida), e o ministro das Finanças (para proclamar triunfos financeiros falseados), e o ministro da Educação (para dizer nada), e o ministro das Infraestruturas (para ir empurrando o projeto de furtar Portugal à concorrência e à rede ferroviária europeia, insistir no hidrogénio verde ruinoso e produtor de luvas, ou arrasar vilas por causa do lítio) e a ministra da Agricultura (para arruinar o sector), e a ministra da Justiça (para estar ausente e calada perante instrumentalizações e entorses).

É claro que talvez para isso PSD, Chega e IL tivessem que ser oposição.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De balio a 01.06.2023 às 17:04


insistir no hidrogénio verde ruinoso e produtor de luvas, ou arrasar vilas por causa do lítio


Porque é que o hidrogénio verde é ruinoso? Se ele é ruinoso, porque é que outros países estão a apostar nele?


Que vilas é que vão ser arrasadas por causa do lítio? Que eu saiba, nenhuma mina de lítio vai ser aberta no meio de qualquer vila.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.06.2023 às 08:20

Você é cá um melro... Sabe muito bem que não é preciso abrir minas no meio de vilas ou aldeias, nem tal vai acontecer. Basta que lhes desventrem os terrenos nas proximidades para que toda a área de cultivo das populações (e que é o seu meio de sustento) fique irreversivelmente afectada. Seria tão ruinoso para as populações que, evidentemente, o mais certo seria o êxodo das pessoas das vilas e aldeias em busca de meios de subsistência. Basta de mais desertificação do interior!
Mas voltando ao hidrogénio verde:
 «Elon Musk, CEO da Tesla, diz que o uso de hidrogénio como fonte de energia é “incrivelmente estúpido.” Para Musk, este é um investimento “extremamente tonto” devido ao complexo, incerto e potencialmente desastroso processo de extração do hidrogénio ser “terrível” e “extremamente ineficiente”. 
Isto é desmentido por João Galamba, [quando Secretário de Estado da Energia], que chama “mentiroso do pior” e “aldrabão encartado” a quem discordar que o hidrogénio seja uma das melhores fontes de energia do mundo; algo onde os pobres Portugueses devemos arriscar e gastar 700 por cento mais dinheiro per capita do que os ricos Alemães.  


Em quem devemos acreditar? No mais bem-sucedido empresário do mundo nas energias renováveis, ou em mais um eterno dependente da política portuguesa?
A resposta não é difícil, uma vez que Musk gera milhares de milhões de euros de lucro para os acionistas das várias empresas que fundou, enquanto Galamba gera milhares de milhões de euros de prejuízos para os seus acionistas, ou seja, os contribuintes portugueses. Naturalmente, com práticas de gestão tão distintas assim, as ações da rica Tesla valem mais de 200 mil milhões de euros enquanto, no extremo oposto à boa gestão, o pobre Portugal deve cerca de 260 mil milhões de euros.  

(...) com políticos como Galamba, tal como com Sócrates, a economia portuguesa vai continuar a definhar, estagnada nos últimos lugares da Europa em todos os índices económicos do Eurostat, e a ser humilhantemente ultrapassada até pelos países do antigo bloco comunista. Isto, precisamente, devido à nossa economia estar asfixiada por uma das energias mais caras da Europa e devido aos impostos de um país pobre e com tantas necessidades serem desbaratados assim de forma tonta e megalomaníaca, por governantes sem quaisquer qualificações empresariais.  Políticos sempre envolvidos em grandes negócios com a GALP, EDP, REN ou outras companhias que tiveram, têm, e terão ex-políticos nas administrações a receber milhões de euros.

Reveladoramente, a Tesla... não tem políticos na sua administração, só empresários a sério. Por isso, é bem-sucedida... Para dar retorno aos investidores com bases sólidas em conhecimentos tecnológicos e físicos.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.06.2023 às 08:22


(cont.) A companhia Tesla é rica e bem-sucedida porque tem uma liderança construtiva e excelente, qualificada profissional e empresarialmente; a nação Portugal é pobre e endividada porque no hidrogénio e em tantas outras áreas tem uma chefia política destrutiva e péssima, sem experiência profissional ou empresarial, em áreas que não domina, mas onde gasta milhares de milhões de euros irresponsável e levianamente, sem discussão nem olhar a objeções de peritos tecnológicos, aos quais em vez de ouvir, insulta  – como fez aos 44 signatários do manifesto que questionava a estratégia nacional do Governo para o hidrogénio, incluindo corajosos professores do Instituto Superior Técnico, especialistas em energia.  A solução parece óbvia. Portugal tem de desinvestir em políticos sem profissão, que não a dependência da política, e investir em quem saiba gerir.  Tomando de empréstimo as expressões de Musk, persistirmos nessa cultura política portuguesa “terrível” e “ineficiente” parece ser algo “incrivelmente estúpido” que tem levado a resultados desastrosos.  Se não mudarmos de classe política, então boa sorte a todos nós portugueses, para que Galamba ou qualquer um dos seus colegas “jovens turcos” no Governo possa vir a ter resultados diferentes de Sócrates.»

https://observador.pt/opiniao/o-incrivelmente-estupido-hidrogenio-de-galamba/


(Este artigo foi escrito em 2020. Chegados a 2023, e tendo em conta o que hoje se tem descoberto do arraso das contas públicas por gestão  danosa, o Balio ainda continua a acreditar no hidrogénio dos "galambas" causadores dos maiores rombos financeiros do país?)
Imagem de perfil

De O apartidário a 02.06.2023 às 11:24

Vai sempre haver quem duvide dos factos e das evidências. Para proveito de quem nos desgoverna.
Sem imagem de perfil

