Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Domingo Religioso pela Televisão
Num país em que a maioria da população não tem prática religiosa seja ela qual for, movido pelo consumismo e pelo materialismo e dominado pelo laicismo quando não pelo anti-clericalismo, não deixa de ser interessante assistir a uma semana religiosa que mobilizou muitos milhares na rua e milhões em casa através da televisão, em torno de rituais Católicos.
A visita do papa ao Médio-Oriente e aos lugares Santos,as cerimónias do 13 de Maio em Fátima e o 50ºAniversário do Cristo-Rei enchem ruas,Santuários e põem milhões de olhos fixados nos televisores que acompanham em directo ou em diferido as referidas cerimónias.A televisão faz o resto e junta crentes e não crentes na partilha mais do que de rituais, na fé em dias melhores, na dor dos que sofrem e na espiritualidade perdida…
Hoje a juntar a tais eventos, nas minhas ilhas-os Açores, celebram-se as Festividades do Sr.Santo Cristo dos Milagres.Em torno do Convento da Esperança, junto ao qual Antero se suicidou,durante três dias, milhares de pessoas veneram a imagem de Cristo na Paixão.É uma procissão com mais de trezentos anos.A imagem, obra de arte renascentista, é um tesouro imponente, incrustado de milhares de rubis, safiras,topázios,ametistas,com peças trabalhadas em platina e ouro e plenas de simbologia.
A religiosidade do homem Açoriano,pese embora a presença forte da Igreja nas ilhas,é nas suas expressões mais genuínas, uma relação directa com Deus sem mediação de Santos, da Virgem ou da própria Igreja enquanto hierarquia.
Na verdade nestes meses de Primavera, há um ciclo de espiritualidade que começa com os Romeiros, extraordinária manifestação de fé e humildade, em que só participam homens que percorrem na quaresma toda a ilha a pé rezando, o Santo Cristo (cinco semanas depois da Páscoa) e que termina em Junho com as Festas do Espírito Santo ou seja completando-se o triângulo da Trindade. (Pai-oração directa a Deus dos Romeiros,filho-Santo Cristo e Espírito Santo na festa de Pentecostes).
Em qualquer destas manifestações, o Homem Açoriano revela a sua religiosidade numa relação directa com Deus nas três formas da trindade sem interferência ou mediação dos Santos. Nas festas do Espírito Santo, culto misterioso que remonta a Santa Isabel (D.Diniz) e mais remotamente a Ordens Militares (Templários ,Chevaliers du Saint Esprit) essa relação com o Divino, durante muitos anos foi mesmo olhada com desconfiança pela Igreja.
Na Primavera florida das minhas ilhas com os campos a encherem-se de hortenses e os parques de azáleas de todas as cores, as ruas hoje atapetam-se de pétalas em desenhos magníficos e pacientemente desenhados horas a fio pelas mãos do povo. Pela tarde a imagem sai à rua, tal como acontece há trezentos anos naquela que é, a seguir a Fátima, a maior manifestação de Fé existente em Portugal. Mais antiga e talvez mais autêntica porque uma relação directa com Deus.
A televisão qual Maria Média como dizia Mireille Mathieu,estará presente e transmitirá as festividades por satélite para a América do Norte, onde vive mais de meio milhão de Açorianos.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Obrigado pela demonstração de que a pessegada que ...
os jornalistas são 99% de esquerda. uma 'sociedade...
Caro Anónimo, aconselho-o vivamente a voltar para ...
Ha muito deixei de ver programas de debate, em áre...
Fala quem quer, ouve quem quer. Tal como na media ...