Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Com devida luz verde da ONU, a Europa e os Estados Unidos - que já se dedicaram a criar, contra a Sérvia, um estado muçulmano encravado na Europa - foram agora meter-se numa alhada na Líbia, da qual sairão mal necessariamente, porque a indefinição dos mandatos dá nisto.
Foram, primeiro, criar uma «zona de interdição de voo» sobre a Líbia. Mas uma interdição dessas, para ser eficaz, obriga à eliminação de baterias aéreas, aviação, e centros de comando. Donde, bombardeamentos pelo país todo e civis sortidos mortos.
Foram, também, «proteger civis», só que não se sabe quais deles. Se «proteger civis» quiser dizer «proteger rebeldes», então a «coligação» terá que se empenhar em terra, ou seja, meter-se em mais uma guerra sem fim à vista. Se não houver intervenção terrestre, então a «coligação» garantiu muito seguramente uma guerra civil prolongada na Líbia. No eventual fim dela, terão inimigos irredutíveis nos fiéis de Kadhafi (porque intervieram) e gente desconfiada nos rebeldes (porque intervieram timidamente).
A sábia e escorregadia Liga Árabe, pela boca do seu secretário-geral, já veio lavar as mãozinhas, dizendo que os ataques em curso são muito mais generalizados do que esperava.
E as televisões dos países «coligados» já se entretêm com os grupúsculos que, nestes casos, descem sempre à rua a gritar pela morte do capitalismo e do Ocidente, e são filmados em mergulho, para parecer que são alguma coisa.
Um sarilho sem fim à vista.
Entretanto, no glorioso Egipto, os militares - tão democratas, tão incensados, tão «com o povo» - inclinam-se para entregar a feitura da nova constituição a uma comissão de peritos dominada pela Irmandade Muçulmana, em vez dos pequenos grupos que iniciaram a rebelião e de que os mesmos militares desconfiam.
Vivam os futuros radiosos.
Prossigam os festejos.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Não é anonimato mas modéstia filho.Boboseirada a m...
A esquerda (partido democrata e eleitores esquerdi...
Falam mal, falam mal, mas lêem. E se pudessem, par...
É caso para dizer que daqueles lados, da esquerdal...
Avillez. Já que escreve baboseiras e em anonimato,...