por Luísa Correia, em 25.02.13
Com os Óscares deste ano não houve surpresas. Arrebataram a estatueta dourada aqueles que se previa que arrebatassem, "Argo", Daniel Day Lewis, Jennifer Lawrence, Anna Hathaway...
Interessante é poder deduzir-se que nos Globos de Ouro da SIC, que tendem a seguir de muito perto o cerimonial hollywoodesco, também não as haverá. Que, pela passadeira vermelha da Rua das Portas de Santo Antão, as mulheres do nosso pequenino "jet set" desfilarão em vestidos metálicos ou rasgados cai-cais, e abundarão os penteados "à la garçonne". E que os homens envergarão "blazer" preto com bandas acetinadas e gravata do mesmo cetim, e exibirão barbas cerradas de, pelo menos, três semanas. (Espera-se que o mimetismo não vá ao ponto de os estimular a deixar expandir as cabeleiras até meio das costas).
E pode também deduzir-se que os premiados mais prolixos verão o pio cortado pelo "crescendo" musical do "Tubarão II"... ou do "Jurassic Park I", se a imaginação se soltar.
Conhecido que é, portanto, o essencial dos Globos de Ouro da SIC de 2013 - e o acessório são os suspeitos do costume - está decidido que dedicarei essa noite a uma segunda avaliação de "Argo"... a ver se descubro o que ele tem para além do giraço Affleck.