Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Abril de 1945 - O afundamento do Yamato

por Pedro Quartin Graça, em 15.04.10

Foi a 7 de Abril de 1945 que o super-couraçado japonês Yamato, o maior e mais poderoso navio de guerra até então a navegar, foi afundado por aviões norte-americanos. O Yamato foi detectado, interceptado e fatalmente danificado enquanto se dirigia para Okinawa, onde os americanos haviam desembarcado 6 dias antes, numa missão aparentemente suicida - partiu para Okinawa sem combustível suficiente para uma viagem de regresso. O objectivo dos japoneses seria enviar este colosso dos mares (de 72000 toneladas) para flagelar a cabeça-de-ponte americana ao largo de Okinawa, destruindo tudo o que estivesse ao alcance dos seus formidáveis canhões de 18.1 polegadas (ou 460 mm), nomeadamente navios de tropas, navios de transporte, navios de apoio. O Yamato não ia sozinho, levava também uma escolta constituída por um cruzador e 8 destroyers, contudo, não tinha qualquer apoio aéreo, dependendo unicamente das armas AA. Todos os aviões disponíveis haviam sido previamente enviados para atacar as esquadras americanas em ondas sucessivas de Kamikazes. Quando o grupo do Yamato foi descoberto, perto de 400 aviões bombardeiros e torpedeiros levantaram vôo dos porta-aviões americanos para interceptar a ameaça. Para além dos aviões, os americanos tinham 6 couraçados prontos para lidar com os navios japoneses que lograssem sobreviver ao ataque aéreo e prosseguissem com a missão. Mas estes não tiveram de intervir. Em poucas horas, a aviação americana afundou o cruzador e 4 destroyers, e cravou o Yamato de bombas e torpedos. O gigante, ferido de morte, adernou e em seguida explodiu, afundando-se e levando consigo 2500 dos 2800 tripulantes. Os americanos perderam apenas 10 aviões e 12 aviadores. O local onde o Yamato repousa foi descoberto em 1985 (pode ser que um dia este grandioso navio venha a merecer a atenção científica e mediática dada, por exemplo, ao Bismarck).

 

Fonte: Fórum Defesa. Consulte aqui


34 comentários

Sem imagem de perfil

De Mea_Lux a 16.04.2010 às 09:13

Existe uma multiplicidade de factores que contribuíram para o desfecho da guerra. Aqui estão alguns: 
1. A referida batalha da Inglaterra, os erros estratégicos de Goering e o radar.
2. A impreparação italiana e a escandalosa incompetência militar do Duce.
3. A neutralidade portuguesa e espanhola que impediram o fecho do mediterrâneo pela Wehrmacht. Com Gibraltar nas mãos do Eixo, a história teria sido muito diferente, para nem sequer mencionarmos Lisboa como uma base de U-boot da Kriegsmarine...

__________




Interessante, a questão da neutralidade espanhola e portuguesa no possvel diferente desenrolar da II Guerra Mundial.
De facto Portugal e Espanha politicamente eram como se sabe pró-eixo por todas as razões e mais algumas, perfilavam a tendência nacionalista que os colocava aos lado dos italianos e alemães.
Aliás na Guerra Civil espanhola observou-se exactamente isso, quando os 4 países se uniram para bater os traidores "reds" que infiltravam solo espanhol, servos da União Soviética.
Combateram 20.000 portugueses na guerra civil espanhola pelo lado nacionalista - os bastante famosos Viriatos, que posteriormente viriam a fundar a "Legião Verde" que integrada na Divisão Azul se juntou ás Wehrmarcht e depois ás miticas Waffen SS no combate da frente Leste.


Concordo em parte que tudo poderia ter sido diferente na IIWW se o fascismo espanhol e português tivesse entrado em acção para o lado do eixo, ou se os ingleses não fossem uns traidores á raça completamente dominados pelos judeus, tal como os EUA, como se sabe.


Já em 1933 todo o mundo judeu declarou "Guerra" á Alemanha, e aí ninguém abriu o piu, depois admiraram-se...


http://www.whale.to/b/judeawar.gif (http://www.whale.to/b/judeawar.gif)


Imagem de perfil

De Réspublica a 16.04.2010 às 12:13

Oh tric deixa o anti-semitismo de lado, parece mal, dá ar de burro...
Quanto aos Viriatos estes vieram a formar a Legião Portuguesa, não Verde, os portugueses estiveram do lado dos aliados ocidentais e por pouco que não declararam guerra à alemanha nazi, os comandantes dos navios de abastecimento ingleses que circulavam na gronelândia era portugueses, muitos portugueses apoiaram o esforço de guerra aliado, muitos lutaram no exército e marinha britânicos ou no exército português apoiavam o esforço aliado, em particular na defesa territorial do Portugal insular e/ou na construção da base das lages....
Os ingleses não trairam raça nenhuma, essa foi uma traição exclusivamente alemã, que trairam parte dos seus cidadãos, e o próprio hitler sendo "judeu" traiu o seu próprio povo.
Sem imagem de perfil

De Mea_Lux a 16.04.2010 às 12:33

Oh respublica..
1º os Viriatos vieram sim a fundar a Legião Verde, mas o que é que tu sabes sobre isso? um zero redondo, como se vê, a Legião Portuguesa já existia.
A Legião Verde foi formada por voluntários portugueses dentro da Divisão Azul que foram combater os soviéticos na frente leste (41/42) e foram integrados na Wehrmacht e depois em diversas divisões das SS.


