Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os dias da História

por João Távora, em 11.05.10

 

Já aqui afirmei diversas vezes que nada me move contra aqueles que nutrem distintas crenças ou convicções das minhas: alguns dos meus bons amigos são ateus ou agnósticos, e tais traços afectivo-culturais jamais interferiam na nossa relação. Há espaço para todos e o convívio é sempre possível desde que sejam respeitadas as diferenças. Jamais pretendi constranger quem quer que seja a adoptar as minhas crenças ou opções de vida.

A blogosfera e a opinião publicada em geral espelham quanto a mim uma fractura político-ideológica bastante exagerada que não reflecte de todo o verdadeiro sentimento “da rua”. Assim sendo, por estes dias enquanto o Papa inicia a sua visita a Portugal, considero primordial que todos vivamos o acontecimento de forma pacífica e saudável, com a noção de que o acontecimento é excepcional e que liberdade de cada um acaba onde começa a alheia. Que o inevitável incómodo causado pela grande mobilização católica seja tolerada pelos outros: afinal é inegável que por uns dias esta nossa “casa” comum se vai tornar porventura um pouco apertada para todos, como acontece quando organizamos uma grande festa com muitos convidados. Espero que saibamos todos viver esta ocasião muito especial com alegria, civilidade e fair-play. Eu, com a vossa licença vou preparar-me para a festa, para testemunhar estes dias em que a História se faz. Bem-vindo seja a Portugal o Papa Bento XVI.


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Paulo Rosário Dias a 11.05.2010 às 12:30

Em tempos de crise, depositar a culpa nos "outros" satisfaz sempre.

Temos o mais alto representante da religião cristâ em peregrinação sob forma de visita oficial e cerimonial a Portugal, com visita às duas maiores cidades do país, e ao santuário universal de Fátima.

No café e na blogosfera reina o preconceito.
Escarna-se o acontecimento e aproveita-se para evidenciar, generalizar e falaciar a IGREJA no seu todo como se a Igreja fosse apenas sinónimo de opulência, tirania, actos de pedofilia e afins.

Que pobreza este insurgimento insultuoso sobre a liberdade religiosa da maioria da população portuguesa..

Algumas câmaras do país (ex: Penela, Vila do Conde, Vila do Bispo) rejeitam tolerância de ponto de dia 13, apoiadas por muitos funcionários.
Mas a essas câmaras, e os funcionários do país que se sentem incomodados com a tolerância, sabem-lhes bem a tolerância do dia 24 de Dezembro e dos feriados religiosos.

Em suma, os que apregoam contra os feriados religiosos (sem coragem para atacar o Natal ou a Pácoa) são os mesmos que agora se ofendem com a fé alheia, contagiando o snobismo a outros tantos ignorantes...
Sem imagem de perfil

De Nêta a 11.05.2010 às 13:18

«Tolerância de ponto» não significa «proibição de trabalhar», julgo. Esses que se sentem incomodados e que não tencionam aproveitar a oportunidade que lhes é dada para viverem esta comunhão com a Igreja, que vão trabalhar. Não fazem mais do que é seu dever, como em qualquer outro dia do ano. E que se calem! 
Sem imagem de perfil

De Carlos Vicente a 12.05.2010 às 07:59

  1. "E que se calem", BOM EXEMPLO DE DEMOCRACIA E TOLERÂNCIA, talvez não lhe tenham dito:  A INQUISIÇÃO JÁ NÃO TEM A FORÇA CRIMINAL DE OUTRORA
Sem imagem de perfil

De Joaquim Lopes Galvão a 12.05.2010 às 08:48


A Carlos Vicente.
- Se "e que se calem " pode ser excessivo, comparar com a Inquisição é intolerável mas não inquisitório, nem sinal de tolerância democrática. Será que pesaria levar a tribunal o "que se calem", ou quer imitar o rei de Esapanha, João Carlos quando este quiz fazer calar alguém com a sua frase - Por que não calas Homem?
Sem imagem de perfil

De Nêta a 12.05.2010 às 09:37

Têm sempre que dizer qualquer coisinha, calados é que não podem ficar. Mesmo quando só têm disparates para dizer. Inquisição! Onde é que isto já vai! Haja paciência, além de tolerância!
Imagem de perfil

De Pedro Quartin Graça a 11.05.2010 às 13:24

Bem escrito Paulo! AbraçoImage
Sem imagem de perfil

De Paulo Rosário Dias a 11.05.2010 às 13:29

Obrigado Pedro.
Continuação de Óptimos posts!
Abraço ;)
Sem imagem de perfil

De Maria a 11.05.2010 às 22:29

Falam, mas alguém se lembra que também é feriado municipal? É que quem é das cidades vais ter o dia pela vinda do papa, e depois tem o seu feriado (santo António que é idêntico ao feriado municipal). Descriminação , ou não?!... Ou será azar?
E com a vinda do papa andam a tapar a noticia de tirar o 13º mês, se a moda pega no privado?! Como e que vai ser?...Alguém pensou nisto?
Sem imagem de perfil

