por Corta-fitas, em 29.03.06
O repatriamento de portugueses em situação ilegal no Canadá e a reacção dos media revela que Portugal já não está muito habituado aos dissabores da emigração. Esta falta de hábito é um dos efeitos positivos da integração europeia, embora isso não pareça assim evidente à primeira vista. Apesar de haver problemas com portugueses em situação precária e de grande exploração (por exemplo, na Holanda), a livre circulação de trabalhadores no espaço comunitário garante segurança mínima aos portugueses que emigraram para outros países europeus.
Portugal é hoje um país de imigração e não houve grande indignação quando as autoridades portuguesas aplicaram a lei nacional num restaurante perto do Jardim Zoológico onde centenas de brasileiros se divertiam em festas de grande visibilidade. Muitos destes imigrantes ilegais foram identificados e estarão a ser repatriados.
O episódio canadiano mostra também que há vantagens potenciais na futura existência de uma diplomacia europeia. Se, em vez de repatriar imigrantes ilegais portugueses, gregos e polacos, os canadianos tivessem como interlocutor a diplomacia europeia, penso que os interesses destas pessoas seriam defendidos de forma mais eficaz. Provavelmente, estes imigrantes nem estariam em situação ilegal.
7 comentários
De Mais Notas Soltas a 31.03.2006 às 01:30
Pormenor: ontem, o embaixador do Canadá esclareceu bem as coisas, num texto que o DN reduziu e tentou fazer desaparecer. O total de ilegais que o Canadá vai expulsar é de cerca de 12 mil. Número normal, em relação a anos anteriores. Cerca de uma centena de portugueses. Idem. alguém anda a brincar aos jornalistas...
De Mais Notas Soltas a 31.03.2006 às 01:28
Mas alguém reparou que os portugueses a expulsar do Canadá rondam a centena, entre cerca de 12 mil estrangeiros ilegais? E a porcaria das leis de um país são feitas para cumprir ou não? Os ilegais em Portugal? Expulsam-se ou não? Os moçambicanos ilegais na Africa do Sul? O que lhes acontece? Os venezuelanos ilegais no Brasil? São ou não expulsos?
De Fiteiro a 30.03.2006 às 22:54
Não misturar - o caso do Canadá é uma coisa e o da Holanda outra coisa. Para o Canadá continua a funcionar a antiga «carta de chamada» informal entre primos. Os problemas na Holanda decorrem de dolo e ludíbrio de trabalhadores contratados que trade dão conta disso. Aliás, o comissário Spidlaacaba de considerar o caso holandês como grave e vai marcar encontro urgente com as autoridades de Haia. Não é diplomacia europeia que não vem para o caso, é gestão partilhada... Caro Naves.
De luisnaves a 30.03.2006 às 19:53
Tem razão, caro nlpn, mas haverá aqui algumas histórias de desonesta exploração da ingenuidade alheia
De Nlpn a 30.03.2006 às 14:40
Naturalmente, se não requeressem a legalização com base em motivos ridículos e tão obviamente falsos como alegadas perseguições religiosas no país de origem, talvez não estivessem a ser repatriados. Mas é claro que isto é o meu mau feitio..
De luisnaves a 30.03.2006 às 12:12
Concordo. Foi um escândalo.
De Anónimo a 29.03.2006 às 20:03
A investida policial aos brasileiros no restaurante de Sete Rios foi um escândalo.