2º Negar a clara convergência entre Portugal e Espanha com a Itália e a Alemanha é por demais ridiculo como se sabe. Aliás Portugal sempre viu com entusiasmo a subida de Hitler ao poder. Posteriormente as coisas mudaram pois a coisa começou a ficar preta para o lado do eixo e as posições moderaram-se.
Mas mesmo assim, veja-se bem, quando Hitler morreu em 1945 foram declarados 3 dias de luto nacional com bandeiras a meia-haste de norte ao sul... coisa que fez comichão aos sim, traidores á raça - ingleses, que completamente vendidos e controlados por judeus e maçons combateram contra um povo irmão europeu.


3º Não, os alemães não trairam o seu povo, visto que os judeus não são europeus, os judeus não integram nenhuma nação europeia, são e sempre foram um corpo estranho em todas elas.


4º O Hitler não era judeu, isso é uma falácia para enganar papalvos baseada num mito criado no pós II Guerra Mundial, tal como foi um mito que faziam sabão com os judeus queimados, tal como se provou que o Diário de Anne Frank foi uma farsa.
Com isto, não digo que não tenham sido cometidos actos hediondos contra os judeus, o que abomino naturalmente, eles deviam sim ter sido apenas deportados.
Imagem de perfil

De Réspublica a 16.04.2010 às 17:43

Ora, claro Tric tens razão, mandam-se para madagascar!!! O anti-semitismo de alguns tolda-lhes o cérebro!!!
Sem imagem de perfil

De Mea_Lux a 16.04.2010 às 23:51

Não é preciso chorares.
Sem imagem de perfil

De Maria da Fonte a 17.04.2010 às 00:28


Mea Lux

Ora aí está uma questão interessante:

Quem foi Hitler?
Alemão não era. Era Austríaco.
Mas a que famílias pertencia?

Uma,  entre muitas outras questões interessantes que já foram apontadas, como por exemplo a péssima experiência militar de Mussolini, o que não será de estranhar, já que se tratava de um antigo jornalista, e espião Inglês na 1ª Guerra, conforme documentação recentemente encontrada.

Ou o facto de uma das Bombas Nucleares de Truman ter sido lançada sobre Nagasaki, Cidade fundada pelos Portugueses em 1570.
Nagasaki, a Terra dos Ainos, que compartilham um DNA comum com os Pré-Incas Mochitos.

Ou o facto de Hitler ter fundado Bases subterrâneas na Antártida.

E já agora uma pergunta.

Quem lucrou com a 2ª Guerra?

Maria da Fonte
Imagem de perfil

De Réspublica a 17.04.2010 às 10:23

Oh Maria não lhe dê animo, olhe que o Tric fica ébrivo de anti-semitismo e começa a dizer disparates...
Imagem de perfil

De Nuno Castelo-Branco a 17.04.2010 às 17:07

Não estou de acordo. A neutralidade portuguesa e a influência de Salazar sobre Franco - prometendo-lhe o fornecimento de bens de 1ª necessidade pelos ingleses -, levou à manutenção do importantíssimo espaço estratégico peninsular fora da guerra. Serviu bem a aliança com a Inglaterra. O que teria sido da navegação em comboio no Atlântico, se os alemães estivessem em Leixões e em Lisboa? O que teria acontecido ao Egipto e todo o Médio Oriente, se Gibraltar estivesse controlada pela Wehrmacht? O que teria sucedido, se controlando o acesso ao Mediterrâneo, Vichy fosse obrigada a deixar os alemães controlar os portos marroquinos? O que teria sucedido à neutralidade turca, se a Alemanha chegasse com os panzer a Bagdade, Mossul e Bassorá? Como ficaria a URSS, a Pérsia e a Índia? Experimente jogar um kriegspiel de computador, coloque estas hipóteses e verá o resultado? Será uma Tottaler Sieg em três tempos.


etc, etc e etc...

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Silva

    "... teremos talvez de desaprender a lição do velh...

  • Nelson Goncalves

    "A demagogia adora planos tonitruantes – prisões e...

  • cela.e.sela

    onde entra a ideologia e a ignorância estraga-se o...

  • Albino Manuel

    Estranho...não foi no tempo do Estado Novo que arb...

  • JPT

    Não é. Num dia havia mais versões para esse evento...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2011
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2010
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2009
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2008
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2007
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2006
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D