Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os professores têm naturalmente o direito a fazer as greves que muito bem entenderem. O que não têm é o direito de se intitularem professores quando das suas atitudes saem gravemente prejudicados os alunos que deveriam proteger. O Ministro diz que os sindicatos estão a usar os alunos como reféns, os sindicatos dos professores dizem que o Ministro está a usar os alunos como escudo. Nenhum tem razão, nem são reféns nem escudos: os alunos estão a ser utilizados como arma de arremesso e pelos sindicatos. E um professor que utiliza o aluno como arma de arremesso para defender os seus próprios interesses não pode legitimamente intitular-se como professor.

 

Eu não sei se os professores vão fazer greve nos dias dos exames dos alunos ou não. Sei é que qualquer professor que o faça, e assim prejudique gravemente os seus alunos, deixa de poder considerar-se professor nesse exacto momento. Não terá cara de encarar os seus alunos no dia seguinte. Estraga-lhes a vida e depois aparece como se nada fosse?!? “Desculpem lá qualquer coisinha mas tive de vos usar na defesa dos meus interesses…”?!?

Aqueles alunos que estiveram a preparar-se para o exame, que já têm muito com que se preocupar com o estudo e o nervosismo próprio destes momentos, terão ainda de viver a angústia de não saber se irão poder fazer ou não o exame? É que a simples ameaça já os desconcentra e enerva injustificadamente. É isto que os sindicatos de professores querem para os alunos? Agravar o problema dos rapazes? Utilizá-los como arma? Para defender os seus interesses?!? Os alunos que se danem?!?

Um professor não é isto. Quem faz isto não é professor, não se pode intitular de professor. Um professor não se está nas tintas para os seus alunos. Um professor não prejudica os seus alunos, não lhes agrava os problemas, não os usa para resolver os seus próprios problemas, não os impede de fazer exames e nem sequer os devia ameçar com tal coisa.

 

O que os sindicatos de professores estão a fazer contra os alunos é inacreditável, deviam ter vergonha. Com a sua guerra, e utilizando como munições os alunos, eles não prejudicam o Ministro, o Ministério da Educação, o Governo, as Associações de Pais ou sequer a troika: eles estão a prejudicar os alunos, os seus alunos. Estão a usá-los. Utilizá-los como arma. Servem-se deles. Por causa dos seus próprios interesses, os professores prejudicam os seus alunos. Sem pudor, sem vergonha, sem respeito. Não é a mesma coisa que fazer greve em outra altura do ano. Um professor que assim prejudica os seus alunos não pode considerar-se professor. Qualquer professor que faça greve aos exames (e mesmo a simples ameaça já é condenável), nunca mais poderá intitular-se de professor.

 

Isto é extraordinariamente simples, não sei como é que os professores ainda não perceberam e se deixam representar por estes sindicatos.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De O Falso Rei das Pampas a 06.06.2013 às 19:41

Porque não dizes antes que os alunos estão a ser utilizados como arma de arremesso pelo ministro?
Estraga-lhes a vida e depois aparece como se nada fosse?!? “Desculpem lá qualquer coisinha mas tive de vos usar na defesa dos meus interesses…”?!?
De facto
devia ter vergonha.
Sem imagem de perfil

De Euro2cent a 06.06.2013 às 20:59

De facto, o ministro não devia ter marcado os exames para o dia da greve dos "professores"
Imagem de perfil

De Vasco Lobo Xavier a 11.06.2013 às 11:50

Porque não é o ministro que pretende impedir os alunos de fazer os exames ou de estarem concentrados nos estudos: são os professores.
Sem imagem de perfil

De Flor a 06.06.2013 às 20:39

Como é que é possível tamanha ignorância?? Não deve ter filhos... ah... deve ser daqueles que tem filhos naquelas escolas privadas que... enfim... o seu texto deixou-me agoniada. Ou então... tem um tacho daqueles que eu cá sei. Ou ... sei lá... não consigo descortinar que outras razões o terão levado a fazer um comentário triste como este. Acorde para a vida... está a falar da escola pública em Portugal... ainda não percebeu que querem acabar com ela? Os professores estão  A LUTAR POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE PARA TODOS OS ALUNOS!!
Imagem de perfil

De Luis Moreira a 07.06.2013 às 10:37

Não há escola pública nem escola privada. Há escolas boas e más. E o direito de escolha. Somos nós que pagamos.
Sem imagem de perfil

De António a 07.06.2013 às 13:49


Gsoto sempre muito de ouvir falar em direito de escolha. Eu vivo em Tortozendo, quer informar-me sobre o meu direito de escolha?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.06.2013 às 17:54

Comentário de novo rico... pago,quero posso e mando... a maior parte dos pais neste país não podem escolher... Se a escola é má, e tem realmente muitos defeitos... está com pressa em certificar alunos para o abismo????
Imagem de perfil

De Vasco Lobo Xavier a 11.06.2013 às 11:56

Os professores estão a lutar pelos seus interesses, não é por uma escola de qualidade. Numa escola de qualidade, nenhum professor faria mal aos seus próprios alunos.
Tenho quatro filhos e trabalho duramente todos os dias para lhes pagar uma escola onde os professores não lhes façam mal nem lhes estraguem a vida com greves para defender os seus (dos professores) interesses, estando-se nas tintas para os alunos e os seus exames. E ainda sobra para os alunos carenciados poderem estudar na mesma escola e estarem também protegidos dos grevistas. E os meus impostos ainda pagam os ordenados dos que se intitulam professores da escola pública e fazem greves aos exames prejudicando as crianças. Deviam ter mas era vergonha!

