Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Reprise

por João Távora, em 25.04.10

 

Devoção e água benta...

 

Passa hoje o trigésimo sexto dia de S. Vinticincodabril. As cerimónias e celebrações, como habitualmente, realizaram-se nos salões e templos do regime, onde foram entoados diversos cânticos revolucionários do século passado. As habituais solenes homilias foram proclamadas de norte a sul do país: as santas realizações da revolução foram recordadas entre lágrimas e suspiros nostálgicos dos mais devotos “democratas”.

A prédica mais esperada foi proclamada em S. Bento pelo presidente da congregação, que com as suas extraordinárias revelações e sábias advertências não desmereceu as expectativas dos fiéis.

As costumeiras procissões e desfiles saíram à rua, mas nota-se-lhes hoje menos brilho do que outrora, nos tempos áureos da função. Os consagrados estão envelhecidos e também já foram mais, mas no cortejo da avenida as suas preces e ladainhas continuam a fazer-se ouvir alto e bom som. Os mais crédulos ainda cismam pelo prometido milagre do socialismo, multiplicação dos peixes a redenção e esperança do povo unido.

A esta hora, muitos pregadores regimentais ainda propagandeiam as suas profissões de fé sobre a insofismável felicidade popular conquistada às trevas da opressão pela revolução dos cravos. Já nos uns dias antes, nas escolas e liceus, os prosélitos mestres da história instrumental aproveitaram o ensejo e papagueiam uma tabuada de lugares comuns de uma história maniqueísta e instrumental para as suas sedentas criancinhas.

De tudo isto os "media" uma vez mais darão reverente testemunho de todas as celebrações e solenidades. Para uma pobre e conformada plateia que afinal tirou o dia de sol para ir passear...

 

Texto de 2008, revisto e reeditado.


45 comentários

Sem imagem de perfil

De Amigo da Sesta a 25.04.2010 às 16:10

O sr. PRG é que tirou uma rica soneca na AR...
Sem imagem de perfil

De Correcção: a 25.04.2010 às 19:35

PGR
Imagem de perfil

De Réspublica a 25.04.2010 às 17:16

O pior, se calhar por ser Domingo, é que parecia que a A.R. tinha sido tomada pelos rojos... apenas os magistrados não estavam de cravo vermelho!!!
Sem imagem de perfil

De Ega a 25.04.2010 às 21:16

Meu caro, estive por fora. Como referiu o J. Távora, fui um dos que optou por aproveitar o sol... Mas diga-me: O Presidente Cavaco também pôs cravo vermelho ao peito? Sei de quem, lá na bancada dos chefes da AR, ache que não lhe fica bem.
Sem imagem de perfil

De NunoFCouto a 25.04.2010 às 22:00

Acha que sim meu amigo ?

Cavaco pode ter muitos defeitos, mas não o tenho por figura incoerente, obviamente que não houve espaço para o cravo em tão ilustre lapela.
Imagem de perfil

De Réspublica a 26.04.2010 às 09:14

Caro amigo, obviamente que não este de cravo, como não estiveram o Presidente do TC, os Presidentes dos ST e o PGR. Por isso referi os magistrados, o PR (Supremo Magistrado da Nações) e os mais altos responsáveis pelas magistraturas portuguesas...
Imagem de perfil

De João Távora a 26.04.2010 às 14:37

Caro respublica: Consta que ontem em S. Bento era obrigatório o uso de cravos vermelhos. 
Imagem de perfil

De Réspublica a 26.04.2010 às 14:42

Mesmo assim não parece que fosse tão mal, os magistrados mantiveram a coragem das suas de não o usar, se calhar o marinho ainda vai dizer que isso prova que os juízes não sabem que houve 25 de abril...
Sem imagem de perfil

De Miguel Vaz a 25.04.2010 às 18:04

Incrível, como dois anos depois este texto mantém uma refrescante (ou nem por isso) actualidade.
Imagem de perfil

De João Távora a 26.04.2010 às 14:42

Caro Miguel Vaz: acredite que eu revi e publiquei o texto sem ter ouvido discursos ou noticias sobre os eventos. Nestas celebrações as nuances não me interessam.
Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Maria da Fonte a 25.04.2010 às 19:23


E, os fiéis devotos, seguindo o príncipio de Marx, o Profecta, que nas suas sábias palavras, disse que:

 "As ideias, são o reflexo da Imagem construída pela Classe Social Dominante".