De Pedro a 12.05.2010 às 08:56


Catolicismo!!!
Inquisição
Obscurantismo
Ignorância
Medo
Poder
Riqueza
Sempre contra o POVO ao lado de todas as ditaduras, em Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Brasil, Chile
VAMOS DERRUBAR/DEMOLIR TODAS AS IGREJAS A COMEÇAR POR ESSA VERGONHA QUE SE CHAMA FÁTIMA (hipermercado de deus)
Sem imagem de perfil

De Sandra Cruz a 12.05.2010 às 09:31


Essa é a pura das verdades, mas enfim, as pessoas são umas hipócritas que só pensam nelas e que são os reis e as rainhas do seu "pedaço"! Andam sempre a mendigar por tolerâncias de ponte, mas eis que surge uma....e por questões PARTIDÁRIAS, ficam contra a mesma, mas no fundo e sem dizerem nada, todos contentes por ela acontecer......mas continuando a dizer mal...
Sem imagem de perfil

De Maria a 12.05.2010 às 08:21

pois é mas só a função publica é ke tem direito a ser catolica a ir a encontros destes, ke se fazem tão poucas vezes, e os outros? os ke trabalham por conta de outrem? tem de tirar um dia de ferias, pedir dispensa, ou ficar sujeitos a penalizações por faltarem, ainda estamos num pais onde ha filhos e entiados, portugueses de 1ª e de segunda, se era para irmos todos então faz-se feriado n tolerancia onde ate os não catolicos se aproveitam para ir ás compras ou ao cabeleireiro.
Sem imagem de perfil

De Maria a 12.05.2010 às 08:50

Concordo consigo. Acho que neste pais há descriminação nesse aspecto. Só quis dar a conhecer a quem não sabe ou não se lembra, que quem trabalha em locais municipais vai ficar a descansar. Mesmo sem a vinda do papa. Por isso não vão beneficiar em nada. E queixam-se os patrões que há muitos feriados, mas nos países da união europeia, há quem tenha mais. Só acho é que falam tanto no tal dia de tolerância , mas ninguém se lembra do resto que já é tão antigo. Ainda dizem que há falta de produtividade, para haver pessoas que em vez de terem o dia tem de ir trabalhar, este pais não e nada democratico em certos aspectos. Não concordam?! Uns filhos outro entiados. Fiquem bem.

Sem imagem de perfil

De Funcionário Publico a 12.05.2010 às 09:56

Não sejas invejosa!
Porque quando pedem sacrificios também é aos funcionários publicos que os pedem.
Enfim somos funcionários do Governo para o Bom e para o Mau
Sem imagem de perfil

De joaquim lopes galvao a 12.05.2010 às 08:39


Concordo com a afirmação que transcrevo: "os que apregoam contra os feriados religiosos (sem coragem para atacar o Natal ou a Pácoa ) são os mesmos que agora se ofendem com a fé alheia, contagiando o snobismo a outros tantos ignorantes..."

Que dizer da hipotese de se dar tolerancia no dia 4 de Outubro 2010, vespra do centenário da República? Será que nas suas comemorações se encherão praças e espaços como nas presentes datas da presença de Bento 16 em Portugal, se sim a tolerancia fará sentido, mas se não...
A fé de alguns que agora rezam e peregrinam com Bento 16 em todo Portugal, que para os críticos é alheia aos seus interesses, não se compara neles a todo o significado nacional que, por ventura, as comemorações do 5 de Out possam ter.
Contudo não sei se os actuais interesses de recuperar da crise será, por parte dos críticos das tolerâncias, motivo de coerência para também se manifestarem contra esta eventual, mas previsível tolerancia a 4 de Out, caso alguem a dê, será?
Sem imagem de perfil

De Paulo Rosário Dias a 12.05.2010 às 11:42

Mesmo que se pudesse atribuir o mesmo grau de mobilização, não pode ter o mesmo grau de importância.

A visita do Papa é um acontecimento.
O centenário da república é uma data em que perfaz 100 anos do acontecimento. ( o dia 13 de Maio de 2011 não terá tolerância nem cerimónia obviamente)

Pessoalmente não vislumbro justificação numa eventual tolerância no 4 de Outubro. (até os 370.º aniversário da Restauração da Independência teria mais sentido)
Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.05.2010 às 09:20

Pois, mas fiquem sabendo que nem todos os funcionarios publicos têm tolerância. Pois grande parte deles não foi abrangida e estão a trabalhar ao contrario do qie muitas pessoas pensam.

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Não deixa de ser muito semelhante ao que acontece ...

  • Anonimus

    Portugal está a precisar de um Daily Wire.Infelizm...

  • Anónimo

    ... máquina fotográfica, papel higiénico ...

  • Anónimo

    Simplesmente infame, o esfregão da sonae.Juromenha

  • Francisco Almeida

    Basicamente não discordo do postal mas estranhei l...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2006
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D