 
Sem imagem de perfil

De xico a 06.06.2013 às 21:11

Como pai o que me preocupa, e muito, é a deterioração do ensino público. Até no tempo do estado novo, já o ensino público era uma referência. Veja-se o caso de grande parte das nossas elites de então que frequentavam o liceu público. A deterioração do ensino público fará mil vezes pior aos alunos do que a greve aos exames. Os exames fazem-se noutro dia qualquer. A reparação da deterioração do ensino, a ser feita, levará anos e já não apanhará estes alunos. É, ao contrário da greve, irremediável.
Imagem de perfil

De Vasco Lobo Xavier a 11.06.2013 às 12:00

Fiz o Liceu no Infanta D. Maria, em Coimbra. Não conheci lá nenhum professor que fosse capaz de prejudicar um aluno, fazendo greve aos exames. Nenhum professor era capaz de semelhante vileza. Dizem-me que ainda é assim. Há portanto ainda alguma esperança na escola pública. Reduzida, mas há.
Sem imagem de perfil

De Nuno a 06.06.2013 às 22:27

Estes sindicalistas já deixaram de ser professores há muitos anos. Sabem lá o que é isso. A sua profissão é sindicalista, só isso.
Sem imagem de perfil

De impossível de aturar a 06.06.2013 às 22:30

Se determinada classe social ou profissional, não usasse o poder de influência que tem, ou pensa ter, para fazer valer os seus anseios e as suas exigências, então de nada vali ter um sindicato que por ela lutasse, cedendo, como é óbvio, mas sem dar em troca a sua sobrevivência futura. Daí que as greves sejam em si mesmo, o teste pelo qual todas que passar, para avaliarem a sua verdadeira importância.


Pedro Viseu
Sem imagem de perfil

De Silivondela a 06.06.2013 às 22:37

"O que não têm é o direito de se intitularem professores quando das suas atitudes saem gravemente prejudicados os alunos que deveriam proteger". Pressupõe que o objetivo do ensino são os exames, não a aprendizagem nem a aquisição de competências - o grave é apenas a ausência do exame... Temos ainda outra função dos docentes: a proteção das criancinhas. Talvez seja boa ideia protegê-las destes pais... Dum LX que se espera?
Imagem de perfil

De Vasco Lobo Xavier a 11.06.2013 às 11:58

Pois. O objectivo do ensino é prejudicar os alunos. Centenas, milhares de alunos que deviam estar concentrados na preparação dos seus exames e nem sabem se os vão conseguir fazer porque os professores andam mais ocupados na defesa dos seus interesses.
Sem imagem de perfil

De Kataklismo a 07.06.2013 às 00:51

O que está a estragar a vida aos alunos é o governo, não é a greve dos professores.
Sem imagem de perfil

De mdb a 07.06.2013 às 01:00

COMO é que é possível dizerem que esta greve serve para "defender a escola pública"?? Mas quem é que acham que vai sair prejudicado? Serão os alunos das privadas? Garanto-vos que os exames nas escolas privadas decorrerão com toda a normalidade.
E depois têm a enorme lata de dizer que é necessário alguém sair prejudicado, ou a greve não terá o devido impacto. Ora, o governo não nos relembra constantemente que há uma certa classe profissional que se tem sempre de sacrificar pelo bem comum? Não é contra essa linha de pensamento que dizem lutar? Ou será apenas assim quando são vocês os afectados?
 Tenham vergonha, e admitam que não querem saber das consequências desta vossa acção cobarde, desde que as vossas exigências sejam atendidas. HIPÓCRITAS
Perderam todo o nosso respeito.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.06.2013 às 09:14

O nosso respeito? Quem sois vós? As vozes todas que se ouvem na cabeça do mdb?
Sem imagem de perfil