Desfilam com a reverência que o momento exige, diante da Imagem da Sagrada Família Vintecincoabrilária, de Portugal.

São Fax-Diploma, Nossa Senhora da Bola de Futebol, e o Redentor Extracto das Contas Bancárias Off-Shore.

E depositam aos pés do Redentor, um Cravo Vermelho, uma Tigela de Sucata,  Um Molho de Telemóveis atados com um Laço de Magalhães, e uma Cesta de Figos, que compraram na Catedral de Freeport.

Maria da Fonte
Imagem de perfil

De Réspublica a 26.04.2010 às 09:15

Cuidado, cara amiga, não vá o Aguiar-branco acusá-la de plágio!!!
Sem imagem de perfil

De Maria da Fonte a 26.04.2010 às 20:43

Pois é Caro Rés

Já ouvi dizer que os Políticos, se começaram a interessar pela História de Portugal.

Vale mais tarde, que nunca!

Maria da Fonte
Imagem de perfil

De João Távora a 26.04.2010 às 14:36

:-))) Cara Maria da Fonte: se não fosse cómico tudo isto seria para chorar. 
Sem imagem de perfil

De Maria da Fonte a 26.04.2010 às 20:52

Caro João Távora

Já por várias vezes, a tristeza se tem sobreposto a tudo.
Mas depois, surge sempre um dado novo, sobre a História Oculta de Portugal, mais incrível que o anterior, e volto a ter esperânça. 

Maria da Fonte 
Sem imagem de perfil

De Velho da floresta a 25.04.2010 às 21:45

Em 25 de Abril de 1974, existiam detidos 88 presos políticos em Portugal, três meses depois a democracia, tinha conseguido colocar atrás das grades, mais de três mil presos políticos , vários deles doentes ou menores de idade.

http:/ sites.google.com /site abrilprisoesmil /

Garanto ser absolutamente verdade, terem sido presos perigosos fascistas de dezasseis anos de idade à época, o que realmente fez, (juntando a isso os mandatos de captura em branco do COPCON ), do golpe de estado dos cravos vermelhos, uma verdadeira introdução à democracia plena, cujos efeitos ainda hoje vivemos e sofremos na pele.
Sem imagem de perfil

De Maria da Fonte a 26.04.2010 às 01:37

Caro Velho da Floresta


No Site que refere, encontrei um Artigo do Professor António José Saraiva, cuja leitura atenta, recomendo aos que o não conhecem. 

É desse Artigo este excerto que transcrevo, em jeito de homenagem.

".............................
O actual estado de coisas nasceu podre nas suas raízes. Herdou todos os podres do anterior mais a vergonha da deserção.

E com este começo, tudo foi possível depois, como num exército em debandada; vieram as Passagens Administrativas, sob a capa da democratizacão do ensino; vieram saneamentos oportunistas e iníquos, a substituir o julgamento das responsabilidades; vieram os bandos militares resultado da traição do comando, no campo das operações; vieram os contrabandistas, os falsificadores de moeda em lugares de confiança política ou administrativa; veio o compadrio quase declarado, nos partidos do Governo; veio o controle da Imprensa e da Rádiotelevisão, pelo Governo e pelos partidos, depois de se ter declarado a abolição da censura; veio a impossibilidade de se distinguir o interesse Geral dos interesses dos grupos de pressão chamados partidos; a impossibilidade de esclarecer um critério que joeirasse os patriotas e os oportunistas, a verdade e a mentira; veio o considerar-se o endividamento como meio honesto de viver.

 Os cravos do 25 de Abril, que muitos tomaram por símbolos de uma primavera, fanaram-se sobre um monte de esterco.
................................................"


