Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A Sic Notícias tem ou tinha em Bogotá uma equipa constituída por António Reis (texto) e João Gomes (imagem), coincidindo com a visita de Cavaco Silva e a realização da Feira Internacional do Livro, em que Portugal é convidado de honra e tem destaque, nomeadamente com um pavilhão notável.
Eis as duas reportagens de António Reis de hoje, às 12,51, na Sic Notícias.
Na primeira reportagem, que nada tem a ver com a visita de Cavaco ou com a Feira do Livro ou com os convidados portugueses, António Reis anuncia que foi «lançada em Bogotá, (na casa Gabriel Garcia Marquez) a edição bilingue de "A Estátua e a Pedra", reflexão de Saramago sobre a sua própria obra». Depois, Reis proclama que Saramago «aparece do nada e a sua presença é sentida», e, depois de inserir na peça imagens de um músico de rua numa zona pobre, passa a entrevistar Pilar del Rio, que recorda que dois jovens de classes muito baixas a reconheceram como sendo «do Saramago».
Logo a seguir, António Reis trata de Vasco Graça Moura. Começa assim: «A maior universidade privada de Bogotá, paredes meias com uma das zonas mais pobres da cidade, existe há 60 anos (...) estudar aqui custa mais de 5000 euros por semestre. Foi aí que foi apresentada a Antologia Poética de Vasco Graça Moura.» Fazendo questão de não conhecer Graça Moura de lado nenhum, Reis entoa de seguida que «revelado aos alunos como poeta, novelista, ensaísta e dramaturgo, Graça Moura começou pelas suas dores como tradutor.» E Reis lamenta, antes de fechar, que «Vasco Graça Moura é o principal representante da comitiva portuguesa na Feira Internacional do Livro de Bogotá.»
Da próxima vez que quiserem notícias culturais enviesadas, ressabiadas, medíocres e manipulativas, já sabem a quem pedir: António Reis, da SicNotícias.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Excelente textoMuito mais sumo que vasta maioria d...
Adam Smith continua válido
Primeiro, não sabe se emigrei ou não. Segundo, o ...
Já começou.O bruá de hoje, logo ao amanhecer, sobr...
Já ouviu falar em cooperativas? Mesmo para quem nã...