por Nuno Sá Lourenço, em 28.04.06
O jornal "Meios & Publicidade" andou a perguntar a jornalistas se era possível misturar nacionalismo e jornalismo.
Uma sondagem a propósito "da recente visita do primeiro-ministro, José Sócrates, a Angola, que levantou a questão do posicionamento dos jornalistas face a assuntos de interesse nacional". Importa aqui esclarecer que a questão foi levantada à conta de um trabalho meu sobre direitos humanos em Angola - em plena visita oficial - criticado por um sub-director de um semanário que me reprovou por falta de sentido de Estado.
O inquérito revelou que "55 por cento dos profissionais que fazem parte do painel defendeu que patriotismo e jornalismo são conceitos conciliáveis". Mas o mais assustador foi a percentagem de respostas afirmativas à pergunta se as questões de "interesse nacional" se devem sobrepor aos critérios editoriais: 42 por cento dos inquiridos optaram pelo "sim, mas apenas em casos excepcionais".
A minha experiência em Angola leva-me à seguinte conclusão: Quanto maior o patriotismo, menor o jornalismo.
7 comentários
De Anónimo a 29.04.2006 às 09:34
Boa. Agora quero ver como se comportam no Mundial da Alemanha.AH!AH!AH!
De Rodrigo Cabrita a 29.04.2006 às 01:38
Muito bom Sá Lourenço...mto bom...ora aí está uma " contratação " fantástica do corta-fitas para abrilhantar ( ainda mais ) este blog...Sá, estou ctg!
De marta r a 28.04.2006 às 23:55
Amar a pátria é vivê-la em liberdade. E já agora quais são os casos exepcionais? Em que circunstâncias aparecem? E esses 42 por cento de jornalistas andaram em que escola?
De Carlos Leitao a 28.04.2006 às 23:36
É triste e ridiculo quando, em pleno séc. XXI ainda há mentes medíocres que ainda não entendem (ou não querem entender) os reais objectivos do jornalismo. Sério porque só assim se pode fazer (bom) jornalismo. Força!
De Anónimo a 28.04.2006 às 20:57
Mas alguém tem dúvidas? Mas afinal o que somos nós? Somos jornalistas e como tal temos o dever de contar a verdade. Não me ensinaram isso na escola ou na universidade...aprendi no exercicio desta profissão. Não estamos num qualquer Estado Novo em que tudo tinha de ser sinónimo de defesa da Pátria. Contar a verdade, falar com liberdade é usar da democracia...logo defender a pátria.
De Pedro Correia a 28.04.2006 às 20:52
"Quanto maior o patriotismo, menor ojornalismo." Nem mais. Estou contigo.
De Mais Notas Soltas a 28.04.2006 às 20:38
Sem ofensa, tudo isto faz-me lembrar uma célebre afirmação de Oscar Wilde: "A Pátria é o último refúgio dos pulhas"