Maria da Fonte

 
Imagem de perfil

De Réspublica a 26.04.2010 às 09:16

Havia 1, que por conduzir um BMW, era um perigoso fascista, foi preso, o pobre coitado era motorista...
Imagem de perfil

De jojoratazana a 26.04.2010 às 11:26

Se os cravos os importunam tanto, porque não experimentam come-los , assim acabam com eles.
Afirmavam que os comunistas comiam as criancinhas, só para encobrirem aqueles que verdadeiramente as comiam.
Que tal reconhecerem as vossas fraquezas e hipocrisias.
Imagem de perfil

De jojoratazana a 26.04.2010 às 15:43


È verdade ó democrata de longa data.
Imagem de perfil

De Réspublica a 26.04.2010 às 15:53

Já sou democrata desde 82... com a Lei Constitucional 1/82 de 20 de Setembro, a tal que extingiu o Cons. da Revolução e demais instituições socialistas, substituíndo-as por um Estado de Direito Democrático.
Imagem de perfil

De jojoratazana a 26.04.2010 às 17:34

Vi logo que a sua constituição tinha sido abolida em 25 de Abril de 1974, teve um interregno de 8 anos, mas diga lá sem vergonha, esta também não é a sua constituição, a sua era a do Estado Novo essa é que lhe enchia as medidas, assuma não precisa de desculpas já não há Pide, e os comunistas não comem criancinhas nem dão injecções atrás da orelha aos velhinhos, era mentira homem porra vocês acreditam em tudo.
Imagem de perfil

De Réspublica a 26.04.2010 às 17:51

Ora obviamente (em tom de ironia)... quem não é socialista é fascista, já ouviu falar numa coisa chamada democracia, vem dos tempos da Grécia Antiga das Leis de Sólon e Péricles, aquelas que o proto-socialista Sócrates/Platão quiz destruir, que veio para a Lei das XII Tábuas romana e para a sua república, passou para várias cidades estado italianas, e com as Revoluções do Século XVIII e XIX (A Primavera dos Povos) evoluiu para o sistema demo-liberal.
Eu sei, no PCP não sabem o que é democracia, mas já ouviu falar de Churchill, Clemanceau, Alcides Di Gaspierri, Ollaf Palm, Willy brandt, Konrad Adenaur, Aldo Moro (o tal do compromisso histórico com o PCI), Margaret Tatcher, Jimmy Carter, Ronald Reagan, Sá Carneiro, etc...
Há um livro muito bom chama-se "Da Democracia na América" de Tocqueville, não leia apenas o Der Kapital, que cai em erros históricos.
Já agora quantas foram as vítimas da democracia? Por seu turno quantas foram as vítimas do socialismo (anarquista, comunista, socialista em especial, fascista e nacional-socialista)?
Imagem de perfil

De jojoratazana a 26.04.2010 às 18:05


Meu amigo diga-me quantas vitimas mortais provocou o PCP em Portugal.
E conte os mortos comunistas e não comunistas durante o Estado Novo, e até agora em regime de liberdade.
Tudo o resto que diz são lerias, para encher e atrofiar as ideias, a incultos e ignorantes, desculpe não há inocentes e o senhor não o é de certeza.
Imagem de perfil

De Réspublica a 26.04.2010 às 18:31

Ora como o Estado Novo era corporativo e, por isso socialista, as vítimas do E.N. são vítimas do socialismo.
Que eu saiba não há vítimas da democracia, quanto muito houve vítimas das acções terrorista proto-comunistas das FP-25 de Abril do Sr. Otelo Saraiva de Carvalho e seus camaradas.
O comunismo é internacional não é Português e o PCP se esquecer o internacionalismo abandona o comunismo, logo as vítimas do comunismo internacional, também o são do PCP.
Quanta falta faz em Portugal um Palmiro Togliatti ou, quanto muito, a volta do Eng. Carlos Carvalhas (o menino Carlinhos como é conhecido em s. pedro do Sul), há mas esse era revisionista, tal como o João Amaral e tantos outros que quiseram que o PCP adoptasse uma via euro-comunista e democrática!!!
Mas acho interessante que não apresente argumentos contra a democracia, nem que seja a dizer que o comunismo são os amanhãs que cantam!!!
Imagem de perfil

De jojoratazana a 26.04.2010 às 19:01

Sim sou democrata e comunista não posso?
E já agora apresento-lhe o meu estatuto de comunista.
Viver a vida Sem prejudicar ninguém.
 E nunca me servir dos outros.
 Para ser alguém.
Sou responsável pelo que se passa no meu país.
O senhor é responsável pelo que fazem os outros países da NATO?
Quanto aos mortos em Portugal depois do 25 de Abril informe-se.
Alguns são da sua responsabilidade.