De Vasco a 07.06.2013 às 12:19

Sejamos realistas e abandonando a hipocrisia, parece que para algumas pessoas e para o Governo, em particular, um dia de greve viável seria a um domingo, de preferência em agosto! Não é que os professores não trabalhem aos domingos ou aos sábados, ou todos os dias sem exceção, porque as tarefas que propõem aos alunos não se corrigem sozinhas, nem os testes, nem a planificação diária de aulas é estruturada enquanto lecionam outra aula. Para além da elaboração de testes, fichas de compreensão e informação e atividades extra-letivas. Todo esse trabalho é esquecido pela opinião pública e todo esse trabalho não é remunerado. A verdade é que um professor chega a trabalhar, facilmente, 60 horas por semana, se tiver em conta a preocupação com os alunos de apelo recorrente pelo Governo. No entanto, quem não se preocupa, minimamente, com o ensino e com os alunos, são os Governantes, ou pensar-se-á que turmas de 35 alunos funcionam da mesma forma que turmas de 15-20? Pensar-se-á que um professor com um total de 250 alunos a seu cargo, mais trabalho extra-letivo e funções do tipo: diretor de turma ou coordenador de disciplina, por exemplo, realizará o seu trabalho de forma individualizada e correspondendo a necessidades especificas de cada aluno? Só se não dormir e o dia tiver 28 horas. Finalmente, pensar-se-á que a redução do orçamento da Educação em 1500 milhões de euros e os agora sacrossantos exames finais, que são elaborados por funcionários (bem remunerados) do Governo, mas contêm quase todos os anos, erros grosseiros que são posteriormente corrigidos em erratas, não prejudicam os alunos?
Haveria muito mais a dizer, como a simplificação progressiva do programa de cada disciplina e das metas de aprendizagem, pois aquilo que se procura que um aluno consiga articular hoje é incomparavelmente menor, do que se pretendia há 10 anos atrás. Sim, porque não são os Professores quem decide isso, mas os documentos normativos emitidos pelo Ministério. Será que isto não prejudica o futuro de Portugal?

Abandonando, verdadeiramente, a demagogia (termo do agrado da politiquice) sempre que existem greves alguém será, inadvertidamente, afetado. É essa a natureza de uma greve e um conceito que surge por definição do termo. No caso desta greve, é fácil proceder a um agendamento posterior de exames específicos e o Governo, poderia até, tê-lo feito de antemão, após o pré-aviso de greve. Nenhum aluno ficará sem fazer o exame e beneficiará até, de mais tempo para rever a matéria.

Todos aqueles que se preocupam, realmente, nem é tanto com o futuro da escola pública, mas com o futuro do nosso país, porque a educação é a base do amanhã, professores ou não, deveriam apoiar esta greve.

.

Sem imagem de perfil

De Dany a 07.06.2013 às 09:48

Mais uma vez a estratégia desta gente está a resultar. Estão a virar as pessoas umas contra as outras, e nós caímos que nem patinhos!!!! É vergonhoso o que este governo está a fazer com professores e demais funcionários públicos. Se bem se lembram, há coisa de alguns meses, após uma greve de médicos (classe forte e que amedronta o governo), foram negociadas as passagens de 35 para 40 horas, com aumento de vencimento (entre outras regalias). Após uns meses, agora passam os restantes de 35 para 40h, onde está a negociação? E ainda faltam chegar as famos excepções...
Imagem de perfil

De Vasco Lobo Xavier a 11.06.2013 às 12:02

vergonhoso é o que alguns professores estão a fazer aos alunos.
Sem imagem de perfil

De Luís António a 07.06.2013 às 17:07

Para que se contextualize um dos motivos da greve, um professor com 250 alunos, a média (conservadora) para um professor com horário completo. Mesmo que veja cada teste em 10m (uma velocidade perigosamente acelerada) dedicará, apenas a esta tarefa, cerca de 2500 minutos, ou seja, cerca de 42 horas. Estamos a falar de 42 horas não remuneradas e de trabalho pós horário letivo (vários dias à noite e aos fins de semana). Os professores têm muitas tarefas pra além desta, mas este foi um exemplo concreto, para que se perceba a indignação dos professores, face ao aumento do horário letivo. Falar sem conhecimento de causa é fácil e nisso os nossos políticos são muito hábeis. Infelizmente, parece ser a única coisa em que são hábeis...
Imagem de perfil

De Vasco Lobo Xavier a 11.06.2013 às 12:02


Façam as greves que quiserem, não aos exames dos alunos.
Sem imagem de perfil

De Cínico a 17.06.2013 às 23:00

Porque é que você odeia os professores? Chumbou na escola, foi? Ou foi posto na rua com um processo disciplinar? tanto ódio gratuito deve ter um recalcamento aí algures no seu passado. Deveria fazer um pouco de psicanálise. Ajuda, sabia?

Comentar post


Pág. 1/2



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • lucklucky

    Rui Ramos só pecou por defeito. É ir ler a Constit...

  • Anonimus

    Há tanta gente com vontade de ir para a guerra... ...

  • Anónimo

    Infelizmente por vezes há que jogar para o empate....

  • Anónimo

    Derrotem PutinIsto é mais fácil de dizer do que de...

  • Anonimus

    Espalhar a democracia é um bom cliché...A vitória ...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2006
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D