De anónimo a 02.06.2023 às 14:12


"...Portugal tem de desinvestir em políticos sem profissão, que não a dependência da política, e investir em quem saiba gerir....". No Governo -com uma honrosa excepção que nem é de origem partidária- impera o diletantismo dos fiéis amigalhaços. Uma estabilidade baseada na falta de dinâmica. Um instituída paz podre.
Sem imagem de perfil

De Zé raiano a 02.06.2023 às 09:18

terminus ad quem

(https://dicionario.priberam.org/terminus%20ad%20quem)

necessário ter consciência dos nossos limites
Sem imagem de perfil

De Carlos Sousa a 01.06.2023 às 18:47

Mas quem é que ainda acredita que a Comissão de Inquérito é sobre a TAP? 
Aliás gostava que alguém me explicasse qual é o interesse para o cidadão comum saber quem é que telefonou para o SIS ? Alguma vez alguém se preocupou de saber quem é que tinha autorização para telefonar para o SIS? É só demagogia, que tristeza.
E ainda ficam admirados por o PSD não descolar, como é que hão de descolar são todos uma cambada de medíocres. 
Sem imagem de perfil

De lucklucky a 02.06.2023 às 14:51

A actuação do SIS foi provavelmente ilegal. SIS não é força policial. 
Quem ligou ou quem não ligou e ainda quem no SIS não vetou pode configurar Abuso de Poder.
Sem imagem de perfil

De Carlos Sousa a 02.06.2023 às 15:05

Então e o regresso do Pinto Moreira ao Parlamento não é também ilegal? Fica lá a representar quem?
Ou há moralidade ou comem todos. Quem tem telhados de vidro não devia amandar pedras.
Sem imagem de perfil

De lucklucky a 03.06.2023 às 14:56

Não faço idea qual seja o caso desse personagem. 


Registo no entanto que quer fazer um "negócio" partindo do princípio que eu faço parte do grupo de que ele faz parte.
Sem imagem de perfil

De Zé raiano a 03.06.2023 às 09:29

-tá? é do xis? tenho problemas com este pc por não ser meu
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.06.2023 às 10:16

"...quem é que ainda acredita que a Comissão de Inquérito é sobre a TAP?"

Caríssimo, de facto a CPI extravasou a Tap porque _ para espanto de todos_ deparámo-nos com um "novelo" e um tal emaranhado de situações inesperadas que acabaram por revelar como funciona este governo e o que ele expôs aos olhos de todo o país!!! Foi uma gestão danosa e lesiva do interesse colectivo, subvertendo o dever de proteger a "coisa pública". Ao subverter as suas regras, fragilizou todo o edifício do regime democrático. Em qualquer democracia desenvolvida isto tinha consequências!...
A CPI que inicialmente ia esquadrinhar apenas a Tap, deparou-se com tantas irregularidades que não podia ignorar este "modus operandi socialista" . E assim, a CPI teve a virtude de expor a mediocridade e a irresponsabilidade desta governação.
Meu caro, não gosta da comissão de inquérito como todos os socialistas, porque os socialistas estão mal habituados. Mas saiba que é assim que funcionam as democracias bem consolidadas dos países desenvolvidos: tudo é passado a pente fino, tudo bem esmiuçado, tudo rigorosamente escrutinado. «Habituem-se!» Porque se trata do erário público (de todos nós) e qualquer governo devia saber que está ali para  servir a res publica e defender o bem colectivo. O país não é um feudo nem uma coutada de socialistas. 
As pessoas estão, finalmente(!) a aprender que a democracia tem regras para serem cumpridas. Ao fim de quase 50 anos, tivemos a democracia a funcionar! Já não era sem tempo!!!

Sem imagem de perfil

De Carlos Sousa a 04.06.2023 às 20:52


"Ao fim de quase 50 anos, tivemos a democracia a funcionar! Já não era sem tempo!!!"


Caríssimo, já reparou que isso acontece num governo socialista?
Está a queixar-se porquê?
Sem imagem de perfil

De João Brandão a 01.06.2023 às 18:52




O Psd é um partido de políticos 'acagachados'. Dizem que são oposição ao Ps, mas não movem um palha enquanto tal pois têm medo se serem chamados de antidemocráticos ou 'fassistas'.
A nódoa Rrio, e não só ele, nunca quis desmentir as calúnias que os súcias montaram sobre o governo de Passos. Não parecem ter qualquer préstimo para o país. Nem o tiroliro confia neles …

Sobre o H2, o preço actual de obtenção de um Kg daquilo é cerca de €6 e de gás natural é de €,60. Assim ou o processo melhora e torna aquilo mais barato ou vamos pagar a energia com língua de palmo .. e meio.
Sem imagem de perfil

De Zé raiano a 02.06.2023 às 08:53

« Mas as crianças, Senhor, porque lhes dais tanta dor?!... Porque padecem assim?!... E uma infinita tristeza, uma funda turbação
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 02.06.2023 às 12:39


Percebes que Portugal não evoluiu quando se discute hoje exactamente o mesmo que há 20 anos atrás, qualquer que seja o assunto.
Infelizmente o PS não está no poder o tempo suficiente para poder resolver tudo o que de mau fez o passos, o Cavaco, o Salazar e o D. Afonso Henriques.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 03.06.2023 às 23:28

PSD, Chega e IL... tudo escumalha. Não fazem falta.

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • O apartidário

    Continuação Para esta manipulação do parlamento co...

  • O apartidário

    A 29 de Julho de 1976 o comunista José Rodrigues V...

  • Carlos

    Vou fazer uma lista com as asneiras, só as grossas...

  • balio

    Será necessária uma nova, delicada, definição de c...

  • anónimo

    As divisões territoriais históricas são diferentes...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2006
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D