Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
(Na Avenida da Índia…)
«A Cordoaria Nacional, dependente do Ministério da Marinha, foi criada pelo Marquês de Pombal em Junho de 1771, sobre terrenos contíguos ao Forte de S. João. Do final do século XVIII até o princípio do século seguinte, e desde que um documento oficial regulou o serviço de cordoaria, pinhais e matas, para o armamento dos navios de guerra, esteve o novo estabelecimento em actividade florescente, que depois abrandou; para o proteger foi necessário proibir a importação de cordoaria estrangeira […].
No edifício da Cordoaria Nacional instalou-se em 1902 a Escola de Medicina Tropical, cujo nome em 1937 passou a ser o de Instituto de Medicina Tropical, com laboratórios, biblioteca especializada e instalação de Higiene e Patologia Exóticas». (Norberto de Araújo, Peregrinações em Lisboa).
Presentemente, está em equação – e polémica - a transferência para a Cordoaria Nacional do Museu Nacional de Arqueologia.
Já não vou ao Palácio há algum tempo, meu caro Ao-longe-até-parece-uma-coisa-decente, mas tenho ideia de que também o achei um pouco maltratado, especialmente na parte que alberga o Ministério da Cultura. E toda a área circundante deixava, nessa altura, muito a desejar, com estendais de roupa presos às árvores e outros exotismos da mesma espécie... Coisas que não dignificavam o espaço. :-)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
aviso aos comunistas trotessequistas do BE: o jude...
O HPS é uma analista e peras, para além das altera...
Há um erro óbvio no cartaz; Montenegro não deveria...
O conselheiro anacleto ( premonição queirosiana r...
E se um desconhecido lhe oferecesse flores?