 
Imagem de perfil

De Réspublica a 26.04.2010 às 19:10

Ora, tinhamos que ir ter à OTAN, mas deixe lá o seu PCP até se está a portar muito bem na comissão de inquérito!!!
Ser comunista e democrata é um contra-senso, a democracia significa a liberdade de expressão e a liberdade económica, enquanto que o comunismo pretende a ditadura do proletariado, a nível mundial, não esuqça proletariados de todos os países univos, se calhar é mesmo melhor ler o Der Kapital, há uma edição em 3 volumes das Edições Avante.
Alvaro Barreirinhas Cunhal dixit:
"Mas, se se fala em comunismo hoje, eu só compreendo mantendo e defendendo esses ideais e não renegando as grandes realizações e o património de luta de gerações e gerações de comunistas. Os comunistas não têm uma concepção ideológica separada de uma intervenção prática."
Imagem de perfil

De jojoratazana a 26.04.2010 às 21:17


O Capitalismo criou a globalização com o fim de explorar a mão de obra barata e não reivindicativa, os trabalhadores tem de ter uma resposta ou a curto prazo acabam em escravos económicos, vamos ver em que é que isto acaba, com cada vez mais robots e maquinaria a retirar postos de trabalho, com cada vez mais produções de produtos e a grande maioria de consumidores cada vez com menos poder de compra, ou seja qualquer dia quem produz já não tem meios para comprar o que fabrica, vejamos o que vai acontecer.
O capitalismo vai morrer de morte macaca,
e com a solução mesmo em frente dos olhos, mas falta-lhe inteligência e capacidade de se reenventar.
Para mal dos crentes capitalistas
Sem imagem de perfil

De As ratazanas é que a sabem! a 26.04.2010 às 13:11

Viva a ex-URSS, a China, Cuba, o Vietname, o Laos e, claro, a Coreia do Norte! Vivam! Avante, camarada!
Imagem de perfil

De jojoratazana a 26.04.2010 às 15:44

Oh pá ainda não viste que o Salazar já morreu.
Sem imagem de perfil

De Atenção, camarada! a 26.04.2010 às 16:02

O teu controleiro, camarada, anda a descurar conceitos essenciais do bom militante.

O bom militante do Partido mantém sempre sempre a clandestinidade.
Imagem de perfil

De jojoratazana a 26.04.2010 às 17:39

Oh pá ser comunista não é pertencer há borregagem estás muito enganado.
Ninguém corta a raiz ai pensamento, eu não compro ideias feitas, tenho as minhas.
Sem imagem de perfil

De Isso é que era bom a 26.04.2010 às 17:43

Tens as do teu controleiro, camarada. Vá lá, que ele convenceu-te que tens as tuas. Mas não tens.
Sem imagem de perfil

De Mea_Lux a 26.04.2010 às 17:43

De rir com estes comunas filhos da traição.
Maldito 25 de Abril, liberdade de expressão é muito bom e todos gostamos... mas a verdade é que as ruas de Lisboa hoje mais parecem Maputo, isto já nem parece Portugal, continuem a dar vivas ao 25 de abril e ao multiculturalismo que qualquer dia quem manda em nós, são eles, os extra-europeus, depois chorem.
Sem imagem de perfil

De Mata-Ratos a 26.04.2010 às 17:54


Vai mandar bitatites para o Adiante e desaparece, que isto aqui não é a festa da javardice.
Imagem de perfil

De jojoratazana a 26.04.2010 às 18:30


Olha as minhas ideias são minhas, sou politico e tenho a minha politica não preciso, que tracem caminhos para eu percorrer, e devo dizer que todas as más politicas postas em pratica sempre acabaram como eu previ.
O mal é aqueles que aplaudem sempre qualquer iniciativa politica da camarilha, e não tenham a coragem de reconhecer a sua co responsabilidade nas mesmas.
Sem imagem de perfil

De AH EH IH OH UH a 26.04.2010 às 19:44

Eh Eh Eh  a URSS acabou como tu previste, grande Zandinga!!!
Sem imagem de perfil

De Maria da Fonte a 26.04.2010 às 20:38

Ó Ratazana

Eu estou a anos-luz de partidos políticos, e penso pela minha cabeça, portanto não me pode ser imputada qualquer  conivência com uma ou outra tomada de posição deste ou daquele Partido, até porque há muito, decidi não pactuar com farsas, eleitoraleiras.

