Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Uma boa notícia: D. Nuno Álvares Pereira (1360-1431) vai ser canonizado no próximo dia 26 de Abril pelo Papa Bento XVI, no Vaticano. O Condestável é uma das grandes referências da História de Portugal, política e militarmente falando. A ele devemos a vitória de Aljubarrota e a independência em relação a Castela. O Beato Nuno de Santa Maria foi o general, o homem e o líder que devia inspirar mais este País. Um homem que provou que a estratégia e a coragem são suficientes para enfrentar as adversidades.
Beatificado em 1918, D. Nuno viu o processo de canonização reaberto em 2004. No dia 26 de Abril, curiosamente um dia depois de uma data que muito diz aos militares portugueses e não só, o Condestável sobe mais um patamar e torna-se Santo de pleno direito, depois de reconhecida uma cura milagrosa numa senhora com uma lesão grave na córnea. O cardeal D. Saraiva Martins, Prefeito Emérito da Congregação para as Causas dos Santos, e D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, estão de parabéns por este autêntico feito.
D. Nuno Álvares Pereira foi o meu herói quando era criança. Devorei a "Crónica do Condestável", de autor anónimo do séc. XV, adaptada por Jaime Cortesão, quando andava na terceira e quarta classe. Quem me dera que um dia esse livro magnífico fosse devidamente recuperado.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Não é por acaso que grande parte da floresta portu...
"... teremos talvez de desaprender a lição do velh...
"A demagogia adora planos tonitruantes – prisões e...
onde entra a ideologia e a ignorância estraga-se o...
Estranho...não foi no tempo do Estado Novo que arb...