Posto isto, Ratazana, seria bom que os comunistas se deixassem de heroísmos que nenhum de vocês praticou.

O que o PCP fez foi aproveitar o trabalho dos Anarquistas, que como sabemos têm várias correntes, e publicitá-lo como vosso.
Coisa que óbviamente, o elevado financiamento de que o PCP, sempre dispôs, lhe permitiu.
Afinal os outros eram uns desgraçados que agiam por conta própria, foi muito fácil silênciá-los como se nunca tivessem existido.

O vosso grande Heroísmo durante o Estado Novo, é como os Descobrimentos Espanhóis.
Não passam de "Luz emprestada".

E o brilhante trabalho que fizeram, foi levar os militares portugueses à ignomínia da deserção.

Quanto ao póst  25 do 4, será bom lembrar a vossa iniciativa, no total desmantelamento de todas as estruturas produtivas de Portugal, o que nos colocou passados estes anos à Beira da Banca Rota e sem um único sector do Pais a funcionar devidamente.
É certo que o mérito no afundamento de Portugal, não é só vosso, está partilhado com a maçonaria de baixa extracção, jacobina e francófona, que tudo tem feito nos últimos 250 anos para nos aniquilar.
E não preciso lembrar dos mandatos em branco do Copcon, que o PCP, controlava, nem a tentativa, nalguna casos, e prisãoi efectiva noutros, quer de Anarquistas, quer de Sectores ligados aos Partidos da chamada Direita.

Cabe-vos também, parte do mérito, no extermínio de milhares de pessoas, durante a descolonlização exemplar, em Moçambique, e sobretudo em Angola.

Manda o mais elementar bom senso, que as Ratazanas se calem, porque quando os Portugueses de Bem, resolverem colocar Portugal, no lugar a que tem Direito, a vossa participação na nossa tentativa de extinção, também há-de ser devidamente explicada.

Mesmo sem os Arquivos da Torre do Tombo, que ganharam pernas, e sairam de Portugal para a Rússia.!

Maria da Fonte
















    
Sem imagem de perfil

De apaziguadora a 26.04.2010 às 22:35

Jojó,

Desde que haja educação, todos podemos ter as nossas ideias. As suas não são as minhas, mas as minhas precisam das suas, mais não seja para rebatê-las. É assim, entre gente civilizada.

 
Imagem de perfil

De jojoratazana a 26.04.2010 às 23:08


Faço minhas as suas palavras, mais afianço-lhe que tudo o que eu afirmar posso documentar e provar.
Sem imagem de perfil

De Prova! Prova! Prova! a 27.04.2010 às 10:26

Prova que o Muro de Berlim ainda existe!

Prova que há democracia na Coreia do Norte!

Prova que Cunhal foi um deputado aplicado na Casa de Democracia (AR)!

Prova!

Comentar post


Pág. 1/2



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • lucklucky

    E os qu têm propriedades no concelho mas não o hab...

  • anónimo

    Sim, nos últimos tempos representaram o divino, pa...

  • Anónimo

    SubscrevoQuem quiser ver acção política séria, é ...

  • Anónimo

    Na questão autárquica há que discutir se as Câmara...

  • Francisco Almeida

    Diz João Távora que faz pouco sentido o sectarismo...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2025
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2024
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2023
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2022
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2021
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2020
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2019
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2018
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2017
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2016
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2015
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2014
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2013
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2012
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2011
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2010
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2009
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2008
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2007
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D
    248. 2006
    249. J
    250. F
    251. M
    252. A
    253. M
    254. J
    255. J
    256. A
    257. S
    258. O
    259. N
    260. D